Em um dos episódios da série “The Big Bang Theory”, o personagem Sheldon tem uma acalorada discussão online com um internauta, após este desmerecer e criticar um de seus trabalhos. Fora da ficção, o ambiente virtual também é inóspito, uma vez que os discursos de ódio e os linchamentos cibernéticos estão cada vez mais presentes nesse meio. Acerca disso, cabe destacar a falta de empatia dos cidadãos e a pouca eficácia das leis atuantes virtualmente como empecilhos geradores dessa problemática.
A partir desse cenário, pode-se afirmar que muitos indivíduos, quando usam as redes sociais, não avaliam as consequências de seus comentários e assumem uma postura exacerbadamente crítica. Sob tal perspectiva, o cantor Gilberto Gil, em sua música “Pela internet” cita várias das possibilidades que o meio virtual proporciona à sociedade. No entanto, os cidadãos têm utilizado tais oportunidades para disseminar julgamentos e opiniões depreciativas, de forma que se torna perceptível a ausência de compreensão do próximo. Com base nisso, é evidente que os internautas precisam repensar os possíveis impactos negativos das suas atitudes.
Ademais, a atuação inexpressiva das normas que regulam as atividades cibernéticas cria uma noção de aparente anonimato e de liberdade para cometer crimes de ódio sem sofrer punições. Nesse sentido, de acordo com um estudo publicado em 2016 pela Microsoft, a falta de civilidade online no Brasil atingiu o índice preocupante de 72% dos usuários. À vista disso, nota-se que esses dados são um reflexo das dificuldades que as autoridades ainda encontram em identificar e em punir os indivíduos que espalham discursos de ódio e de violência pela internet. Logo, leis mais efetivas são essenciais para coibir tais crimes.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. A fim de melhorar as relações sociais virtuais urge que o Ministério da Educação insira no currículo escolar uma disciplina voltada para a orientação dos jovens quanto ao uso da internet. Tal ação deve ocorrer mediante a instrução de um comportamento responsável e respeitoso nas redes sociais, para assim, influenciar os indivíduos nessa faixa etária decisiva para a formação do caráter. Também, o Ministério das Comunicações deve adotar diretrizes mais eficientes contra os crimes de ódio onlines. Só assim, situações como a vivenciada por Sheldon, não serão comuns na sociedade brasileira.
SheilaAlvesGonçalves
Oi Abigail, tudo bem?
Bom… Gostei bastante do seu texto.
Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou bem os conectivos e sua conclusão ficou muito boa.
E é isso, espero ter te ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.
hartmannjonatan
Oi então, vou corrigir alguns pontos de opinião própria e depois direi como vc se saiu pelas competências:
– sugiro que você sempre coloque brevemente a explicação quando cita uma nova fonte porque o leitor universal não sabe nem mesmo o que significa EUA, então por exemplo da série The Big Bang Theory não fazemos ideias sobre o que ela diz.
– gostei que fez uma boa definição da tese já na introdução.
– as conexões e parágrafos com bastante coesão entre si estão excelente!
– Sua conclusão está perfeita, você se arriscou em colocar duas propostas de intervenção (o que eu não sugiro porque precisa ser bem detalhado), mas mesmo assim cumpriu os requisitos, parabéns!
Ct1: Não encontrei erros de escrita, segui formalmente simples e com um amplo vocabulário.
Ct2: Segui perfeitamente a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Ct3: Os seus argumentos defendem muito bem sua tese, escolheu repertórios simples mas que aperfeiçoaram seus argumentos.
Ct4: Coesão e coerência sem algum erro encontrado, tudo conectado e fazendo sentido corretamente.
Ct5: Proposta de intervenção bem detalhada que relacionou-se com seus argumentos claramente.
Parabéns!