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Diferenças e hierarquias nas atuais relações de gênero no Brasil

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Corrigir de acordo com o Enem.

 

Na democracia ateniense só era consideração cidadão e com direito ao  voto, homens gregos, filhos de pais atenienses e livres, excluindo assim as mulheres, os escravos e os estrangeiros. No entanto, evidencia-se que desde a antiguidade é excluso a participação da mulher na sociedade, citando caso análogo, na atualidade as mulheres lutam pela igualdade de gênero e maior participação na sociedade. Diante de tal declaração, medidas devem ser tomadas para alterar essa situação.

Em primeiro plano, sabe-se que a sociedade intitula a mulher como “sexo frágil” e na divisão sexual do trabalho as mulheres ficam a cargo reprodutivo e ambiente privado, como cuidar da casa e da família, e o homem a cargo do trabalho produtivo no ambiente público, o que acaba desvalorizando o potencial da mesma.“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”,  esse é um trecho da obra da escritora Simone Beauvoir, que faz uma crítica a opressão e desvalorização da mulher. Diante do exposto, pode-se verificar a importância da participação da mulher no mercado de trabalho.

Ademais, outro fator a salientar é a objetificação da mulher, a banalização de sua imagem, ou seja, a sua aparência vale mais do que qualquer outro aspecto que a define como  indivíduo.Uma consequência dessa objetificação são  assédios e violências, embora exista um avanço após a promulgação da Lei Maria da Penha, ainda é necessário ampliar a proteção as mulheres por meio de políticas públicas.De acordo com o site G1, uma a cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência na pandemia no Brasil, isso mostra que muitas vezes essa violência acontece dentro de casa, vindo de parentes ou alguém conhecido, declarando também a importância de se denunciar. Desse modo , essa problemática deve ser resolvida com urgência para que diminuam os efeitos.

Portanto, urge, que a desigualdade de gênero seja superada no manto social. Em razão disso, é necessário que o Governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos, visando combater o sexismo e reforçando a ideia de que ” homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. Dessa forma dispondo de tais medidas em prática, pode- se modificar o futuro de toda sociedade brasileira.

 

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  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 140

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 140

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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