Direito civis dos homossexuais (nota pfvr)

  • 0

Segundo levantamento de dados da Associação Internacional de Gays e Lésbicas apontou o Brasil como o país mais avançado da América em direitos LGBT. Porém, a questão dos direitos civis dos homossexuais contraria os dados, uma vez que, no Brasil, independente do direito, o grupo é vítima de descriminalização constante. Nesse contexto, os direitos civis dos homossexuais é um desafio no Brasil devido, ao legado histórico de homofobia e pela insuficiência da legislação.

Em primeira análise, o legado histórico de homofobia mostra-se como um dos desafios para a solução do problema. De acordo, com pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, o direito dos homossexuais, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução.

A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução do impasse.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para resolver o problema. Faz-se necessário, pois que o MEC em parceria com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) desenvolvam  uma atualização nos livros didáticos de história, por meio da sugestão de projetos que discutam o legado histórico brasileiro relacionando-o a problemas atuais. Ademais, tais projetos poderiam fomentar, até mesmo, a criação de uma Olimpíada de História para o século XXI, para que a questão dos direitos civis dos homossexuais sejam compreendidas em sua totalidade e possa proporcionar avanços que o desamarrem do seu passado excludente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com os critérios da redação ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    Você iniciou sua introdução de forma muito ruim. Primeiramente, caso queira colocar um repertório na introdução, sempre busque aqueles que não são dados estatísticos. Os dados estatísticos são utilizados para embasar a sua argumentação, ou seja, dar mais credibilidade a ela. Lembre que a argumentação em si é realizada nos parágrafos de desenvolvimento, não introdução. Esse tipo de organização textual penaliza a sua redação na COMP 2 e COMP 3.
    No último período da introdução também é possível observar um erro de concordância e uma vírgula mal posicionada, dois pontos que fariam você perder pontuação na COMP 1.
    Lembre-se: a estrutura da introdução com um repertório é:
    REPERTÓRIO, CONTEXTUALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA FUTURA ARGUMENTAÇÃO.
    Também não esqueça que filmes, séries, etc também são repertórios ótimos! Você poderia utilizar um filme brasileiro “Hoje eu não quero voltar sozinho” que retrata um casal homossexual em período de escola onde sofrem preconceitos. O seu repertório não precisa ser mais “científico”, o conhecimento é multilateral. Além disso, a maioria das redações nota mil possuem um filme, série ou música como repertório!

    DESENVOLVIMENTO 1
    Você iniciou muito bem, com um ótimo tópico frasal. Apesar disso, cometeu, novamente, um mal posicionamento de vírgula, que perderia pontos na COMP 1.
    Além disso, sua argumentação não está linear e não possui uma coesão necessária para pontuação máxima, o que faria você perder pontos na COMP 2.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Você não colocou um elemento coesivo no início de parágrafo (EXEMPLOS: SOB ESSE VIÉS, NESSA PERSPECTIVA, ETC), o que retira pontos na COMP 4. A constituição é um ótimo repertório, mas você não argumentou nada sobre o tema, não abordando ele em nenhum momento durante o seu desenvolvimento. Você perderia muitos pontos nesse parágrafo, nas competências 2, 3 e 4.

    CONCLUSÃO
    A sua conclusão está de acordo com o esperado para uma conclusão estilo ENEM, mas ela não se encaixa completamente com a sua argumentação. Se você perceber, parece uma conclusão coringa, que você apenas modificou algumas palavras, entende? Sempre busque fazer uma conclusão específica de cada tema, assim o corretor perceberá que você compreendeu o tema completamente. Isso poderia retirar pontuação da COMP 5 porque não está “na cara” que está relacionada ao seu desenvolvimento.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Você começou muito bem a sua redação nos dois primeiros parágrafos apesar dos erros. É normal esses erros, não se preocupe. O problema foi nos dois últimos parágrafos. Você parece que recortou parágrafos de outras redações de outros assuntos e os adaptou para a sua redação.
    Não tenha medo de usar repertórios variados, use obras de pensadores, livros, filmes, séries, a constituição, use tudo ao seu favor para a sua argumentação. Não pense que um repertório mais “diário” como um desenho venha a fazer você perder pontos.
    A conselho que você pesquise melhor a estrutura do texto (principalmente dos desenvolvimentos) e estude redações nota 1000, pois irá conseguir compreender tudo que falei aqui. Você está no caminho certo.

    PONTUAÇÃO
    COMP 1 – 120
    COMP 2 – 80
    COMP 3 – 120
    COMP 4 – 120
    COMP 5 – 160

    Eu irei deixar aqui um esquema de estrutura da redação do ENEM, pode lhe ajudar caso precise de um norte para começar a estudar, ok?

    ESTRUTURA TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO:

    INTRODUÇÃO
    Período introdutório (é interessante que seja uma contextualização, como um repertório);
    Período para “juntar” (justificar a escolha do repertório, fazer um paralelo com o tema e abordar sua tese e o que você vai argumentar);
    Período de conclusão da introdução (não é essencial);

    DESENVOLVIMENTOS
    Elemento coesivo (pode ser “nessa perspectiva”, buscando ligar o parágrafo anterior a esse);
    Tópico frasal (frase que resume o seu posicionamento);
    Argumentação (se possivel inserir repertórios);
    Período de conclusão (fechar sua argumentação);

    CONCLUSÃO
    Elemento coesivo (pode ser “Assim” “Sob esse viés”, etc);
    Caso seja estrutura do ENEM, busque estudar sobre a estruturação da conclusão, que exige: AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Caso não seja modelo ENEM, busque se informar da estrutura necessária para a sua conclusão.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.