Direitos ainda são negados no Brasil.

  • 0

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, o quanto dessa frase pode ser observada na sociedade atual? Realmente, para as leis, todos somos iguais e temos os mesmo direitos, porém, ao viver no Brasil, é evidente que a maioria dessas teorias, não funcionam na prática, indo desde uma criança que é abusada até um homem em situação de rua, todas essas pessoas tem uma coisa em comum, tiveram seus direitos negados .

Vindo das nossas raízes como sobreviventes em uma natureza impiedosa, os seres humanos tem um traço evolutivo muito evidente até hoje: a necessidade de estar acima. Sempre buscamos o que é melhor para nós, e isso começa pequeno, por exemplo, na infância, onde muitas vezes preferíamos não dividir um brinquedo, pois pensávamos na nossa satisfação acima da do próximo, e isso nunca foi aprendido, nascemos com isso e apenas desenvolvemos ao longo da vida. Após termos como dinheiro, capital, poder e influência serem apresentados a essa criança, ela começa a colocar a si mesma antes de milhares, milhões ou bilhões de pessoas, o que fica evidente ao vermos empresários colocarem sua carteira acima de nossa florestas, acima de nossa água, acima de nosso ar, prejudicando toda a raça humana.

Todavia, ainda há pessoas com força suficiente para passar essa barreira evolutiva de autopreservação e conseguem ir além, não colocando a si mesmas acima de outros, principalmente quando o outro precisa de mais ajuda do que você. Pessoas boas existem e isso que mantém a esperança de muitos na tão cobiçada paz, paz essa que podemos atingir, se simplesmente deixássemos a necessidade de sermos “mais” que o outro de lado e começássemos a pensar no coletivo acima do indivíduo.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, Pedro!

    Como outras corretoras já apontaram problemas ortográficos e a questão da estrutura do texto, nesta correção, focarei em dar sugestões de como as frases poderiam ser construídas para que seu ponto de vista ficasse mais claro e coeso.

    1. Começando pelo título: “Direitos ainda são negados no Brasil.”

    Ele não ilustra bem o texto. Você só menciona que as pessoas têm seus direitos negados uma vez no primeiro parágrafo e não desenvolve a ideia depois. Para mim, o foco do texto é a relação entre desigualdade social e egoísmo humano. Então, o título poderia ser: “Condição humana e desigualdade social”; “Natureza desigual”; “A desigualdade e o egoísmo humano”; “Perpetuação da desigualdade”.

    2. Sobre o primeiro parágrafo, que assim foi escrito:

    ” ‘Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos’, o quanto dessa frase pode ser observada na sociedade atual? Realmente, para as leis, todos somos iguais e temos os mesmo direitos, porém, ao viver no Brasil, é evidente que a maioria dessas teorias, não funcionam na prática, indo desde uma criança que é abusada até um homem em situação de rua, todas essas pessoas tem uma coisa em comum, tiveram seus direitos negados.”

    Acho que teria sido melhor apontar a origem da frase emblemática. Veja como ficaria o parágrafo com a fonte da frase e algumas correções:

    “A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece, em seu artigo 1º, que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.” Até que ponto esta frase reflete a realidade da sociedade atual? Nos termos da lei, todos somos iguais e temos os mesmos direitos, mas é evidente que, na prática, não é assim, principalmente no Brasil. Com efeito, a manutenção da desigualdade social, que é institucional e estrutural, perpetua-se também em razão da natureza humana.

    Repare que eu adicionei uma frase final resumindo o que acredito que seja sua tese. E retirei a frase sobre os direitos serem negados a todos porque ela foge um pouco do tema do texto.

    3. Sobre o segundo parágrafo:

    “Vindo das nossas raízes como sobreviventes em uma natureza impiedosa, os seres humanos tem um traço evolutivo muito evidente até hoje: a necessidade de estar acima. Sempre buscamos o que é melhor para nós, e isso começa pequeno, por exemplo, na infância, onde muitas vezes preferíamos não dividir um brinquedo, pois pensávamos na nossa satisfação acima da do próximo, e isso nunca foi aprendido, nascemos com isso e apenas desenvolvemos ao longo da vida. Após termos como dinheiro, capital, poder e influência serem apresentados a essa criança, ela começa a colocar a si mesma antes de milhares, milhões ou bilhões de pessoas, o que fica evidente ao vermos empresários colocarem sua carteira acima de nossa florestas, acima de nossa água, acima de nosso ar, prejudicando toda a raça humana.”

