Iniciante

Discurso de ódio e linchamento virtual no Brasil

  • 0

Com o advento da tecnologia, a partir da revolução industrial, os mecanismos que deram vida a internet foram sendo aprimorados, possibilitando a conexão mais rápida e fácil entre as pessoas. Todavia, ao passo que é extraordinária, tal ferramenta também pode ser maléfica. Desse modo, o linchamento virtual e o discurso de ódio se sustentam na liberdade de expressão para violentar física e virtualmente os usuários.
A priori, vale salientar que a liberdade de expressão é um direito do indivíduo. Conquanto, injúrias, ofensas e ameaças nas redes não estão isentas de punição. A exemplo, o caso da jornalista e apresentadora Maria Júlia Coutinho, que foi alvo de injúrias raciais por perfis falsos(fakes), na página online da emissora em que trabalha. Ademais, os acusados foram punidos, evidenciando que mesmo os agressores que se utilizam da web para cometer os crimes, podem ser encontrados e condenados.
Posteriori, na série distópica Black mirror, que apresenta a realidade negativa na internet, é apresentado no episódio “odiados pela nação” tal problemática. No episódio, é representado o ódio semeado pelos internautas ao subitem a tag #death to”(morte para), aos donos das postagens que não agradaram aos demais usuários, após a tag ter alcançado grande repercussão, seus alvos foram encontrados mortos. Fora da ficção, é notável que a tecnologia pode ser usada de forma maléfica, e muitas vezes o que é postado nas mídias sociais pode acarretar a morte dos indivíduos por não haver medidas nas postagens dos usuários.
Diante dos fatos supracitados, a autonomia dos cibernautas nas redes por vezes é utilizada de forma errônea. Dessa maneira, faz-se necessária a utilização dos próprios meios midiáticos com anúncios e post’s, pelas delegacias cibercrimes, para informar e ajudar as vítimas nas denúncias. Ademais, a efetivação do artigo 140 do código penal que condena a injúria na internet, pelo poder executivo, auxiliará, fazendo com que a internet seja utilizada apenas como um instrumento agradável aos usuários.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá Natally,
    sua redação está muito boa, os argumentos são coerentes e há uma correta utilização da norma culta. Só queria atentar para dois pontos: o primeiro é o uso do advérbio ademais no segundo parágrafo, que não é necessário no contexto, seu parágrafo poderia ter começado direto em “Os acusados …”, que o efeito seria o mesmo e a coerência seria melhor. Além disso as expressões “a priori” e “posteriori” não são tão recomendadas, pois são palavras em latim e você pode substituí-las por expressões legitimamente portuguesas e atuais, como “a princípio” e “posteriormente”, deixando sua redação com expressões menos arcaicas. Para que você entenda isso melhor vou deixar aqui pra você o link de um vídeo com um professor explicando isto.


    Abraços :)

    • 3
  2. Olá, natally
    a sua redação está boa e você aparenta ter um ótimo domínio da norma culta. Porém, eu lhe aconselho a não utilizar os termos a priori e posteriori, como a colega já falou acima.
    No segundo desenvolvimento, quando você fala sobre as mortes, você poderia citar algum caso que repercutiu ou algum dado estatístico para comprovar essa afirmação.
    O seu repertório sociocultural está bem diversificado e é pertinente ao tema, parabéns!
    Agora eu acho que você poderia melhorar a sua conclusão completando ela com o detalhamento e retomando algum repertório.
    Continue escrevendo!!

    • 1
  3. Oi espero ajuda.
    Sua redação está bem esqueleto ótimo, e conclusão presica melhorar, primeiro um conclusão precisa ter 2 agentes de intervenção, a intervenção, modo/meio, detalhamento e finaidade, a sua não agente, não tem detalhamento. Parte analisada (Dessa maneira, faz-se necessária a utilização dos próprios meios midiáticos com anúncios e post’s, pelas delegacias cibercrimes, para informar e ajudar as vítimas nas denúncias.)
    É isso procure estuda mais e ler algumas redações no 1000

    • 1
  4. olá boa noite.
    Sua redação está muito boa, os argumentos são coerentes e há uma correta utilização da norma culta.
    NO SEGUNDO DESENVOLVIMENTO, VOCÊ PODERIA TER ACRESCENTADO ALGUM CASO, DADOS…
    Você poderia melhorar mais a sua conclusão completando ela, com o detalhamento …
    BEIJOS :D

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.