Dilemas da doação de órgãos

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Para a filósofa Hannah arendt” a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”. No entanto, muitas pessoas têm tido o direito à vida e o bem-estar social violados, uma vez que há um dilema em torno da doação de órgãos no Brasil. Nesse viés, há um grave problema que está atrelado ao silenciamento e o individualismo das famílias.

Primeiramente, a invisibilidade social caracteriza-se como complexo de dificultador. Com isso,o sociólogo habermas traz uma relevante contribuição ao defender que a linguagem e uma verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se um dilema no que se refere a doação de órgãos no país, que é muito silenciada em meio como a escola,no qual os educadores não trazem às salas de aula conteúdos educativos que aumentem a informação dos alunos. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Ademais é fundamental apontar a falta de empatia como um desafio para a resolução da questão. Nessa perspectiva, na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo egoísmo. Desse modo, a tese do do sociólogo pode ser observada na realidade brasileira, no que tange à doação de órgãos, pois essa liquidez, muitas vezes, vem por parte das famílias, que ao estarem em luto, acabam por não se colocarem no lugar das outras pessoas ,cujas vidas poderiam ser salvas.

Portanto, como solução, é preciso que o Governo Federal,em parceria com o MEC, deve desenvolver palestras em escolas – a serem webconferenciada nas redes sociais desses órgãos – por meio de entrevistas com as pessoas que estão na fila de espera para doação de órgãos e especialistas no assunto, a fim de trazer mais lucidez ao tema e quebrar o silenciamento social e o individualismo das famílias.

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6 Correções

  1. C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 1
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
    argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
    vista. 120.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 640

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  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (160)
    nota:700

    É legal você estudar gramática, tem lugares que não precisam de virgulas e tem outros que precisam, além da falta de acentos.

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  3. Olá!

    Na introdução: “Há um grave problema” com H, de haver algo. Não precisava da vírgula antes do “que está atrelado ao silenciamento e o individualismo das famílias”. Sua tese foi bem pertinente.

    Desenvolvimento 1: “a invisibilidade social caracteriza-se como complexo de dificultador.” Dificultador para quem? O início do parágrafo ficou curto, tente dar uma continuidade.
    Como assim a escola não traz conteúdos educativos que aumentem a informação dos alunos? A escola já é um âmbito educacional, você poderia argumentar melhor dizendo que ainda faltam informações sobre esse meio externo das doações de órgãos e que é necessário para a vida dos indivíduos aprender desde cedo, nas escolas.

    Desenvolvimento 2: Vírgula após conectivo “Ademais”. Acredito que se mudasse um pouco esse método de explicação na hora de citar o sociólogo ficaria melhor, como: Nessa perspectiva, na obra “Modernidade Líquida” do sociólogo Zygmunt Bauman, defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo egoísmo.
    Do mesmo modo poderia trocar o sociólogo por “Desse modo, a tese de Bauman pode ser observada na realidade brasileira…”
    Recomendo procurar outros sinônimos da palavra POIS. Essa sequência de virgulas não precisava.
    Nesta parte:”que ao estarem em luto, acabam por não se colocarem no lugar das outras pessoas ,cujas vidas poderiam ser salvas.” Que outras pessoas e vidas seriam essas?

    Conclusão: Perceba que tem um parágrafo único e o ideal são 3 períodos (pontos).
    Agentes: governo federal em parceria com o MEC
    Ação: deve desenvolver palestras em escolas (devem, pois, são dois agentes)
    (Recomendo que utilize “a Serem por webconferência”)
    Modo: por meio de entrevistas
    EFEITO: a fim de trazer mais lucidez ao tema e quebrar o silenciamento social e o individualismo das famílias.
    DETALHAMENTO: XXXXX

    C1= 160
    C2= 180
    C3= 160
    C4= 180
    C5= 160
    NOTA= 840

    PARABÉNS!!

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  4. você escreve bem, possui repertório sociocultural muito bom, porém, aconselho você a melhorar e da mais uma estudada na competência 1, a qual está relacionada com a gramática

    c1- 120
    c2- 200
    c3- 140
    c4- 160
    c5- 200

    total – 820

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  5. olaaaa vou tentar corrigir sua redação com o meu ponto de vista.
    achei sua redação muito coerente apesar da falta de vígulas e acentos algumas vezes. Também senti falta de mais alternativas na conclusão. Mas no geral está exelente!
    achei que abordou bem o tema, e falou muito bem exemplificado sobre o impasse que é a falta de mais doadores de orgão em nosso meio social, gostei muito do seu terceiro paragrafo, pois apresentou uma citação exelente, com certeza voce pode colocar mais citações como esssa na sua redação, espero ter ajudado.

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  6. oie, aqui vai minha correção para vc
    Na introdução, eu senti falta das suas teses (o por que da doação de órgãos ser um problema, que consequência isso vai causar no país?);
    Notei alguns erros na escrita, como vírgulas e palavras com letra minúsculas (Governo Federal é sempre maiúsculo);
    Me parece que sua conclusão está incompleta… lembre-se sempre dos 5 elementos (agente, modo, meio, efeito e detalhamento);
    No geral, seu texto está muito bom, com bastante repertórios e bem coeso. Atente-se sempre na questão de expor a tese, porque vc precisa citar sua tese e em seguida usar dos seus D1 e D2 para aprofundar sua explicação.
    Parabéns pelo texto!

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