Direitos e vulnerabilidade: o desafio de ser jovem no Brasil do século XXI

  • 0

 

Banca:ENEM

 

 

O Brasil, possui uma forte legislação em prol das crianças e adolescentes. Entretanto, uma boa parte de nossas jovens vivem em situações vulneráveis, em ambientes de constante ameaças, violência e precariedade. Esse quadro alarmante é fruto de indiligentes por parte do estado e da desigualdade de nossa sociedade, colocando em contradição essas fortes legislações.

No filme cidade de Deus, a periferia do Rio de Janeiro na década de 70 é retratada. O filme tem como tema principal a criminalidade e ascensão de jovens a esse mundo. Apesar do contexto do filme descrever a sociedade das favelas antes do Estatuto da criança e adolescente ter sido criada, sendo este as normas que tem como finalidade proteger os menores que se encontram em situações irregulares, esses casos, infelizmente, ainda são retratos da sociedade atual.

Ademais, não é apenas no quesito criminalidade que ameaça o futuro dos jovens no Brasil. O trabalho infantil, apesar das leis criadas para seu combate, hodiernamente, ainda é realidade de uma parte da população de jovens em nosso país. Isto ocorre, devido a divisão da sociedade brasileira em que uma parte da população é extremamente rica e a outra pode chegar a viver em situações precárias, levando a indevida exploração dos menores.

Verifica-se então a necessidade de medidas capazes de diminuir a vulnerabilidade dos jovens brasileiros. Em suma, cabe ao governo e ao ministério da educação criar projetos, como a prática de esportes e atividade educativas, com o intuito de manter os jovens longe da criminalidade, dando oportunidade para a inclusão desses jovens no mercado de trabalho ao atingir a maioridade.

 

Obs: uma das minhas primeiras redações

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Anna Clara! No geral, sua redação está muito boa! Parabéns por apresentar uma argumentação tão forte em uma das suas primeiras redações. No entanto, tenho algumas observações:
    1. Seria interessante desenvolver um pouco mais o que essas legislações defendem.
    2. É de bom tom de nomes de obras sejam grafadas com letra maiúscula e entre vírgulas. Desse modo, seria interessante que se escrevesse “Cidade de Deus”, por exemplo. (Apesar de não ser considerado um desvio gramatical, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
    3. Evite repetições de termos muito próximos, como o que ocorreu com “filme no ínicio do segundo parágrafo. (Esse também não é um desvio, mas empobrece a linguagem do texto).
    4. Seu segundo parágrafo ficou um pouco confuso. Tente traçar a comparação que entre a obra citada e a realidade primeiro e, posteriormente, em outra oração, prosseguir com sua argumentação.
    5. Sei como pode ser díficil encontrar exemplos e estatísticas que corroborem com a sua opinião, mas seria interessante que você tivesse usado um em seu segundo parágrafo.
    6. Sua proposta de intervenção dever ser mais detalhada. Escolha uma única ação e a descreva bem. Depois, se considerar pertinente, mencione previmente uma segunda.
    7. Seria interessante retomar a figura da sua introdução, as legsislações, no encerramento, mais precisamente, na última oração do seu texto. Pode-se dizer, por exemplo, “Somente assim o cenário defendido nas legislações em prol da infância serão perceptíveis fora do papel”.
    Nota: 760
    Critério 1: 200
    Critério 2: 160
    Critério 3: 200
    Critério 4: 160
    Critério 5: 40
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.