O programa norte americano ”Tratamento de choque” aborda sobre a delinquência juvenil, em que jovens criminosos fazem uma visita as prisões dos estados no intuito de lhes ser mostrado o estilo de vida questionável dos presos. Embora esse programam seja utilizado como meio para mudar o comportamento crítico dos adolescentes norte americanos, no Brasil ainda se discute a diminuição da maioridade penal como forma de solucionar o comportamento dos jovens delinquentes brasileiros. Assim, o governo brasileiro tem focado no castigo aos menores e não na origem de suas atitudes que surgem não só pelo descuido dos pais com os filhos, mas também pela carência de estruturas básicas para a formação desses cidadãos.
Em primeiro plano, um dos principais fatores que gera o aumento prejudicial da criminalidade entre os jovens, e posteriormente o questionamento da maioridade penal, é a negligência dos pais para com os filhos. Segundo a citação do filósofo Immanuel Kant, ”o homem é nada mais do que aquilo que lhe é ensinado”. Desse modo, afirma-se que a criação dos jovens brasileiros se tornou um obstáculo para a sociedade, pois as crianças que são educadas corretamente têm maiores chances de tornarem cidadãos éticos, enquanto as que são lamentavelmente ignoradas carecem de uma base de educação social construtiva ,a qual, deveria ser responsabilidade dos dos pais.
Ademais, a falta de estruturas básicas para que esses jovens sigam suas vidas de forma digna é outro fator no qual o governo deveria se preocupar. De acordo com o jornal ”Globo Repórter” , 1 em cada 4 crianças saem das escolas em busca de emprego para sustentar a família. No entanto, muitos desses jovens acabam seguindo o caminho da criminalidade para, de forma rápida, conseguir o tão necessitado dinheiro e poder ajudar suas famílias.
Portanto, é crucial que o governo solucione os problemas para diminuir , em vez da maioridade penal, a criminalidade juvenil. Assim, o Ministério da Educação deve criar um programa de auxílio aos jovens, por meio de verbas governamentais, em que serão distribuídos vales trasporte e alimentação para as famílias dos jovens mais necessitados. Dessa forma, é possível colaborar com a formação dos futuros cidadãos em prol da ética social e diminuir as atitudes criminais.
Obs; Estou na dúvida se o meu texto fugiu do tema ou não alguém pode me dar uma força e me dizer se fugi ou não? Agradeço desde já : D
KamilySilva
Você escreve muito bem, seu texto esta quase perfeito, se não perfeito.
Realmente você deu uma ‘leve’ fugida do tema, mas desconsiderando isso, destacou muito bem os fatos.
Parabêns! (eu não tenho o conhecimento pra te dar uma nota de acordo as competências do enem, mas essa redação merece 980 pontos!
Eduardo_Schaper15
voce escreve bem,voce nao fugiu do temas mas nao solucionou voce deveria mostrar um meio para favorecer a diminuiçao da maioridade penal para impedir que jovens entre no mundo da criminalidade sabendo que e errado mesmo assim eles entram porque sabem que nao serao punidos,alimentar essas familias e um excelente meio mas nao iria resolver porque probreza nao tem nada a ver com criminalidade,o que tem a ver é o carater e a índole de cada pessoa,voce escolheu um tema meio confuso tenta escolher um tema menos polemico se nao voce perde pontos
[email protected]
SEU TEXTO FICOU OTIMO. FOI QUASE QUE VC FUGIU ,ASSIM PRA MIM ESTA BEM COERENTE E NAO FUGIU. UMA COISA VC REPETIU MUITO A PALAVRA JOVEM, TENTE ENCONTRAR PALAVRAS QUE SUBSTITUAM PRA NAO FICAR REPETITIVO. SUA PROPOSTA FICOU MARAVILHOSA ,CUMPRINDO TODOS OS REQUISITOS .
MINHA OPINIAO ,ESPERO TER AJUDADO
Ket
Seu argumentos estão ótimos, porém é necessário você ler a frase tema como um todo, o tema proposto questiona se a maioridade penal é um problema ou uma solução só que você falou muito sobre a criminalidade dos jovens. Dessa forma, você deveria falar sobre mais sobre a maioridade penal, poderia fazer uma definição ou citação na introdução, talvez e no desenvolvimento 1 você poderia apresentar argumentos em que a maioridade penal seria um problema e no desenvolvimento 2 falar de um fato em que a mesma poderia ser uma solução
E por fim, na conclusão você poderia fazer duas propostas de intervenção
Espero te ajudado :) Continue escrevendo, não desista!