Diferenças regionais

  • 1

Consoante com o sociólogo Emily Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico, por ser assim, como esse, composta por partes que interagem entre si, desse modo, para que esse organismo seja coeso e harmônico, implica em certas circunstâncias, entretanto, essa ideia vai de encontro com a atual realidade do Brasil, uma vez que, percebe-se que há muitas diferenças regionais, na qual, as regiões Norte e Nordeste são as menos favorecidas e as demais têm mais oportunidades. Nesse cenário, convém analisar essa situação de falha governamental e suas consequências.

A princípio, no atual panorama que o país se encontra, o Poder Público nada faz ou realiza o mínimo possível para tentar reverter esse fato. Por esse ângulo, a Constituição Federal do Brasil de 1988, declara que o Estado precisa assegurar direitos indispensáveis à toda população, no entanto, é visto discrepância de perspectiva de vida entre as regiões brasileiras e uma das principais causas é a lacuna governamental. Assim, o governo não está cumprindo com seu objetivo como está previsto na constituição, seja por desinteresse dos governantes ou por não saberem como gerenciar um país o melhor possível.

Ademais, essa realidade gera consequências preocupantes. Por esse ângulo, o que era para ser, na prática, um país homogêneo com as regiões se desenvolvendo na mesma intensidade, o que se observa, na verdade, é que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão bem mais desenvolvidos comparativamente à Norte e Nordeste, com as melhores ofertas de trabalho e remuneração, melhor acesso à saúde, educação, moradia, entre outros. Logo, o Brasil, é um lugar heterogêneo com a desigualdade regional no alto patamar, tudo fruto de um sistema político ineficaz e pouco estruturado.

Portanto, em vista da posição tomada, o governo deverá desenvolver políticas públicas para o crescimento e melhores condições de vida para todas as regiões, por meio de liberação de verbas e participações de agentes competentes a fim de erradicar ou diminuir consideravelmente as diferenças regionais. Dessa maneira, é provável que gradualmente no cenário brasileiro esteja mais harmônico no que diz respeito o que foi abordado anteriormente.

Compartilhar

2 Correções

  1. A introdução ficou bem contextualizada, no entanto faça períodos não tão extensos como esse primeiro parágrafo.
    Os parágrafos de argumentação estão bem esclarecidos, só tenho uma ressalva nesse ponto aqui ” o que se observa, na verdade, é que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão bem mais desenvolvidos comparativamente à Norte e Nordeste, com as melhores ofertas de trabalho e remuneração, melhor acesso à saúde, educação, moradia, entre outros.” acho melhor trazer uma fonte que comprove isso, pois talvez o corretor entenda como argumento de senso comum.
    A proposta tem os 5 elementos.

    • 0
  2. Sua introdução ficou boa vc contextualizou o tema trazendo dados, mas vc pode melhorar
    citando frases, de pessoas importantes…
    Seu desenvolvimento teve um começo sem palavras que ligam a introdução, busque conectivos que liguem os parágrafos.
    Segundo desenvolvimento vc esclareceu bem.
    Conclusão ficou excelente apresentou muito bem os quatro elementos de proposta de intervenção…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.