Iniciante

Digitalização da vida na nuvem:mais segurança ou riscos à privacidade?

  • 1

Modelo de redação da banca Unesp

A Revolução Industrial proporcionou grande modernização e avanço digital devido o advento da Internet. Com isso, há o surgimento de meios técnicos para guardar informações mais restritas dos indivíduos, por exemplo a nuvem presente nos aparelhos tecnológicos, porém que causam maior falta de segurança e perigos de acesso invadido. Sendo assim, urge analisar os fatores que provocam tais malefícios para os usuários, como a ampliação de redes criminosas.

De início, vale ressaltar sobre a invasão de privacidade feita por hackers e a escassez de medidas eficazes para combáte-los por parte estatal. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Contrato Social consiste em um pacto exercido entre os membros de uma sociedade e o governo em prol de segurança pública, comprometendo os limites de liberdade. Em vista disso, os indivíduos não estão totalmente seguros ao salvarem seus dados na nuvem, por conta que simples senhas não asseguram o risco de invasão pelos hackers—indivíduos que modificam dispositivos— por ser ainda mais difícil de expecioná-los. Conquanto, o Estado não cumpre sua função, como proposto por Hobbes.

Além disso, de acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança, o Brasil foi considerado o quarto país mais perigoso em relação à crimes virtuais no ano de 2019. Dessa forma, com o avanço das tecnologias, ocorre, proporcionalmente, o avanço de golpes por meio de sites ou links falsos. Contudo, não resultam só em ataques cibernéticos,mas em sequestros e mortes de terceiros na realidade para ter acesso a nuvem e informações pessoais e econômicas. Então, o ciclo de crimes perpetua-se com todos os métodos.

Por conseguinte, nota-se os obstáculos para uma maior privacidade nos meios digitais. Logo, pela concepção hobberiana, é necessário que o Estado faça ações para reverter os crimes e golpes virtuais e entender como funciona as diversas intenções e os equipamentos utilizados por hackers em todo o território nacional a fim de que haja a liberdade que os cidades precisam. Desse modo, os benefícios das Revoluções Industrais serão usados para as mais diversas formas e haverá soluções e segurança eficientes para que os indivíduos possam salvar seus dados em seus aparelhos eletrônicos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: gostei bastante da citação sobre a Revolução Industrial, ajudou a contextualizar o tema do texto que será discutido. Além disso, apresentou fatos coerentes (tese) ao tema que serão analisados ao longo dos parágrafos.
    D1 e D2: muito boa as citações, se encaixarão bem ao tema. Assim como, você faz uso de conectivos que ajudam a dar coerência aos parágrafos.
    Conclusão: gostei do fato de ter retomado as citações de forma precisa que foram ditas nos outros parágrafos, tanto sobre Hobbes quanto sobre a Revolução Industrial, contribui bastante para a nota final. E também, reafirma a sua tese de forma coerente.
    Adorei o seu texto, espero ter ajudado, bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.