Conforme o artigo 37 da Constituição Federativa do Brasil de 1988, são princípios da Administração Pública a legalidade, a impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Sob essa ótica, é preciso ressaltar a importância da impessoalidade e moralidade, que está relacionada a ética, para consecução do objetivo do serviço público: atender à coletividade.
A impessoalidade afasta o caráter pessoal das atividades públicas, devendo o servidor agir defendendo os interesses da Administração. Além disso, o princípio da Supremacia do interesse Público sobre o particular, evidencia que a Administração Pública está em posição de superioridade, desde que esteja previsto em lei, diferentemente do particular que pode fazer o que não for proibido por lei.
A moralidade compreende a moral, ser probo e justo e está ligada à ética, sendo esta uma reflexão do bem e do mal; enquanto aquela os costumes. Nesse sentido, a ética no serviço público é imprescindível a fim de obter uma conduta assertiva em suas responsabilidades.
Dentre os crimes contra a Administração Pública, encontra-se a corrupção Passiva, quando o servidor solicita ou recebe para si ou para outrem vantagem indevida. Sendo assim, uma ação que fere os princípios constitucionais e acarreta crime de improbidade administrativa, respondendo nas esferas civil, penal e administrativa, para obtenção da justiça, pois segundo Martin Luther King ” a injustiça em um qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.
Portanto, o Estado deve estabelecer medidas de controle eficazes nos órgãos e entidades públicas para prevenir eventuais corrupções, como fiscalizações de órgãos diversos do órgão que realizou a licitação, espaço para denúncias online para que participantes possam indicar indícios de fraude. A Administração Pública deverá promover cursos que abordem a ética e princípios para disseminação do tema. O Judiciário punir com devido rigor. Dessa forma, atingirá a efetividade do bem comum.
EvellynMendes
Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a escolha dos repertórios foi muito boa, mas faltou muita explicação do porquê está relacionado ao tema e do motivo que faz parte do cenário de ética no serviço público. Além disso, sugiro que você inclua mais exemplos concretos de corrupção no serviço público poderia enriquecer a discussão e ajudar a ilustrar a gravidade do problema, além de auxiliar na sua argumentação diante do seu ponto de vista. Por último, está faltando muitos conectivos que fariam uma ligação entre os períodos e as orações para estabelecer um sentido entre eles. Continue treinando para aprimorar cada vez mais!
Roseanebbp
Boa tarde! Não sou corretora mas vou argumentar alguns pontos que percebi ao ler.
*Acho uma boa você começar pegando temas mais completos, porque facilita na hora de falar sobre o assunto. Aqui mesmo nesse site tem temas com textos de apoio.
*Também é interessante que pegue redações nota mil de vestibulares passados, isso ajuda muito no começo.
*Outra boa ideia é ver sobre a estrutura do texto. Ver algumas regras que ajudam muito a montar a base do assunto que vai escrever.