Direito utópico
É de conhecimento geral que, o “direito” à moradia torna-se excluso desde o período colonial, no qual desmerece intensivamente negros escravizados.
Além disso, o processo de favelização tornou-se fruto de uma má organização lusitana, cujo buscou apropriar-se de todos os recursos e explorar quaisquer as almas que houvera de possuir resistência e força para o trabalho escravo.
Outro fator existente, pode ser denominada como “utopia do lar”, pois esse direito que nos é garantido por lei, não passa de uma mera idealização, ou seja, difere-se da prática arbitrária do Estado.
Em consequência disso, nota-se diversas situações de negligência ao direito de residir em locais com condições adequadas e dignas aos cidadãos. Temos como resultado, a formação de habitações que inferem boa parte da emenda constitucional número 26, no qual desassegura os direitos básicos, como por exemplo: saúde, segurança, alimentação entre outros.
Dado o exposto, pode-se concluir que o Estado necessita reformular a aplicabilidade dos direitos essenciais de um cidadão, para que possa ocorrer o desnivelamento significativo dos índices de desigualdade social.
Terezinha
Olá, bom dia! gostei bastante da sua redação e de cara já observa-se um domínio sobre repertorio cultural e como conectar eles no seu texto. Acredito que o excesso textual de mais de 30 linha foi devido ao sistema, mas procure reduzir ou ser mais direto em alguns trechos para evitar informações desnecessárias para o texto.
Cjunior
Olá, gostei bastante da sua redação e de cara já observa-se um domínio sobre repertorio cultural e como conectar eles no seu texto. Acredito que o excesso textual de mais de 30 linha foi devido ao sistema, mas procure reduzir ou ser mais direto em alguns trechos para evitar informações desnecessárias para o texto.
– lembre-se de adicionar (“aspas”) quando for adicionar algum dado ou frase
-evite o uso exagerado de virgulas e informações, pois se forem usadas de forma a errada (oque não é o caso do seu texto, mas pode acontecer) pode descontar alguns pontos
-procure suplementar mais seu repertorio de sinônimos para não repetir palavras mais de 3 vezes no mesmo paragrafo ex:( governo – estado- governantes…)
Nota por competência
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa-160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo-200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 160
TOTAL- 880
Parabéns pela sua redação e continue treinando, pois logo chegará aos 1000 pontos
bay
ANGELMUSIC
Hello, boa noite ! tudo bem? Espero que sim. (•‿•)
*Primeiramente parabéns pela produção textual.
Corrigirei mediante as minhas anotações, qualquer dúvida estarei à disposição para ajudá-lo.
*Sua redação está bem estruturada.
*Coesa.
*De fácil interpretação.
#As únicas observações que tenho a fazer é em questão da estrutura dos parágrafos, não sei se você vai seguir o modelo do Enem, porém , o modelo estrutural da redação do Enem é utilizado em todas as redações seja de vestibular ou não, o correto será a presença de 4 parágrafos, sendo eles:
1°=introdução.
2° e 3° = desenvolvimentos
4°= conclusão.
✓ cuidado também com o uso exagerado de vírgulas e informações nos períodos, isso pode tirar o seu poder argumentativo e consequentemente a interpretação fica um tanto confusa de se fazer.
# Fora isso, a sua redação mostra que você tem um excelente domínio sobre a temática apresentada.
______correção por competência__________
Comp.1: 160
Comp.2: 180
Comp.3: 180
Comp.4: 200
Comp.5: 160 — tente desenvolver mais a proposta de intervenção.
*Sucesso (✷‿✷)