Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade

  • 0

Antes de mais nada, o modelo da minha redação segue o modelo do banco do Brasil, onde não há necessidade de conclusão com alternativas claras e sustentáveis para a solução do problema abordado, dito isso, segue a redação:

 
No filme “The Takeover”, um grupo de hackers invade e rouba dados do servidor de uma empresa de ônibus autônomos, a fim de repassá-los ao governo chinês. Embora seja uma obra fictícia, a produção cinematográfica possui grande semelhança com realidade atual, uma vez que apresenta os riscos de falhas na segurança digital. Logo, torna-se necessária a discussão sobre a importância da proteção de dados e o direito à privacidade.

Em primeiro lugar, cabe destacar que muitas vezes as pessoas possuem uma falsa sensação de segurança na internet, visto que, ao longo do tempo, criou-se uma normalização do uso de dados por empresas, a fim de facilitar programas de marketing e algoritmização online. Na frase “Uma das principais características da cultura é tornar normal o que não é”, Leandro Karnal explica bem o porquê das atitudes supramencionadas.

Ademais, não fica totalmente clara a segurança dos dados armazenados na rede, tendo em vista o alto número de crimes cibernéticos sofridos, principalmente, no Brasil, que em 2021, segundo a consultoria alemã Roland Berger, ficou na 5º colocação de países que mais sofrem ataques cibernéticos no mundo. Além disso, muitos sites tornam o compartilhamento de dados obrigatório, desta forma o usuário não tem alternativa caso queira utilizá-los.

Diante disso, faz-se necessária a busca de alternativas que possam trazer mais segurança aos dados privados e melhorar regulamentação o uso dos mesmos pelas empresas. Além disso, torna-se indispensável a não obrigatoriedade do compartilhamento de dados, a transparência quanto ao uso dos dados e de seu armazenamento, tendo em vista que todos têm direito à privacidade e a escolha de compartilha-la ou não.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está muito boa, parabéns.
    A única coisa que mudaria seria o primeiro paragrafo de desenvolvimento, colocaria a frase de Karnal primeiro e logo após explicaria sua utilização. Mas em quesito de correção do Banco do Brasil, ela com certeza está acima da nota necessária.
    Boa sorte!

    • 1
  2. alguns pontos:

    i. Seu texto tem conexão entre parágrafos e boa fluidez, além de problematizar o tema (segurança digital) ao longo de toda a redação, o que é algo positivo

    ii. Apesar de sua menção ao formato proposto não exigir proposta de intervenção, achei curioso que tu tenha mencionado algumas ideias. se por um lado isso enriquece o texto, por outro eu pensei aqui com meus botões: realmente se fazia necessário? talvez um fechamento com algo do tipo “… se faz necessário refletir sobre a questão proposta e etc…” serviria. enfim, não sei exatamente o quê o BB exige em sua banca

    iii. No segundo parágrafo, o termo “venda de marketing e algoritmização online” poderia ser expandido. em seu lugar, escreveria um pouco sobre propaganda direcionada, venda de dados, entre outros que são o problema central discutido em seu texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.