    Sugestão de correção: É inegável que há um traço enraizado nos humanos: a necessidade de estar acima. Isso porque, desde os primórdios, quando éramos sobreviventes em uma natureza impiedosa, até os dias de hoje, sempre buscamos o que é melhor para nós. Na infância, muitas vezes preferimos não dividir um brinquedo, pensando na nossa satisfação acima da do próximo. Nascemos pensando dessa forma e desenvolvemos este traço ao longo da vida, especialmente quando somos apresentados ao capital, ao poder e à influência. Nesse sentido, basta ver como empresários colocam o dinheiro acima de nossas florestas, de nossa água, de nosso ar, prejudicando todo o planeta terra.

    4. Sobre o terceiro parágrafo (conclusão): “Todavia, ainda há pessoas com força suficiente para passar essa barreira evolutiva de autopreservação e conseguem ir além, não colocando a si mesmas acima de outros, principalmente quando o outro precisa de mais ajuda do que você. Pessoas boas existem e isso que mantém a esperança de muitos na tão cobiçada paz, paz essa que podemos atingir, se simplesmente deixássemos a necessidade de sermos “mais” que o outro de lado e começássemos a pensar no coletivo acima do indivíduo.”

    Corrigido: Todavia, há muitas pessoas que superaram esse traço enraizado de autopreservação, pessoas solidárias, que não se colocam acima do próximo, que ajudam aqueles que estão em situações difíceis. E, enquanto elas existirem, há esperança de que um dia haverá justiça e igualdade. Para que isso aconteça, é preciso que haja conscientização, de modo que as pessoas estejam cientes dos problemas que afetam a sociedade e estejam dispostas a agir para mudá-los.

    Espero que ajude. Qualquer dúvida, pode comentar.

    Abs,
    Maria Antonia

    • 0
  2. Esse texto se trata de um dissertativo-argumentativo? Se sim, você fugiu do esqueleto do texto.
    Sua redação está ótima, mas recomendo você usar sinônimos, escrever de forma certa e usar mais conectivos. Recomendo também você colocar mais repertórios e seguir o esqueleto.
    Usa dica que lhe dou, é que não use parênteses ao não ser pra falar de frases de filósofos, filmes ou livros, isso acaba deixando seu texto errado e pode até tirar pontos.

    • 0
  3. Olá, Pedro!
    bom, vou usar os pâmetros de correção do enem. Além de erros gramticais que tiram pontos na competencia 1, vi alguns outros erros e vou citar por aqui.
    O enem segue uma estrura de, respectivamente, 1 introdução, 2 desenvolvimentos, e uma conclusão com uma proposta de intervenção, e dentro desses paragrafos que devemos seguir existe uma espécie de “subestrutura’ na qual não vou adentrar muito, mas vou focar nas falhas estruturais e argumentativas. Na sua introduçao não há uma apresentaçao de teses, o que deveria ser o pricipal direcionamento do seu texto, o certo é a apresentaçao de duas teses, e cada desenvolvimento argumentará sobre uma delas. No desenvolvimento não há recursos argumentativos que solidificam seu ponto de vista, use mais dados e argumentos de autoridade. Além disso, vc também nao apresentou uma proposta de intervençao a problematica. Apesar de não ter uma regra específica a isso, não é recomendado o uso de perguntas dentro da sua dissertaçao, e é totalmente inapropriado o uso de primeira pessoa´o que vc fez diversas vezes.

    Caso o enem não seja seu foco, desconsidere!
    Seria importante saber qual vestibular ou concurso voce deseja prestar, para ter na correção o direcionamento certo.

    • 0
  4. sua redação em si está ótima, mas poderia ter feito pequenas alterações em algumas palavras, como:
    ”que é abusada” – abusada
    ”o que fica” – ficando
    ”a raça humana” – humanos, humanidade, pessoas

    erros na concordância verbal
    ”essas pessoa tem” – essas pessoas têm
    ” os seres humanos tem” – os seres humanos têm
    ”nossa florestas” – nossas florestas

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.