Promulgada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Diretos Humanos, garante a todos os indivíduos, os diretos à liberdade de opção e orientação sexual e de gênero e ao bem- estar social. Conquanto, é notório visar que a sociedade repudia e estingue a relação da existência dos direitos civis ao grupo LGBTQI+, impossibilitando que essa parte da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado reflete diretamente na violência, na falta de ocupação de lugares , cargos empregatícios, e a diversos tipos de preconceitos, no qual os Homossexuais enfrentam, tendo então a questão da falta de percepção de muitos cidadãos dos Direitos dos mesmos, como Seres Humanos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Gay da Bahia em 2018, mostra que o Brasil é um país no qual é o maior responsável por assassinatos sobre pessoas do grupo LGBTQI+, sendo 445 casos em 2017. Diante do exposto, os atos violentos e estratégicos contra essa parte da população só reforça o fato do quanto a sociedade vive em uma bolha padronizada e tradicional.
Faz-se mister ainda salientar a real falta deste grupo presente no mercado de Trabalho, entre eles precisamente mulheres transgêneros, impulsionando então a prostituição , levando ao aumento de doenças sexualmente transmissíveis, pela forma deplorável que é desenvolvida. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de relações politicas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa forma, urge que o Tribunal de Contas direcione capital, por meio do Sistema de Segurança e Saúde, será revertido em criação de ações protetoras em delegacias locais e oficinas de prevenção e cuidados contra doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de saúde (SUS), sendo ações iniciais, desenvolvendo a liberdade de ir e vim, e a integração de estabilidade de saúde, sendo ações conjuntas. Dessa forma, o Brasil, poderá superar a falta de desenvolvimento e manutenção dos Direitos Civis dos Homossexuais.
JacieliCostaIniciante
Direitos Civis dos Homossexuais
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Sarahbeatriz171
Parabéns Jacieli Costa! Vc possui um bom posicionamento acerca do tema proposto e tbm uma boa estrutura. Mas, segue algumas dicas:
Introdução: Costumo dizer que a Tese é uma das parte mais importante do texto, pois ela demonstra o seu ponto de vista sobre o assunto.Por isso, tente deixar a sua tese um pouco mais clara utilizando 2 núcleos ou problemas. O núcleo 1 será aprofundado no desenvolvimento 1 e o núcleo 2 no desenvolvimento 2.
Desenvolvimento 1/2: Os seus parágrafos ficaram muito bons, mas caso queria melhorar é só focar em:
1- Retomar os principais elementos da sua introdução (projeto de texto)
2- comprovar o que vc retomou (utilizando o seu repertório e conhecimento de mundo)
3- criticar o problema social a partir dos dados que vc apresentou(repertório)
OBS: essa crítica vai deixar a sua marca de autoria no texto, porém vc já faz isso muito bem.
Espero ter ajudado!!
Rafaelds
Ótima redação! Apresenta um posicionamento claro acerca do tema. Usa termos dissertativos para expor a opinião. Otima tipologia textual. No entanto, faltou o emprego da virgula em alguns períodos e, ademais, na conclusão faltou explicar por meio de que sera feita à ação.
C1- 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 200
C5 – 160
Nota: 900
Geovanna Leite
Competência 1- demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de Convenções da escrita- 160
Competência 2- desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo a estrutura com proposição, argumentação e conclusão-200
Competência 3- apresenta informações Fatos e opiniões relacionados ao tema de forma organizada a, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista- 160
Competência 4 articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos- 160
Competência 5 Elabore bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto- 160
Total: 840
Espero ter ajudado!!