Iniciante

Dificuldade da inclusão de autistas na sociedade brasileira

  • 0

A série “The Good Doctor” relata os problemas vividos pelo Dr. Shaun Murphy no contexto de um grande hospital norte- americano. Fora da ficção, o preconceito vivido pelo protagonista autista está amplamente relacionado ao comportamento social hodiernamente, tanto pela desinformação, quanto pela inércia governamental em relação ao assunto.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar como o pensamento passivo da sociedade contribui para o preconceito referente aos autistas. Desse modo, Gilberto Freyre, em sua obra ” Casa-Grande e Senzala “, afirma que durante a formação colonial as diferenças eram vistas com repulsa. Diante da afirmação do escritor, percebe-se a constante atitude discriminatória da sociedade atual, alimentada pela falta de informação acerca de transtornos como o autismo.

Outrossim, o negligenciamento do governo está intimamente ligado as dificuldades da inclusão de autistas na sociedade brasileira. Nesse sentido, o filósofo Aristóteles desenvolveu o conceito de isomeria- capacidade de os indivíduos se adaptarem as necessidades dos outros, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido ao baixo investimento na área da educação, os professores são despreparados para lidarem com situações na sala de aula, de modo a envolver indivíduos autistas. Ou seja, a carÊncia de escolas adaptadas para esse grupo de pessoas, gera posteriormente um empecilho na inserção no mercado de trabalho e na esfera social.

Em síntese, medidas devem ser elaboradas visando mitigar o impasse em questão. Logo, para instruir e informar a população, urge que o Ministério da Saúde- responsável pela saúde no país, por meio de verbas governamentais, atue em palestras voltados para o tema de transtornos mentais e suas consequÊncias na vida dos afetados. Ademais, urge que o Ministério da Educação- encarregado de assuntos sobre o ensino, em parceria com o governo, promova, através  de reuniões, a melhor formação da equipe pedagógica com propósito de prepará-la para certas situações que englobem os autistas. Somente assim, será possível consolidar o conceito de Aristóteles e fomentar a inclusão por meio do respeito e da educação.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: excelente citação utilizada e apresentação da sua tese.
    Desenvolvimento 1: você inseriu uma citação e falou sobre ela em defesa do seu ponto de vista.
    Desenvolvimento 2: você inseriu uma citação filosófica e comparou como acontece aqui no brasil, comprovando uma notável diferença.
    Conclusão: ficou muito bem elaborada, com o agente, ação e a finalidade. Dica: medidas de conscientização como reuniões e palestras não tem um peso maior do que as medidas que envolvem ações voltadas à prática em si. ;)

    • 1
  2. Olá, querida!
    Fico feliz em corrigir o seu texto.
    C1: 160
    Estrutura sintática boa e poucos desvios.
    C2: 160
    Abordagem completa do tema.
    C3: 120
    Projeto de texto com falhas mas com informações, fatos e opiniões desenvolvidos em algumas partes.
    C4: 200
    Presença constante de elementos coesivos e raras inadequações.
    C5: 200
    5 elementos válidos, parabéns! (Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento)
    TOTAL: 840
    COMENTÁRIOS:
    – Sugiro que de mais atenção à semântica.
    Continue escrevendo. A prática é a chave para o sucesso!

    • 1
  3. Não sou boa em correção de redações mas vou dizer o que achei da sua redação.
    Adorei a escolha do tema, na introdução você poderia trabalhar mas a série que você citou pois do modo que você a colocou ficou desconexa.
    Gostei da suas escolhas de interveção.
    Os usos de conectivos ficaram perfeitos em todos os parágrafos, e vírgulas e pontos todos bem colocados.
    E acho que você poderia trabalhar mais a questão da ajuda que a população poderia oferecer se soubesse mais sobre o autismo

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.