Dimensões do feminicídio na sociedade contemporânea.

  • 0

Século XXI, modernidade, era da informação, redes sociais, comunicação. Como explicar o feminicídio no Brasil hoje? A misoginia e o machismo estrutural são os principais fatores que propiciam essa problemática. Assim, soluções devem ser propostas e concretizadas para a formação de uma sociedade menos violenta e mais igualitária.

Nesse ínterim, é indiscutível que o patriarcalismo continua enraizado na sociedade contemporânea, apesar de vivermos na quarta revolução industrial e era da informação. O que é lamentável no mundo atual. Como se não bastasse, ainda há grande violência contra a mulher (verbal, moral e sexual), comprovado pelos altos índices de violência doméstica, assédios e mortes. Contudo, segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, sendo assim, a educação é falha no que se refere rompimento com estruturas femistas.

Além disto, a misoginia, ódio expresso pela figura masculina ao sexo oposto, tem grande papel ao feminicídio, já que o homem se sente totalmente superior à mulher, praticando assim ações que ferem a sua integridade físico, moral e social. Como por exemplo, as agressões de homens em danceterias às mulheres que não cedem aos seus encantos. Todavia, tal fato nos mostras que deve-se extinguir esses pensamentos do nosso cotidiano.

Dado o exposto, visando uma sociedade mais íntegra, é de suma importância que as escolas, desde o ensino fundamental, rompam integralmente o machismo estrutural e cultural impregnado na sociedade, através de palestras e vídeos educacionais. Outras medias devem ser tomadas, portanto, cabe ao órgão público incentivar  e apoiar políticas de mobilização pública em todo o pais sobre a aversão sofrida por mulheres. Ademais, como considera Oscar Wilde “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Parágrafo 1:
    Repertório sociocultural implícito. Obs: seja mais direta e objetiva, tente usar apenas duas vírgulas no repertório.
    Sem contextualização. De que forma a comunicação, a modernidade e as redes sociais compactuam para o feminicídio? Não deixou claro.
    Obs: não coloque ponto de interrogação, evidência dúvidas, sendo inadequado na redação, comprometendo a coesão textual. SEJA CLARA, ESPECÍFICA, OBJETIVA.
    parágrafo 2:
    É fundamental usar conectivos depois de um ponto. Obs: tente usar no máximo 4 conectivos no desenvolvimento.
    Tua conclusão no fim do segundo parágrafo e repertório estão perfeitos.
    Parágrafo 3:
    Não use gerúndios como: comprovado, evidenciado…
    Pois, logo depois de afirmar vc terá que explicar através de fatos comprovados, autores, filósofos…
    Proposta de intervenção- parágrafo 4:
    Possui todos os critérios de proposta de intervenção. O único erro foi colocar no final um repertório que não foi discutido ao longo do desenvolvimento. Lembre-se: o parágrafo 4 n pode deixar nenhuma dúvida, deve expressar a conclusão de um pensamento, finalizar. A conclusão deve voltar, somente, a introdução ou ao título do texto. Finalizando um pensamento.
    Tua discursão e tua tese foram perfeitas, só a estrutura da redação que possui falha, continua nesse caminho e concerta algumas coisas que teus mil vem. Boa sorte, vc consegue❤️

    • 0
  2. Adorei a sua redação.
    Bem, apenas diria que precisa tomar cuidado com as palavras um pouco incomum de se ouvir. expor ao menos um dado na sua redação, poís deixaria mais concreta.
    Porém, sua redação é digna de uma nota alta.
    Cuidado também com as repetições de palavras.
    utilizar mais conectivos.

    • 0
  3. Nesse ínterim, é indiscutível e lamentável que o patriarcalismo continua enraizado na sociedade contemporânea e os altos índices de violência doméstica, assédios e mortes no que se diz respeito às mulheres podem comprovar isso. Segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, sendo assim, podemos concluir que o sistema educacional é falho no que se refere ao ensino de valorização feminina.
    Ademais, a misoginia, ódio expresso pela figura masculina ao sexo oposto, tem grande papel no feminicídio, uma vez que o homem sente-se em posição de superioridade à mulher, agindo agressivamente no que tange à integridade física, moral e social da figura feminina. É, sem dúvidas, um pensamento enraizado na sociedade machista e patriarcal na qual vivemos que precisa ser revisada em vários aspectos.
    Dado o exposto e visando uma sociedade mais íntegra e igualitária, é de suma importância que as escolas, desde o ensino fundamental, rompam integralmente o machismo estrutural e cultural impregnado, através de palestras e vídeos educacionais. Outrossim, cabe aos órgãos públicos o incentivo e apoio às políticas contra a aversão sofrida por mulheres, além do estímulo aos canais de delação, pois, parafraseando Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.
    DICAS: melhorar a argumentação, a repetição de palavras e o uso de conectivos. Um beijo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.