Iniciante

Dilemas da doação de órgãos no Brasil

  • 0

A série americana Grey\’s Anatomy, apresenta vários episódios relacionados à transplantes de órgãos feitos com sucesso. No entanto, no Brasil, esse sistema enfrenta vários dilemas. Diante disso, tanto a desinformação da sociedade à doação de órgãos, quanto a infraestrutura hospitalar, contribuem para essa problemática.

Em primeiro plano, um dos fatores que dificultam os transplantes é a recusa das famílias em relação à doar os órgãos de seus parentes falecidos, já que não têm conhecimento acerca da importância desse sistema. Segundo o filósofo Auguste Comte, a palavra altruísmo significa se importar com o outro, ajudá-lo. Dessa forma, é necessário uma educação sobre esse tema.

Além disso, segundo a Associação Brasileira de Transplante, o  Brasil desperdiça 50% de partes do organismo disponíveis para a doação, uma vez que falta equipamentos eficientes à manterem essas partes conservadas. Desse modo, vários pacientes necessitados, perdem a oportunidade que tanto esperam.

Portanto, é indubitável medidas para combater tanto a falta de informação da sociedade, quanto a desestruturação dos hospitais. Cabe ao Ministério da Educação incluir nas instituições do país,medidas  educativas sobre a importância da doação de órgãos, por meio de palestras, a fim de informar com eficiência as pessoas. Ademais, o Estado deve investir na estrutura dos hospitais, em equipamentos eficientes, por meio de impostos com o objetivo, seja de salvar vidas, seja de praticar o altruísmo proposto por Comte.

Compartilhar

3 Correções

  1. A série americana Grey’s Anatomy, apresenta vários episódios relacionados à transplantes de órgãos feitos com sucesso. Entretanto, no Brasil, esse sistema enfrenta vários dilemas. Diante disso, a falta de informação da sociedade brasileira alusiva à doação de órgãos, e a má infraestrutura hospitalar, contribuem para essa problemática.
    Em primeiro plano, um dos fatores que dificultam os transplantes é a recusa das famílias na doação dos órgãos de seus parentes falecidos, visto que, não têm conhecimento acerca da importância desse sistema. Segundo o filósofo Auguste Comte, a palavra altruísmo significa se importar com o outro, ajudá-lo. Dessa forma, é necessário uma educação sobre esse tema.
    Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante, o Brasil desperdiça cerca de 50% de partes dos organismos disponíveis para a doação, uma vez que, há ausência de equipamentos eficientes à manterem essas partes conservadas. Desse modo, inúmeros pacientes necessitados perdem a oportunidade que tanto esperam.
    Portanto, é indubitável medidas para combater a carência de informação da população brasileira, juntamente a desestruturação dos hospitais. Cabe ao Ministério da Educação incluir nas instituições do país, medidas educativas sobre a importância da doação de órgãos, por meio de palestras, a fim de informar com eficiência as pessoas. Ademais, o Estado deve investir na estrutura dos hospitais e equipamentos avançados, por meio de impostos cujo objetivo seja salvar vidas, e praticar o altruísmo proposto por Comte.

    • 0
  2. Boa noite Lara, tudo bem? O que me chamou atenção na sua redação foi o seu repertório pois também já assisti Greys no entanto, após ler o primeiro parágrafo senti que a sua colocação ficou meio vaga, você introduziu que a cena aparece muitas vezes mas não introduziu como aparece, qual a relação que a série tem com a realidade e também não especificou de cara qual seria o seu posicionamento. No titulo você coloca que irá falar sobre OS DILEMAS da doação de orgãos mas já no primeiro parágrafo, não temos essa informação totalmente firmada, só após o final do parágrafo meio solto.
    Quanto a estrutura dos parágrafos está boa, poucos erros gramaticais também consigo observar. Outra coisa, procure impor mais o seu ponto de vista, temos no texto várias citações e referências (a parte dissertativa está ok), mas falta a SUA ARGUMENTAÇÃO. O que você acha de tudo isso? Cadê a argumentativa?
    Qualquer dúvida pode me chamar viu, abraços!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.