Iniciante

DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

No período da Segunda Guerra Mundial, a propaganda alemã possuiu importante papel na deflagração dos ideais nazistas, distorcendo a imagem dos judeus e minorias, enquanto enaltecia a ideologia vigente. Atualmente, essa distorção da realidade é vista amplamente na digulgação das notícias falsas – “fake news” – as quais ganharam força com o grande a cesso à informação, e geram consequências negativas aos brasileiros. Assim, a divulgação das “fake news” impactam não só na privação do acesso à verdade, como também na construção de uma visão manipulada da realidade.

Inicialmente, é válido abordar a cerca do pensamento filosófico de Sócrates, o qual defendia a importância da busca constante pelo saber e verdade humana. Contrariando essa reflexão, a deflagração excessiva das notícias falsificadas privam o indivíduo do contato ao que é verdadeiro, fazendo com que este formule sua visão em detrimento de informações que não condizem com a veracidade.

Dessa maneira, pessoas vítimas das “fake news” excessivamente, acabam se encontrando em uma bolha fundamentada em inverdades. Isso pode ser diretamente associado aos prisioneiros do “Mito da Caverna”de Platão, cujo vendo apenas uma realidade de sombras, não contemplavam o que havia de maior e verdadeiro no exterior. Assim, o indivíduo, deixa de conhecer o que é real e passa a enxergar em detrimento de visões deturpadas da realidade.

Portanto, para coibir os impactos da divulgação das “fake news”, o Ministério das Comunicações deve criar órgãos responsáveis pela fiscalização e apreensão de sites que promovam notícias falsas, por meio conjunto do apoio de uma equipe de apuradores especializados para esse monitoramento, a fim de que haja a construção de uma sociedade onde pessoas nãos sejam influenciadas pela deturpação do que é real.

Compartilhar

1 Correção

  1. C1- olá Breda, a palavra “acesso” está escrita incorretamente na introdução ” a cesso ” , porém, creio que foi apenas um erro na hora de digitar. “Assim, a divulgação das “fake news” impactam não só na…” O correto seria ter uma vírgula antes de ” não só na… “, no caso ficaria “Assim, a divulgação das “fake news” impactam, não só na… “. Já no terceiro parágrafo, o ideal seria colocar uma vírgula entre a obra e o altor dela, pois é um aposto explicativo : “…do “Mito da Caverna”, de Platão…”.
    Além disso, no mesmo parágrafo tu cometeu outro erro de vírgula, pois você separou o sujeito do predicado , “Assim, o indivíduo, deixa de conhecer o que é real e passa…” O certo seria não ter essa vírgula depois do ” indivíduo “. No geral tu foi super bem, só cometeu alguns desvios, e nenhum erro na estrutura sintática do teu texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.