Estudante

Direitos Autorais e o Plágio na Internet

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Quem é o detentor do direito autoral sobre uma obra? e o que é plágio? nem sempre estas são perguntas fáceis de serem respondidas, de tal forma que delitos são cometidos por falta de conhecimento do tema. Contudo, com o surgimento do mundo digital, regras para delimitar os direitos autorais, e o combate ao plágio se tornam cada vez mais necessárias.

 

A pirataria, quebra de direitos autorias, é algo normalizado no Brasil, perceptível através da existência de plataformas on-line que distribuem livremente conteúdo protegido. Porém, grande parte dos usuários dessas plataformas não possuem condições financeiras, como aponta uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística), de 2019, metade dos brasileiros vive com menos de quinhentos reais mensais. Sendo assim, inegavelmente a única possibilidade dessa parcela da população consumir esse tipo de conteúdo é através da ilegalidade.

 

O plágio, por conseguinte da alta velocidade de circulação da informação na internet, acaba sendo impulsionado, em virtude de muitas vezes ser cometido ou replicado, sem conhecimento, um exemplo são os “memes”, imagens humorísticas, onde geralmente o autor se torna desconhecido após inúmeros compartilhamentos. Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver essa séria questão.

 

Portanto, visando os direitos autorais e a diminuição do plágio on-line o Ministério da Educação deve criar o projeto “Cinema Amigo”, por meio de escolas públicas filmes sejam exibidos aos fins de semana, com o objetivo de tornar essas obras acessíveis para a população carente, paralelamente também deve fazer campanhas de mídia, por meio da internet, com a finalidade de explicar o que é plágio. Somente assim, os direitos dos autores poderão enfim ser respeitos na internet.

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4 Correções

  1. Particularmente eu gostei bastante da sua redação, ela é fluída, as ideias são simples e fáceis de compreender, tornando a leitura mais prazerosa.

    A parte dos memes é bom ficar atento, é muito confuso os direitos autorais acerca destes, o dono tem uma parte e o indivíduo ou marca retratada possui outra e é simplesmente uma bagunça p justiça, pq divulga-los consta como forma de garantir acesso á cultura, descrito na legislação, então muitas vezes ele não é considerado plágio, apenas s a pessoa retratada n permitir o uso d sua imagem (sim, muito confuso).

    A conclusão ficou um tanto quanto vago, não apenas filmes são pirateados, mas músicas, vídeos, séries, jogos e tals, e n há competitividade neste mercado, p isso é t caro, um bom tipo d proposta seria estimular a criação deste tipo d plataformas p aumentar a concorrência e abaixar os preços (como vem ocorrendo recentemente).

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  2. Senti falta de coesão sequencial, o segundo parágrafo parece não se conectar com o primeiro, o terceiro parece não se conectar com o segundo…
    Você utilizou o conectivo “Portanto”, duas vezes entre frases muito próximas, para que o texto fique rico tente variar mais.
    Na conclusão e proposta de intervenção, teve uma ênfase na pirataria do cinema, porém em nenhum outro momento você citou isso…
    Também senti falta de mais repertório de outras áreas do conhecimento, no primeiro você não trouxe, no segundo trouxe estatística e no terceiro não trouxe nada.

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  3. Boa tarde!
    Gostei de sua redação… Parabéns!!!

    Sua introdução ficou muito boa, mas se tivesse colocando um repertório mais adequado ao tema ficaria perfeita…

    Seus desenvolvimentos estão bons, porém tente fazer com todos os períodos exigidos e com conectivos. |Olha aqui tem que ter: tópico frasal, repertório sociocultural, explicação e o desfecho final com criticidade, pois nele você tem que dizer que é inadmissível, nocivo e se mostrar bem revoltando com o que está acontecendo etc… E não esqueça de usar os conectivos…

    Sua conclusão está muito boa…. Sucesso…

    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 180
    C4 = 160
    C5 = 200 ======900 PONTOS

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  4. A introdução poderia apresentar o tema ao invés de levantar questionamentos, para ficar mais fácil de entender sobre o que você vai falar. No desenvolvimento 2 poderia ter trabalhado mais a ideia e argumentado mais, ficou muito expositivo. Cuidado com as vírgulas. A conclusão ficou boa, mas poderia ter feito outro período a partir do “paralelamente”, para não ficar com o período extenso e leitura cansativa.

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