Doutor

DISSERTAÇÃO: Assédio moral

  • 0

No livro “Utopia”, do escritor Thomas More,  é narrado uma sociedade sem defeitos, na qual o corpo social não possui defeitos, contudo, ao observar a real situação das sociedades capitalistas tal narrativa está longe disso, uma vez que se observar o ambiente de trabalho que por vezes pode ser desgastante e depreciativo, isso devido ao assédio moral que ronda tal ambiente. Nesse sentido, tal realidade é muito recorrente no âmbito profissional, devido a hierarquia entre funcionários que ocorre o ato exagerado de superioridade e desvalorização entre os funcionários.

A partir desse contexto, precipuamente, segundo a filósofa Simone de Beauvoir “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, assim ao se levantar tal problemática no ambiente de trabalho, cerca de 52% de trabalhadores já sofreram assédio moral por seus chefes, cujos principais alvos são mulheres as quais são subjugadas a tratamentos humilhantes pelo simples fato de serem do sexo oposto o que advém da raiz machistas ainda ser persistente no mundo contemporâneo. Ademais, é necessário ressaltar que tal consequência se marca ainda mais devido ao processo hierárquico em empresas, pois partindo desse pressuposto submetem seus subordinados a situações de humilhações, estresses, maiores horas de trabalho entre outros, inferiorizando ainda mais o funcionário.

Além disso, consequentemente, tal realidade pode causar ao indivíduo problemáticas psicológicas tais coo estresse pós-traumático, perda de autoestima, depressão, problemas com sono, podendo também atrair ao suicídio. Logo, ao a pessoa estar diariamente submetida a maus tratos e sendo obrigada a presenciar e viver tal realidade por necessidade de trabalho para sobreviver ela aguenta tal realidade. Desse modo, é necessário medidas para o fim de tal mazela.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para resolver os impasses que afetam o combate ao assédio moral. Então, urge que o Governo Federal faça palestras e comerciais sobre o assunto para conscientizar as pessoas e dar forças as vitimas para que tenham coragem e apoio e apoio para denunciar abusos no seu local de trabalho.  Só assim, o poder paralelo a tais exercícios, serão finalizados tornando-se apenas uma mazela do passado.

Compartilhar

3 Correções

  1. No livro “Utopia”, do escritor Thomas More, é narrado uma sociedade sem defeitos, na qual o corpo social não possui defeitos, contudo, ao observar a real situação das sociedades capitalistas [vírgula] tal narrativa está longe disso, uma vez que se observar o ambiente de trabalho que por vezes pode ser desgastante e depreciativo, isso devido ao assédio moral que ronda tal ambiente. Nesse sentido, tal realidade é muito recorrente no âmbito profissional, devido a[à] hierarquia entre funcionários que ocorre o ato exagerado de superioridade e desvalorização entre os funcionários.

    A partir desse contexto, precipuamente, segundo a filósofa Simone de Beauvoir “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles” [onde está o tópico frasal?], assim ao se levantar tal problemática no ambiente de trabalho, cerca de 52% de trabalhadores já sofreram assédio moral por seus chefes, cujos principais alvos são mulheres [vírgula] as quais são subjugadas a tratamentos humilhantes pelo simples fato de serem do sexo oposto [vírgula] o que advém da raiz machistas ainda ser persistente no mundo contemporâneo. Ademais, é necessário ressaltar que tal consequência se marca ainda mais devido ao processo hierárquico em empresas, pois partindo desse pressuposto submetem seus subordinados a situações de humilhações, estresses, maiores horas de trabalho entre outros, inferiorizando ainda mais o funcionário.

    Além disso, consequentemente, tal realidade pode causar ao indivíduo problemáticas psicológicas tais coo estresse pós-traumático, perda de autoestima, depressão, problemas com sono, podendo também atrair ao suicídio. Logo, ao a pessoa estar diariamente submetida a maus tratos e sendo obrigada a presenciar e viver tal realidade por necessidade de trabalho [vírgula + pois] para sobreviver [vírgula] ela aguenta tal realidade. Desse modo, é necessário medidas para o fim de tal mazela.

