A população mundial não possui a mesma dinâmica que a do século XX. Houve significantes mudanças que culminaram na redução da taxa de natalidade, e aumento da quantidade de pessoas idosas. Diante desse novo panorama, algumas políticas públicas carecem de alterações para adaptar-se as metas e os objetivos à sociedade.
A nova dinâmica demográfica requer atenção direcionada para atender o mínimo existencial, garantia essa que é descrita na Constituição Federal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE),a população brasileira é composta por mais de 208 milhões de pessoas, porém, em 2014, tivemos um acréscimo de 0,86% da taxa de natalidade, esse percentual, comparado a anos anteriores, é considerado baixo. Pode-se justificar essa mudança devido ao contexto contemporâneo, no qual a mulher está se inserindo no mercado de trabalho, na política, nos cursos superiores, entre outras atividades. Isso gerou a falta de disponibilidade, no tempo da mulher, para engravidar e conjugado a isso tivemos o avanço na medicina com os métodos contraceptivos.
Ademais, acrescenta-se, por outro lado, o aumento da população idosa e com ela vêm os desafios para atender as necessidades básicas como: alimentação, saúde, lazer, previdência etc. Verifica-se que há áreas da economia que não dá conta, por exemplo, a Previdência Social, pois o sistema securitário depende de contribuições de de jovens e adultos para arcar com os benefícios, mas devido ao estreitamento da base da pirâmide, a Previdência encontra-se deficitária.
Diante das informações apresentadas, é preciso que haja incentivos por parte do governo para que aumente a quantidade de mulheres grávidas no país e, por consequência, a população. Mas não basta só isso, é necessário fomentar políticas públicas e adotar medidas extremas a fim, não só aumentar o quantitativo demográfico, mas também garantir qualidade de vida digna para crianças, jovens e idosos.
Dinâmica da população e questões demográficas
Compartilhar
Francalu
Os demais comentários já falaram oque eu ia falar .
Eu te indico que vc seja mais clara na introdução sobre oque vai falar .
Veja bem por exemplo ” Diante disso , vale analisarmos as causas , consequências e uma possível solução” .
Vc disse a banda oque vc vai fazer .
Com isso seu texto fica bem estruturado.
Tbm poderia dizer há por exemplo tema de animais .
” Auto colocar de soberania e ego” exempllos tá.
Vc tem que deixa claro oque vai dizer no argumento 1 e 2
Danielberg
na minha perspectiva
1 – Uso correto do Português; 120 pts
2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo; 120 pts
3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos; 160 pts
4 – Demonstrar capacidade de argumentação; 160 pts
5 – Elaborar a Proposta de Intervenção. 120 pts
nota: 680 pts
futura_contadora
oieee
vou avaliar de acordo com o enem !
C1:160 pontos
C2:120 pontos
C3;120pontos
C4:160 pontos
C5;160 pontos
TOTAL:720 pontos
OBS: o texto está bom,porém acredito faltar o seu posicionamento,no caso os dados se sobresairam ao seu posicionamento,alemdisso sua proposta de intervenção ficou meio fraca para a problemática,porém ela possui 4 elementos necessários faltando apenas um melhor detalhamento.
ESPERO TER AJUDADO!