Direito a Saúde

  • 1

A Peste Negra na Idade Média, dizimou um terço da população mundial. Hodiernamente doenças mentais como a depressão e a ansiedade, consideradas como doenças do século, também tem afetado pessoas em escala mundial.

Em primeira análise, cabe pontuar que as causas dessa problemática podem incluir fatores como a falta de atenção e diálogo familiar, intolerâncias, preconceitos, exclusão social, além disso, a ausência de políticas públicas que resolvam a questão, têm perpetuado a problemática.

 Em segundo plano, percebe-se números alarmantes de casos como suicídios e isolamento social, principalmente de jovens e adolescentes. O óbice intensifica-se quando não é dado a devida resolução ao problema. Tendo em vista que, muitas vezes esses problemas são causados devido ao grande preconceito e falta de informação na sociedade contemporânea.

 Em suma, diante desse cenário, cabe a família desenvolver diálogos abertos. Outrossim, o Ministério da Saúde deve promover projetos que viabilizem pessoas de baixa renda e acessibilidade ao tratamento. Ademais, as escolas poderiam promover palestras e atividades socioeducativas para gerar o respeito mútuo. A mídia, por sua vez, poderia engajar-se em campanhas publicitárias para difundir sobre os sintomas dos casos de doenças mentais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá,sua redação no último parágrafo está de parabéns.
    Mas fiquei em dúvidas quanto a sua tese.
    Para contextualizar a sua abordagem a Peste remete a “saúde sanitária”e não mental, para uma melhor compreensão do leitor,poderia abordar “Sindrome de Donw ou Sindrome de Asperger,,ficaria mais enquadrado na sua proposta.se for esse o seu caso.
    Pois os seus argumentos estavam um pouco confusos.
    Como sou novata, não tenho como argumentar sobre os equívocos que cometeu, mas contudo a prática leva a perfeição, continue praticando.

    • 0
  2. A redação abordou um ponto interessante, mas acho que poderia não falar somente das doenças psiquiátricas, poderia falar de doenças físicas, tocar nos temas das pandemias, já que o tema não é especificamente “doenças psiquiátricas”. Poderia usar o exemplo do SUS e como o mesmo funciona, ou não funciona. A proposta de intervenção foi boa para o quesito da depressão e outras, mas como eu já disse, poderia ter abrangido mais coisas. Não há erros ortográficos, a escrita está ótima, parabéns, gostei muito, está no caminho certo!

    • 0
  3. A redação abordou um ponto interessante, mas acho que poderia não falar somente das doenças psiquiátricas, poderia falar de doenças físicas, tocar nos temas das pandemias, já que o tema não é especificamente “doenças psiquiátricas”. Poderia usar o exemplo do SUS e como o mesmo funciona, ou não funciona. A proposta de intervenção foi boa para o quesito da depressão e outras, mas como eu já disse, poderia ter abrangido mais coisas. Não há erros ortográficos, a escrita está ótima, parabéns, gostei muito, está no caminho certo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.