O desemprego de jovens em idade legal de trabalho, entre 16 a 24 anos, está só aumentando e as dificuldades apresentadas são relativamente à falta de experiência e escolaridade, dentre outros, desse modo eles se tornam frágeis à um posto de trabalho.
Muitas empresas temem em escolher trabalhadores inexperiente, ou seja, jovens. Elas deixam de contratar por motivos de, se eles não tem a experiência é preciso que tenham um acesso à essa experiência dentro da empresa, que automaticamente uma pessoa com experiência não precisaria, o que seria mais fácil e renderia mais lucro à instituição.
Outro aspecto do assunto é a escolaridade, segundo o site g1.globo.com os jovens que não tem o ensino médio completo, são aqueles com mais dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. A importância da educação na formação de cada indivíduo, influencia, posteriormente.
Segundo o sociólogo Paulo Freire a educação sozinha não transforma a sociedade, mas, sem ela, a sociedade nunca mudará.
Para a solução do problema retratado, o governo, através do seu poder, pudesse trazer melhorias ao programa Jovem Aprendiz ou que assegure vagas de emprego a esses indivíduos. Sendo assim, aumentaria a taxa de jovens empregados.
Dificuldades no mercado de trabalho para jovens
Compartilhar
Ratinho
Bom dia, sua redação apresenta parágrafos muito desproporcionais e sua tese não ficou clara, pois você falou muitas coisas do tema logo no primeiro parágrafo ( isso você vai aprender praticando). O ideal para uma redação são quatro parágrafos, o primeiro você introduz a tese , nos segundo e no terceiro você fala sobre o tema e reforça seus comentários, no quarto e ultimo parágrafo você da a solução do problema, além disso evite utilizar números ( mesmo que sejam números romanos)
Leve isso como uma critica construtiva, e se precisar entre em contato.
ninangell
Ao analisar o tema “Dificuldade no mercado de trabalho para os jovens” podemos constatar que o índice de desemprego em relação a esses indivíduos, entre 16 a 24 anos, está só aumentando e as dificuldades apresentadas são relativamente à falta de experiência e escolaridade, dentre outros, desse modo eles se tornam frágeis à um posto de trabalho.
Inúmeras empresas temem em escolher trabalhadores inexperiente, ou seja, adolescentes. Essas firmas deixam de contratar por motivos de, se eles não tem a prática é preciso que tenham um acesso à essa experiência dentro da organização, todavia isso seria algo que uma pessoa com experiência não precisaria, o que seria mais fácil e renderia mais lucro à instituição.
Não só isso, mas ainda há o assunto da escolaridade, segundo o site “G1” os jovens que não tem o ensino médio completo, são aqueles com mais dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. A importância da educação na formação de cada indivíduo, influencia, posteriormente.
Segundo o sociólogo Paulo Freire a educação sozinha não transforma a sociedade, mas, sem ela, a sociedade nunca mudará.
Em síntese, nota-se que há um problema na sociedade em relação ao índice de desemprego aumentando cada vez mais nessa pauta, e é primordial resolvê-lo de uma forma democrática e precisa.
A posteriori, instituições públicas de controle do Poder Público devem, por meio de projetos sociais com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecer editais para a contratação de jovens, que trabalharão por um período determinado no órgão público sob a supervisão de um funcionário efetivo e experiente, transmitindo-lhe dicas e conhecimentos. Além disso, ao final do processo de preparação, palestras e dicas para entrevistas de emprego podem ser ministradas por psicólogos e pedagogos, objetivando, assim, maiores chances de contratação. Assim, também terá a experiência necessária.
Dessa forma, o Brasil possibilitará aos seus jovens um efetivo engajamento na sociedade.