Direitos Iguais

  • 0

Tema: Igualdade de gênero

Direitos iguais.                               (Coloquem a pontuação se possivel)

A desigualdade é a oposição a igualdade, ela é estruturada desde o nascimento, quando meninos e meninas têm suas opções limitadas, sobre o que vestir, brincar e usar. No livro “malala” vemos uma luta não só política pelo direito de estudar, mas o de ter o seu lugar no mundo, a jovem enfrenta um país que não a aceita e nos conta as suas vivencias e como fez para superar a desigualdade. A partir disso se vê onde isso é presente e mais verídico e onde toma lugar em vários aspectos, no modo como o ser humano passa a pensar sobre isso e como ele irá lidar com isso.

Quando se fala de igualdade de gêneros, fala sobre a transparência em questões sociopolíticas e culturais para todos, como você é influenciado por isso, desde o seu nascimento até a sua desenvoltura perante a isso. A forma que vemos o nosso lugar na sociedade é influenciável e necessária para como iremos reagir e nos mostrar quando enfrentarmos preconceitos. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito”, o primeiro artigo da ONU mostra claramente o que deveria se ter em prática, mas a estruturação formada a anos atrás deixa com que isso seja mais difícil de se concretizar.

Apenas 35% dos homens fazem tarefas de casa e 78% das mulheres, nessa estatística vemos claramente uma diferença, nisso entra a limitações implicações muito maiores do que a filtragem de “coisas de menino” e “coisas de menina” trazendo esse tema para o trabalho, para a rua, para a religião e para o casamento. A superioridade de homens com mulheres que isso implica, torna-se presente em vários aspectos da vida, a violência contra a mulher, as posições de lideranças e diferenças salariais que não são justas.

Nos dias atuais esse tema social é frequentemente questionado e discutido, a luta pela igualdade continua todos os dias, nas manifestações, em todo momento em que uma mulher é morta a cada 1h30, em cada momento em que uma mulher é agredida em sua própria casa. A estruturação começa de uma forma errada quando ela é considerada o “sexo frágil”. Isso se muda do começo, fortalecendo trazendo igualdade em lugares e mudando pensamentos, abordando ainda mais esse tema em rodas de conversa e o mais importante se impor contra a qualquer movimento que fortaleça essa desigualdade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, boa noite.

    Seu texto está bastante confuso e fora os padrões do ENEM.
    As causas e consequências que você argumenta nos D1 e D2 devem estar presentes na introdução.
    É díficil avaliar seu texto justamente por conta dessa inadequação.
    sugiro que você dê uma olhada na estrutura de redação do enem e seus parágrafos INTRO, D1, D2, conclusão, e então reescreva sua redação.

    acredito que sua nota não chegaria a 600.

    dê uma olhada no formato que você já consegue dar um salto de melhora em poucos dias.
    Boa sorte!

    • 1
  2. “A desigualdade é a oposição a igualdade, ela é estruturada desde o nascimento,”
    O emprego do ela gerou certa ambiguidade, quem é “ela”? a desigualdade ou a igualdade?
    aconselho empregar pronomes demonstrativos: esta, essa, aquela. Para que o trecho fique mais coerente
    “quando meninos e meninas têm suas opções limitadas, sobre o que vestir, brincar e usar”
    limitadas pede complemento, ficaria melhor assim:
    “quando meninos e meninas têm suas opções limitadas sobre o que vestir, brincar e usar.”
    ou
    “quando meninos e meninas têm suas opções – sobre o que vestir, brincar e usar – limitadas.”

    “nisso entra a limitações implicações muito maiores ”
    não entendi, creio que faltou vírgula

    “Nos dias atuais esse tema social é frequentemente questionado e discutido, a luta pela igualdade continua todos os dias, nas manifestações, em todo momento em que uma mulher é morta a cada 1h30, em cada momento em que uma mulher é agredida em sua própria casa.”

    “Nos dias atuais, esse tema social é frequentemente questionado e discutido, a luta pela igualdade continua todos os dias, nas manifestações.”
    Deu entender que ele é questionado e discutido em todo momento em que uma mulher é morta a cada 1h30. ???
    “manifestações. Em todo momento uma mulher é agredida, em sua própria casa, ou é morta.”
    Eu acho que você deveria fechar o período, e evitar ficar repetindo os termos e trabalhar melhor a coesão.

    • 1
  3. A desigualdade é a oposição a igualdade, ela é estruturada desde o nascimento, quando meninos e meninas têm suas opções limitadas, sobre o que vestir, brincar e usar. No livro de Malala vemos uma luta não só política pelo direito de estudar, mas o de ter o seu lugar no mundo, a jovem enfrenta um país que não a aceita e nos conta as suas vivências e o que fez para superar a desigualdade. A partir disso vê-se onde isso está presente e onde toma -se lugar em vários aspectos, como no modo em que o ser humano passa a pensar sobre isso e como ele lidará com isso.

    Quando se fala em igualdade de gêneros, fala-se sobre a transparência em questões sociopolíticas e culturais e em como você é influenciado desde o seu nascimento até a sua desenvoltura. A forma que vemos o nosso lugar na sociedade é influenciável e necessária na forma como iremos reagir e na forma de nos mostrar quando enfrentarmos preconceitos. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito”, o primeiro artigo da ONU mostra claramente o que deveria ter-se em prática, mas a estruturação formada anos atrás faz com que isso seja mais difícil de ser concretizado.

    Apenas 35% dos homens fazem as tarefas de casa e 78% das mulheres, nessa estatística vemos claramente uma diferença, nisso entram a limitações e implicações muito maiores do que a filtragem de “coisas de menino” e “coisas de menina” trazendo esse tema para o trabalho, para a rua, para a religião e para o casamento. A superioridade de homens para com as mulheres , torna-se presente em vários aspectos da vida, como na violência contra a mulher, nas posições superiores e na diferença salarial entre homens e mulheres que claramente não são justas.

    Nos dias atuais esse tema social é frequentemente questionado e discutido. A luta pela igualdade continua todos os dias, nas manifestações, a cada 1h30m em que uma mulher é morta e a cada momento em que uma mulher é agredida em sua própria casa. A estruturação começa de uma forma errada quando ela é considerada o “sexo frágil”. Isso muda-se desde o começo, fortalecendo ao trazer igualdade em certos lugares e mudando pensamentos, abordando ainda mais esse tema em rodas de conversa e o mais importante se opor contra qualquer movimento que esteja fortalecendo essa desigualdade.

    • -3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.