    Portanto, é mister que o Estado tome providências para resolver os impasses que afetam o combate ao assédio moral. Então, urge que o Governo Federal faça palestras e comerciais sobre o assunto para conscientizar as pessoas e dar forças as vitimas para que tenham coragem e apoio e apoio para denunciar abusos no seu local de trabalho. Só assim, o poder paralelo a tais exercícios, serão finalizados tornando-se apenas uma mazela do passado.
    Na solução, identifiquei Agente, Ação e Finalidade.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120

    Final: 760

    • 0
  2. ola boa noite , eu olhei a sua redação ficou boa mas tem algumas coisas na qual precisa prestar um pouco de atenção
    a introdução – ficou boa contextualizou bem o tema , a introdução em si foi bem boa
    desenvolvimento – topico frasal ok , dados ok , opinião ok,
    ja no segundo houve um tangenciamento no segundo parágrafo por que na tese vc fala sobre a desvalorização dos funcionários e parágrafo foi basicamente sobre as consequências que o assédio moral traz para a sociedade e so prestar atenção que vc vai encontrar esse erro
    na conclusão – nao foi retornada a tese , agente ok , ação ok , finalidade ok ,faltou detalhamento , e o meio
    uma coisas que me deixou um pouco confusa pois eu nao sei se esse trecho do parágrafo é o meio ou a ação Então, urge que o Governo Federal faça palestras e comerciais sobre o assunto para conscientizar as pessoas e dar forças as vitimas
    competência 1 160
    competência 2- 120
    competência 3 120
    competência 4 160
    competência 5 120
    840

    • 0
  3. Parágrafo de Introdução, linhas 1 a 5 – Você escreveu uma frase MUITO longa, estendida em 5 linhas. Cuidado, isso é exaustivo e pode lhe custar pontos. Reescrevi corrigindo alguns errinhos bobos, como a separação de sujeito verbo e predicado por vírgula (não pode!!), omissão desnecessária de um “se” (isso é coisa linguagem coloquial), pleonasmo/redundância e repetição do “Observar” e derivados logo no mesmo parágrafo.

    >> No livro “Utopia”, do escritor Thomas More é narrada uma sociedade na qual o corpo social não possui defeitos, contudo, ao se observar a real situação das sociedades capitalistas, tal narrativa está longe disso. Analisando-se o ambiente de trabalho, pode-se concluir que ele é potencialmente desgastante e depreciativo, principamente devido ao assédio moral que ronda tal ambiente. <> cujos principais alvos são mulheres **(VÍRGULA)** as quais são subjugadas a tratamentos humilhantes pelo simples fato de serem do sexo oposto **(VÍRGULA)** o que advém da raiz machistas ainda ser persistente no mundo contemporâneo <> Ademais, é necessário ressaltar que tal consequência se marca iintensifica-se **(repetição de um mesmo termo – ainda mais – duas vezes no mesmo parágrafo)** devido ao processo hierárquico em empresas, pois **(VIRGULA)** partindo desse pressuposto submetem seus subordinados a situações de humilhação, estresse, maiores horas de trabalho **(VÍRGULA)** entre outros, inferiorizando ainda mais o funcionário <>Além disso, consequentemente, tal realidade pode causar ao indivíduo problemáticas psicológicas tais como estresse pós-traumático, perda de autoestima, depressão, problemas com sono **e** podendo também atrair ao suicídio. <> Logo, ao estar diariamente submetida a maus tratos e sendo obrigada a presenciar e viver tal realidade por necessidade de trabalho para sobreviver ela aguenta tal realidade. Desse modo, é necessário medidas para o fim de tal mazela. <<
    Quem está

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.