“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, é possível estabelecer uma relação entre as pedras no caminho e as desafios enfrentados na dificuldade do aumento da doação de orgão no Brasil. Nesse contexto percebe-se a configuração de um problema de contorno específicio, em virtude da educação deficitária e da falta de campanha gorvenamental.
A princípio, a educação deficitária caracteriza-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, segundo Kant, “O homem é aquilo que a natureza faz dele”. De acordo com essa perspectiva, se as pessoas não tem acesso à informação séria sobre a doação de orgão no Brasil, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Outrossim, surge a questão da falta de campanha gorvenamental que intesifica a gravidade do problema, Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariarmente, no Brasil, a dificuldade do aumento da doação de orgão não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução da questão.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC deve desenvolver palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desse orgão, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminki, “Em mim, eu vejo o outro”.
DavISA
Olá
Eu não irei atribuir nota na sua redação, pois a primeira correção já foi bem especifica e correta, contudo o seu texto está muito clichê. Parece que você pegou um esquema de redação coringa de outra pessoa e apenas fez algumas adaptações, e isso não é bom. Os corretores do Enem se deparam com milhares de redações com as mesmas citações( da introdução até a conclusão) e isso demostra que o participante talvez nem saiba o que de fato aquele pensamento quer dizer.Filósofos como Kant e Aristóteles são bem validos, todavia a utilização das mesmas frases e premissas desses autores já está enfadonha; e esse trecho “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, eu já olhei em inúmeras redações; e por isso não é muito recomendável se utilizar na introdução, pois o texto já se inicia com algo enfadonho e repetitivo. Utilize esse tempo livre da quarentena para fazer leituras e assistir documentários e filmes sobre determinado tema e somente então escrever uma redação com novos argumentos e dessa forma você vai acumular uma grande bagagem de conhecimento que poderá ser utilizado no dia do exame. Perceba que a maioria das redações nota 1000 fazem referências não somente a Filosofia, mas também sobre fatos históricos, documentários, filmes, músicas, etc.
Sobre a sua proposta de intervenção: caso o seu corretor fosse bem rígido, a nota máxima que você poderia receber seria 80, devido o fato de no decorrer do texto foi elencado duas problemáticas( falta de informação e falha governamental) e na sua conclusão teve a solução, mesmo que falha e generalista, com agente, detalhamento, e efeitos apenas para uma( falha governamental) e para outra teve apenas uma breve e rasa solução: ‘Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminki, “Em mim, eu vejo o outro”.’ nesta não foi citado nenhum agente e muito menos como isso ocorrerá. E por fim, na conclusão não é recomendável fazer citações, pois ao invés de utilizar as linhas para criar uma proposta de intervenção você cita uma frase que não é explicada. Você poderia dizer: ” Destarte, as pedras que Drummond se referia serão gradativamente aluídas(extintas) e colocará o país como referência mundial no que se diz respeito à doação de órgãos.
PhamellaSilva
Olá, EscreverOnlineônicatitto ! Primeiramente, irei colocar pontuação em partes que deveria ter, bem como, letras que faltaram e afins. Isso explica a nota da competência 1, que envolve conhecimento da norma culta da língua portuguesa.
C1- 140: Falta pontuação, há muitas repetições, falta letras em algumas palavras. Sugiro que busque sinônimos para palavras que repete mais de 2 vezes ao longo do texto, como Brasil, que você poderia colocar pais, nação…
“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, é possível estabelecer uma relação entre as pedras no caminho e as desafios enfrentados na dificuldade do aumento da doação de orgão(s) no Brasil. Nesse contexto(,) percebe-se a configuração de um problema de contorno específicio, em virtude da educação deficitária e da falta de campanha gorvenamental.
A princípio, a educação deficitária caracteriza-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, segundo Kant, “O homem é aquilo que a natureza faz dele”. De acordo com essa perspectiva, se as pessoas não t(ê)m acesso à informação séria sobre a doação de orgão(s) no Brasil, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Outrossim, surge a questão da falta de campanha gorvenamental que inte(n)sifica a gravidade do problema,(.) Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariarmente(Contrariamente), no Brasil, a dificuldade do aumento da doação de orgão(s) não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução da questão.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC deve desenvolver palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desse orgão, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminki, “Em mim, eu vejo o outro”.
C2-160: Você compreendeu a proposta, está correta a estrutura e você trouxe um conhecimento, que é o gancho com citações de filósofos. Fora isso, não há gancho com outras areas do conhecimento. Trazer 3 citações, acaba sendo o mesmo tipo de conhecimento, entende? Tente alternar com ganchos históricos, algum dado, algum conhecimento de livros, filmes, documentários…
C3-120: Seus argumentos são voltados apenas para a falta de apoio governamental. Não acha que existe mais alguma coisa nisso? A ignorância também pode vir por parte do que consumimos( a mídia, por exemplo). Além disso, o meio que estamos inseridos, as tradições que carregamos…
C4- 140: Mecanismos linguísticos envolvem conectivos bem colocados para deixar o texto coeso. Isso você fez, mas fica claro que alguns estão colocados de maneira errada, ou mal pensada.
C5- 100: Sua proposta de intervençãoresponde as perguntinhas (quem? O quê? Como?). Mas, está dentro do senso comum. Palestras é típico para toda redação, tente sair do comum, trazer algo inovador. Além disso, como seu texto trouxe um único argumento com roupagem diferente de um parágrafo pra outro, sua conclusão ficou também voltada só para o governo, proposta governamental e tal.
Problemas que envolvem a ignorância da sociedade, pode ter agentes múltiplos. Tente sair do esperado.
Nota: 660
Espero ter ajudado. ABS.
Danielberg
Na minha perspectiva
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160 pts
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 200 pts
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80 pts
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultura 160 pts
Nota: 740 pts