Iniciante

Discurso de ódio no Brasil

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“A voz do silêncio”, uma estória de dois personagens em que uma delas conta sobre Shouko Nishimiya que nasceu com deficiência auditiva. Durante a infância, a personagem enfrentou diversas dificuldades em realizar a comunicação com outras pessoas, chegando a recorrer ao uso de sinais com as mãos e escrita em cadernos para ser compreendida. Assim que entra no ginásio, seus colegas ficam curiosos ao seu respeito e até se tornam seus amigos, mas com o tempo essas crianças começam a se sentirem incomodadas pela sua presença dando início ao bullying. De maneira análoga, é notável que os casos de discurso de ódio, como o de Nishimiya, vêm acontecendo na sociedade brasileira assim é fundamental entender as causas do problema a fim de entender a situação.

Desde da infância, o brasileiro absorve como verdade absoluta tudo aquilo o que lhe é ensinado. Na medida em que vai crescendo, novos conceitos são adquiridos, dessa forma boa parte das pessoas possui um senso comum embora que faça parte do meio que vivemos. Por causa disso, baseado em preconceitos que aparecem ao longo da história no país, há uma falta de senso crítico e desenvolvido que auxilia o homem em diversas situações do cotidiano bem como circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.

Além disso, na Carta Magna do Brasil de 1988, “é crime utilizar-se da liberdade de expressão para atacar indiscriminadamente outra pessoa”. Isto mostra que o discurso de ódio também não pode ser considerado uma opinião, pois ele incita e leva a violência por intenção de discriminar, ofender, diminuir, agredir outras pessoas devidos as suas condições sociais ou características étnicas, raciais, religiosas, culturais, de gênero e orientação sexual.

Portanto, a coordenação dos locais de ensino deve explicar aos alunos como agir de maneira justa com base na constituição federal (artigo 5°) para outra pessoa independente de quem seja. Por meio de palestras ou atividades dinâmicas em grupo ou individuais com o objetivo da sociedade brasileira falar o que pensa, porém sem ferir o direito da coletividade e assim diminuir os casos de discurso de ódio no Brasil como o de Shouko Nishimiya.

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2 Correções

  1. Boa tarde!

    Você escreve bem, porém tem que procurar redações modelo notas mil, para que faça um texto com todos os requisitos exigido no Enem.

    Sua introdução está boa;

    Desenvolvimentos bons, porém tente detalhar mais o seu ponto de vista e ser mais crítico no desfecho final;

    Na intervenção tem que ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.

    ======================
    DICA:
    Tente fazer uma introdução mais resumida;
    Evite escrever verbos gerúndios;
    Der uma estudado em pontuação e vírgulas que irá lhe ajudar bastante….
    ===========================================
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 160 =========== 880 PONTOS

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  2. OLÁ, Agathe.

    Vamos lá,

    C1- 120
    “a fim” é separado
    “Desde da infância do brasileiro, ele absorve como verdade” pq não tenta escrever assim: Desde a infância, o brasileiro absorve como verdade absoluta…”
    *Procure estruturar melhor seus períodos, alguns estão um puco confusos.
    “Na sua infância, houve diversos problemas na comunicação, para facilitar, ou usa sinais com as mãos ou escreve no caderno.” tente assim: “Durante a infância, a personagem enfrentou diversos problemas em realizar a comunicação com outras pessoas, chegando a recorrer ao uso de sinais com as mãos e escrita em cadernos para ser compreendida.”
    Atente-se ao uso do tempo verbal em cada parte do seu texto e também as repetições de palavras.

    C2- 160
    Abordagem completa do tema, mas recorre ao senso comum.
    Seus repertórios são legitimados e pertinentes ao tema, entrentanto, não há uso produtivo, ou seja, não incorporou ele à sua argumentação.

    C3- 120
    Projeto de teto com algumas falhas.
    O repertório que vc utilizou na introdução é bom, mas vc focou muito no repertório e menos na argumentação. Procure enxugar ele.
    “os casos de discurso de ódio, como o de Nishimiya, vêm crescendo na sociedade brasileira” pq vc não trouxe nenhum dado que comprove essa argumentação? como eu sei que está aumentando?
    “é importante que tenhamos um senso critico e desenvolvido que irá auxiliar o homem em diversas situações do cotidiano” como esse senso crítico influência na tomada de decisões?
    “assim a vítima pode ficar com problemas mentais, traumas, se sentir oprimido etc.” pq? Como o entreve causa esses traumas?
    Evite usar o ‘etc” na redação. Seja o mais objetiva possível.
    Vc não deve deixar a cargo do corretor FAZER a relação dos seus argumentos com o tema, eu em vários momento, na posição de corretora, tive que buscar conhecimentos próprios para relacionar o que vc disse com o tema. TENTE EXPLCAR TUDO O QUE ESCREVE.

    C4- 160
    Há uma presença considerável de concetivos, mas poderia ter abusado mais e, também recomendo que amplie seu repertório( de conectivos) para evitar a repetição desses.
    Tente usar mais conectivos entre os períodos do paragráfo e, também no início do D1.

    C5- 160
    Falta o detalhamento de um dos elementos da proposta de intervenção.
    Evite usar o atavés com o intuito de expressar meio/modo, utilize: por meio de, por intermédio de… .

    A prática leva a perfeição!! Não deisita nunca, vc consegue!
    Qualquer dúvida, só falar.

    Bjos!!!

    Boa sorte

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