Dificuldades decorrentes do diagnóstico tardio do autismo

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   No filme “Querido John”, o pai do personagem John apresenta alguns comportamentos típicos de portadores da Síndrome de Asperger, a qual faz parte do grupo de Transtornos do Espectro Autista (TEA). No entanto, quando sua namorada menciona o fato, ele não só desconhece que o pai possui tal síndrome como encara isso como uma ofensa. Fora da ficção, o diagnóstico do autismo também é tardio na sociedade brasileira, o que se torna uma problemática, visto que tem como consequências o comprometimento do desenvolvimento e transtornos na vida pessoal.

    Diante desse cenário, é notável que, como os TEA afetam o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico dos indivíduos, o tratamento precoce é essencial para impedir possíveis agravamentos da síndrome. Entretanto, de acordo com informações do Senado, até 2019- quando foi aprovada a lei que torna obrigatório censos populacionais sobre o autismo- não havia dados oficiais sobre pessoas com esse transtorno no país. Com base nisso, observa-se que, como tal assunto não tem recebido a devida atenção do governo, não é surpreendente que os pais não consigam relacionar os comportamentos incomuns de seus filhos ao autismo em decorrência da falta de conhecimento sobre o tema.

    Ademais, por apresentarem dificuldades em interagir socialmente, os portadores de TEA sem diagnóstico geralmente são excluídos da sociedade, a qual não compreende nem procura entender as características inerentes a essa população. Sob tal perspectiva, em uma entrevista dada à BBC, Anna, que foi diagnosticada com autismo aos 22 anos, disse: “Quando era adolescente, não conseguia entender o que estava errado comigo. Você não entende ninguém e ninguém te entende”. Nesse sentido, com a compreensão de sua condição, os cidadãos com esse distúrbio poderão evitar sentimentos difíceis de exclusão.

    Portanto, a fim de garantir o diagnóstico dos TEA ainda durante a infância, urge que o Ministério da Saúde realize campanhas de conscientização sobre o autismo, mediante a divulgação de informações que orientem os familiares a se atentarem aos comportamentos que indiquem esse transtorno, tais como: problemas na comunicação verbal e não verbal e apatia. Só assim, casos como o apresentado no filme, em que a síndrome é um tabu para John, serão extintos da sociedade.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Bom, vamos começar.

    Sua redação foi muito bem elaborada e é rica em informações. Você argumenta muito bem, mas procure sempre escolher os argumentos mais fortes que tiver para causar uma “baque” a mais na sua redação.
    Quando for utilizar o “portanto”, procure usá-lo centralizado, ex: “O Governo, portanto, é responsável por tais eventualidades”. O “portanto”, dentre outros conectivos já são muito utilizado e se tornam um pouco batidos sabe?
    Sua conclusão precisa ser muito detalhada, o Enem exige isso. Procure adicionar um agente interventor, ação, meio/modo, finalidade e um detalhamento (você pode até mesmo retornar a algo como o filme que citou, da maneira que você fez). Você tem três parágrafos para problematizar, mas na conclusão, você deve solucionar os problemas apresentados… a conclusão esta boa, mas necessita de mais detalhes ok?
    Vale ainda lembrar que, os eixos temáticos devem ser ressaltados ao longo de todo o text.

    PONTUAÇÃO:

    C.I- 180
    C.II- 200
    C.III- 160
    C.IV- 160
    C.V- 120
    Total: 820

    Espero ter ajudado, bons estudos ;)

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  2. HELLO ! =)

    > Correção por competência do ENEM.

    *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
    Correção: 180

    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Correção: 200. Bom.

    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Correção: 180. O aluno apresenta um bom desenvolvimento argumentativo corelacionando as partes do texto, organizar e explicar os argumentos propostos.

    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Correção: 180. Use os conectivos use em abundância. Eles irão melhorar sua coesão textual.

    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio-cultural.
    Correção: 180. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.

    DICA:
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.

    Parabéns!!!! ^_^

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