Iniciante

Dificuldades Decorrentes do Diagnóstico Tardio de Autismo na Sociedade Brasileira

  • 2

O filme Forrest Gump estrelado por Tom Hanks mostra a vida do Forrest Gump, um homem que possui a Síndrome de Asperger, que sofre preconceitos e dificuldades ao longo da trama. Apesar do filme retratar uma história fictícia, os preconceitos e dificuldades que pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é real. A negação do diagnóstico e a falta de tratamentos adequados são alguns dos problemas que expõem as dificuldades decorrentes do diagnóstico tardio de autistas na sociedade brasileira.

Em primeiro plano, é preciso salientar que a negação do diagnóstico é a causa primordial do problema. A não aceitação é decorrente da dificuldade dos pais aceitarem que seu filho necessitará de tratamentos e cuidados especiais e que levará um estilo de vida diferente das demais crianças. Além do mais muitos pais se sentem despreparados e desinformados sobre a TEA. A dificuldade da fala, a falta de contato visual são alguns dos sintomas para detectar a Síndrome de Asperger, se não há esse tipo de informação, pode acarretar na falta de um tratamento adequado e tardio. Dessa forma, o combate à negação se dá pelo preparo e informações acerca da doença desde de a maternidade.

Em segundo plano, é necessário que haja tratamentos adequados para haver o decréscimo de diagnósticos tardios. O tratamento adequado e sua detecção precoce podem melhorar consideravelmente a vida das crianças com autismo, uma vez que os pais estarão informados sobre a doença, seus sintomas, o que fazer em determinados momentos. A partir dessa consciência, muitos pais, que negligenciaram os sintomas por medo ou por falta de informações, poderão cuidar da criança da forma que ela merece.

Dessa forma, as dificuldades do diagnóstico tardio de autistas na sociedade brasileira é um desafio, portanto medidas devem ser tomadas. Cabe ao Ministério da Saúde promover palestras junto de médicos adequados para mães e pais e para pessoas que estão esperando uma criança sobre a Síndrome de Asperger, como identificar e o que fazer caso seu filho tenha a fim de que os diagnósticos sejam precoces e seu tratamento eficiente. Ademais, cabe aos órgãos midiáticos mostrar o quanto é importante a aceitação do diagnóstico através de comerciais apoiados por profissionais da saúde para que seja efetivo os cuidados. Com essas medidas, é certo que haverá o aumento de rápidos diagnósticos para o TEA e que poderão ser aplicados em outras doenças negligenciadas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá,vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    .Desvio de pontuação no 1 parágrafo (vírgula).
    .A introdução está muito boa.
    .Evite repetir palavras,procure sinônimos.
    .O 2 parágrafo (desenvolvimento) está bem estruturado. Deu claramente para entender o seu ponto de vista,porém,você não apresentou nenhum dado ou pesquisa que fundamente o que você escreveu,parece que foi algo tirado da sua cabeça.Esse argumento precisa de embasamento.A mesma coisa no 3 parágrafo (desenvolvimento).
    .Você escreve muito bem .
    .A proposta de intervenção está boa,mas precisa ser mais detalhada.

    Parabéns pela redação,você está no caminho certo!😊

    • 1
  2. Correção estilo ENEM

    Introdução muito bem elaborada, estrutura excelente.

    Porem, algumas coisas podem melhorar, primeiramente, sua proposta de intervenção, ao conter duas propostas acaba que alguns elementos são deixados de lado como detalhamento e o modo, outra coisa, poderia colocar mais repertórios para dar suporte aos seus argumentos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.