Com os avanços da medicina e melhorias nas condições sanitárias, ocorridas no século XIX, a taxa de expectativa de vida das pessoas passou a crescer. No entanto, verifica-se no contexto atual desafios para garantir os direitos da população idosa. Esta situação perpetua-se por vários fatores, mas os principais agravantes são a falta de informação e a violência praticada por muitos responsáveis de pessoas idosas.
Em primeira análise, a falta de informação em relação aos direitos do idoso mostra-se como um importante agravante. Como o filósofo Immanuel Kant já havia afirmado,” o homem é aquilo que a educação faz dele”. À vista disso, percebe-se que os meios de comunicação e as instituições escolares negligenciam a divulgação desses direitos, fazendo com que uma boa parcela da população não tenha conhecimento dos mesmos.
Ademais, é importante salientar que a violência praticada por muitos cuidadores é outro a gente que intensifica a permanência da problemática citada. Neste sentido, pontua-se que a falta de denúncias realizadas pela sociedade faz com que a mesma promova um silenciamento dessas injustiças, contribuindo assim para a exclusão e violação dos direitos das pessoas idosas. Portanto, ações devem ser estabelecidas para suavizar os efeitos negativos do problema exposto. Com isso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverem gincanas e a distribuição de cartilhas educativas por meio de campanhas, a fim de informar a população sobre os direitos das pessoas idosas. Essas campanhas contariam com a participação de pessoas engajadas na luta dos direitos do idoso. Dessa forma, espera-se melhorar a vida de muitos idosos que tem seus direitos negligenciados.
Quem for corrigir minha redação, por favor dizer minha nota em cada competência e qualquer deslize que eu tenha cometido.
EaSy
Gente, eu sem querer acabei não deixando o espaçamento do parágrafo da conclusão.
Gente, eu sem querer acabei não deixando o espaçamento do parágrafo da conclusão. Gente, eu sem querer acabei não deixando o espaçamento do parágrafo da conclusão .Gente, eu sem querer acabei não deixando o espaçamento do parágrafo da conclusão.
Bruno189
C1: 160, demonstra conhecimento na modalidade da norma culta padrão.
C2: 120, compreende a proposta da redação, porém tem repertório, mas não explicou.
C3: 120, selecionar, organizar e interpretar, de forma mediano, apresenta poucas informações.
C4: 160, demonstra conhecimento coesivo mediano.
C5: 120, elabora a proposta de intervenção de forma mediano, tá faltando o detalhamento.
Total: 680
OBS: estude redações nota 1000, isso ajuda muito.
Boa Sorte!!!
AnaPGomes
Não sou especialista, entretanto, baseado em meus conhecimentos,darei as notas com base nas exigências do Enem.
As teses ultilizadas são muito boas, mostra que tem conhecimento em áreas diversificadas, porém algumas tangenciou a proposta da redação
C1( Domínio da modalidade escrita formal): 160
C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 120
Total : 620
Espero ter ajudado 😘
C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 160
C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:100
C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):80
Boa noite. Vou ressaltar uns pontos que observei:
No desenvolvimento do argumento 2, acredito que poderia ter colocado também algo para dar mais crédito à informação que escreveu, como um resultado de pesquisa ou uma fala de alguém com credibilidade no assunto.
Na conclusão, acredito que poderia ter deixado mais claro e detalhado, isto é, ter falado com mais precisão o que deveria ser realizado para que o problema seja atenuado. Por exemplo, poderia falar que deveriam haver campanhas informando a população sobre os direitos dos idosos, incentivando a prática do respeito e a realização de denúncias.
Aguarde até que mais pessoas corrijam e acrescentem outros pontos a serem observados também. Mas no geral, acho que ficou boa.