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Diploma inútil? Por que tantos brasileiros não conseguem trabalho em suas áreas

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Em um cenário econômico de desemprego e incertezas, ter um diploma de 3° grau já não é mais garantia de empregabilidade. Seja pelas reformas trabalhistas retirando diretos fundamentais dos trabalhadores, seja pelo processo de automação do mercado, a formação já não tem mais o mesmo peso. Por conseguinte, urge debater acerca da utilidade do diploma.

Com o afrouxamento da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – empresas puderam substituir colaboradores com ensino superior completo por estagiários, por exemplo. Até mesmo pessoas sem instrução, com notório saber, se tornaram qualificadas para os postos de nível superior. Assim sendo, a atuação Estado/empresas passou a prejudicar tanto a força intelectual do país, quanto o progresso.

Além disso, a substituição de pessoas por programas com Inteligência Artificial – IA – tornou-se outra preocupação para os formados e formandos. Recentemente a empresária Natália Cury demitiu metade dos seus 140 funcionários. O desligamento foi justificado devido a otimização e modernização da empresa com o uso da IA Chat GPT. Tal absurdo desestimula até mesmo estudantes mais novos a ingressarem em um curso de nível superior.

É preciso, portanto, reaver garantias trabalhistas e frear desmandos empresariais. Para tanto, Estado e empresas devem estabelecer um pacto de avanço para o país, onde o Governo retome direitos da CLT e as empresas qualifiquem sua mão de obra e limitem o uso das IAs para atuarem em conjunto com os seres humanos. Desse modo, o diploma de nível superior será valorizado tal como deve ser.

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1 Correção

  1. Competência 1 – 200 pts
    OBS 1.: A um erro gramatical neste trecho, “O desligamento foi justificado *** devido a *** otimização e modernização”, faltou uma crase, observe: O desligamento foi justificado *** devido à *** otimização e modernização.

    Competência 2 – 120 pts
    OBS 1.: Senti falta de um repertório sociocultural produtivo em seus dois parágrafos de argumentação.
    OBS 2.: Também senti falta de uma contextualização na introdução de sua redação.

    Competência 3 – 80 pts
    OBS 1.: Na mesma tecla, falta de um repertório sociocultural produtivo. Sem isso acaba que suas argumentações fiquem infundadas.

    Competência 4 – 40 pts
    OBS 1.: Há pouquíssimos conectivos em seu texto. Articulando assim as partes do texto de forma precária.

    Competência 5 – 160 pts
    OBS 1.: Faltou o detalhamento.

    Total –> 200 + 120 + 80 + 40 + 160 = 600 pts

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