Iniciante

Dificuldade da entrada e permanência de jovens no mercado de trabalho

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O mercado de trabalho vem ficando cada ano mais exigente. As empresas buscam profissionais experientes que venham somar para empresa, assim, os jovens ficam para trás. Além do mais, o custo de aquisição de um velho experiente e um jovem inexperiente ficam na mesma faixa etária, desse jeito as empresas optam pela experiência.

Se tivesse a oportunidade para jovens entrarem no mercado de trabalho o quadro de desemprego poderia ser diferente. Se empresas passassem a investir no programa Jovem Aprendiz o percentual de estudantes que trabalham aumentaria , desse jeito jovens passariam a ganhar experiência quando mais novos. Cerca de 16% de estudantes de 16 à 18 anos trabalham, tal número poderia crescer muito mais se ocorresse investimento no programa.

A empresa terá resultados positivos do programa. A convivência de jovens e profissionais experientes é algo muito vantajoso, pois irão trabalhar no mesmo contexto profissional, compartilhando conhecimentos e buscando objetivos comuns, desse jeito, o jovem ganha experiência.

Portanto, o Governo de Estado deve incentivar empresas a utilizarem o programa Jovem Aprendiz. A taxa de desemprego para jovens iria ter uma queda brusca, que acarretaria em vantagem gigantescas para as empresas e principalmente para jovens que podem entrar e permanecer no mercado de trabalho.

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4 Correções

  1. • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 140
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 140
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
    • Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 100
    • Nota final: 620

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  2. A introdução é onde nós chamamos a atenção do leitor para o tema, fazendo com que tenha curiosidade em ler a continuação. Sua introdução está dando muitas informações óbvias e superficiais. A redação não apresenta tese definida, o desenvolvimento não tem presença de argumentos, e sim propostas de intervenção.

    C1= 100 REVISE GRAMÁTICA
    C2= 90 ESTUDE SOBRE A ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
    C3= 70
    C4= 70
    C5= 100 A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PRECISA SER DETALHADA. ALÉM DISSO, EVITE USAR TERMOS COMO “CONSCIENTIZAR”. DÊ PREFERÊNCIAS PARA AÇÕES MAIS COMPLEXAS E EFICAZES.

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  3. Oi, tudo bem? Eu fui bem honesta e até dura na correção, eu ia corrigir de uma forma mais agradável para não te deixar magoado, mas sei que apenas com uma correção séria você poderá saber todos os seus erros e melhorar cada um. É isso. Beijinhos, aí:
    Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Bom, vamos lá. A repetição de palavras como “experiência”, “experiente” e “empresa” é constante, você precisa achar alguns sinônimos… Além disso, existem lugares que exigem vírgulas e que elas estiveram ausentes em seu texto. Também é perceptível marcas de oralidade. Dica: ao invés de “desse jeito” prefira “dessa forma” ou semelhantes e ao invés de “ficar para trás” busque expressões ou palavras mais formais.
    Nota: 80 (demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando vários desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita)
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    A estrutura do gênero dissertativo-argumentativo é tese, argumentação e conclusão/proposta de intervenção. Você deu sua tese no primeiro parágrafo, mas o restante do texto estava falando sobre o programa Jovem Aprendiz, o que seria uma proposta de intervenção. Com isso, sua redação não apresentou argumentos que defendessem sua tese, com exceção aos dados dos 16% dos jovens empregados. Ainda assim, era melhor você ter mencionado a fonte, pois o dado perde um pouco a credibilidade sem ela. Entendeu o tema da redação.
    Nota: 40 (desenvolve o tema de maneira tangencial ou apresenta inadequações ao tipo textual dissertativo-argumentativo)
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Não houve defesa do ponto de vista, como já disse anteriormente.
    Nota: 0 (apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista)
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Podia estar melhor relacionado o texto, sinto que algumas partes não foram muito bem relacionadas com o restante.
    Nota: 120 (articula as partes do texto, com algumas inadequações nos recursos coesivos)
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Você não mencionou o meio, como a proposta seria feita, faltando alguns detalhes. Mencionou mais sobre os resultados que a proposta traria do que o seu desenvolvimento, além disso, seria mais interessante uma proposta realmente inovadora e não de investir num programa já existente.
    Nota: 80 (Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto)

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  4. Na introdução você deveria ter iniciado com uma afirmação mais consistente, a sua afirmação é muito clichê. Deveria ter apresentado mais argumentos, seus argumentos ficaram muito redundante(repetição), faltou conectivos para amarrar as ideias(coesão) e não há crase antes de números cardinais ou ordinais (segundo parágrafo, 16 a 18 anos, é uma preposição e não tem artigo).

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