” A anomia é a condição social em que as normas reguladoras de comportamento perderam sua validade”. Essa frase de Danherdof representa de modo atemporal que a questão da dificuldade do acesso ao Sistema Público de Saúde representa um estado de anomia, em virtude da negligência estatal e ausência de políticas públicas para o combate desse imbróglio, haja vista o ordenamento jurídico brasileiro.
Em primeiro lugar é necessário destacar que a Constituição Federal de 1988, promulgada com base nos Direitos Humanos, prevê a saúde como preceito fundamental, contudo o próprio poder estatal, pela carência de políticas públicas fere a legislação. Isso porque os hospitais são frequentemente sucateados por políticos liberais que pregam pelo pagamento de tarifas para utilização desse bem essencial e manutenção da vida. Logo percebe-se uma das causas do problema.
Em segundo lugar, vale ressaltar que na série Sob Pressão que retrata as situações precárias enfrentadas pelos profissionais de saúde e pacientes em um hospital público, devido a ausência de infraestrutura. Por esse ângulo a ficção representa a realidade brasileira, onde médicos e pacientes tende a lidar com esse cenário caótico, uma vez que, a vida humana e o respeito não se validam.
Diante dos fatos supracitados é mister que o Ministério da Saúde tome medidas para amenizar o problema, com a implementação de verbas. O poder executivo deve rever os investimentos na saúde brasileira e fiscalizar os hospitais para afirmar as suas inóspitas situações. A fim de efetivar cidadania e respeito a vida dos pacientes ademais qualidade de vida.
RobsonFonsecaJR
Olá,
Ótimo texto, tema atual e interessante.
Com relação à correção,
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
– 120 –
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
– 140 –
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
– 200 –
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação
– 160 –
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
– 160 –
Comentário :
Texto bom, mas com erros leves recorrentes e um ou outro grave, no quesito gramática. Melhore sua pontuação.
Fora isso, apresenta um bom repertório.
pedrokkim
INTRODUÇÃO
Usou muito bem o repertório sociocultural, ele se encaixou muito bem no tema e as palavras, conectivos e tudo mais estão ótimos.
Só uma coisa, que é pessoal minha, usar palavras difíceis pode ser complicado, então como dica eu diria para tentar um vocabulário mais simples e objetivo.
DESENVOLVIMENTO
O primeiro argumento, foi colocado de uma maneira muito boa. O único lugar que eu dedicaria mais atenção seria na última oração do parágrafo.
No segundo argumento, ele ficou um pouco raso, acredito que se tivesse contextualizado mais poderia ficar bem melhor e mais convincente o seu ponto de vista. Tome cuidado, pois teve alguns erros gramaticais nesse parágrafo.
CONCLUSÃO
Faltou bastante coisa nela, como um detalhamento maior e o modo como as ações seriam executadas. Foque em responder todas as 5 perguntas, agente, ação, modo/meio, detalhe e finalidade. Assim uma conclusão com pontuação máxima será certeza.
matteus
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 160
5. Conclusão = 200
ANGELMUSIC
Olá,
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
– 120
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 120
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-160 . (PROPOSTA DE INTERVENÇÃO MEDIANA ) .
ENCONTREI A PRESENÇA DE ERROS GRAMATICAIS LEVES, PORÉM NÃO VOU LEVAR EM CONSIDERAÇÃO.
* PARABÉNS CONTINUE ASSIM :^)
Jenyferconceição18
COMENTÁRIOS:
v COMPETÊNCIA 1
160 pontos Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
v COMPETÊNCIA 2
120 pontos Desenvolve o tema por meio de argumentação PREVISÍVEL (senso comum) e apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
v COMPETÊNCIA 3
160pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, LIMITADOS aos argumentos dos textos motivadores e POUCO organizados (projeto de texto com falhas), em defesa de um ponto de vista.
v COMPETÊNCIA 4
120 pontos Articula as partes do texto, de forma MEDIANA, SEM inadequações, e apresenta repertório POUCO DIVERSIFICADO de recursos coesivos.
v COMPETÊNCIA 5
120 pontos Elabora, de forma MEDIANA, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto porém pouco diversificada.