Diagnostico tardio de autismo

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“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se como obstáculos sempre foram presentes na história da humanidade. Hodiernamente, a ONU é o órgão que tenta suprimir todos os entraves das sociedades humanas, por isso ela, assim como os seus países-membros, adotaram uma nova política global: a Agenda 2030, no qual propõe 17 objetivos que visam o progresso mundial. Contudo, o Brasil ainda está distante da realidade ideal, uma vez que persiste na Pátria um precoce diagnóstico autista, descumprido o objetivo 3 – saúde e bem-estar – da ODS. Esse cenário antagônico é fruto do estereótipos sobre o autismo, bem como da negligência das esferas pública. Sobretudo, tais problemas precisam ser compelidos para que seja acatado as diretrizes instituídas pela ONU e alcançar o desenvolvimento.
Em primeiro plano, é de suma importância destacar como a continuidade do senso comum da idade média indubitavelmente influencia na problemática. Afinal de contas, nesse período a liberdade de expressão era extremamente limitada, além, claro, dos inúmeros tabus que faziam parte da sociedade. Porém, como afirma o teórico social Foucault, na obra “História da Sexualidade”, as pessoas tem uma tendência nata de tornar um tabu tudo que causa desconforto, e essa é uma característica de todas as sociedades humanas, em todos os momentos da história. Em razão disso, inúmeros estereótipos se formam a cerca das doenças mentais e, consequentemente, as famílias ou os próprios doentes rejeitam a sua condição e não procuram tratamento, por conta desse julgamento ignorante da sociedade.
Em segundo plano, é fulcral pontuar que o óbice deriva também da baixa atuação dos setores governamentais. Afinal, mesmo que em teoria a Constituição Federal, promulgada em 1988, afirme no Art. 196º, ” A saúde é direito de todos e dever do Estado.” Na prática esse decreto não é funcional, pois o a medicina psicológica ainda é bastante ineficiente no Brasil, além do difícil acesso ao tratamento, gerando assim uma precária saúde pública na Nação. Desse modo, faz-se mister a reformulação da postura estatal urgentemente.
Dado o exposto, é notório a necessidade de destruir as pedras que contribuem para o tardio diagnóstico autista no Brasil. Primordialmente, a escola juntamente com a mídia, como setores de difusão da informação, devem propagar dados científicos sobre o autismo, por meio de campanhas televisivas e palestras no ambiente escolar, visando diminuir a ignorância popular, elevando seu senso crítico, inspirando-se sempre na célebre frase de Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Paralelamente, o Estado, como órgão de poder civil, tem a obrigação de melhorar a saúde pública, por meio de profissionais qualificados e distribuídos de forma regular pelo território nacional, objetivando um tratamento eficiente de todos com patologias, fazendo jus a frase de Thomam Hobbes “o estado é responsável pelo bem-estar do povo”. Sobretudo, a consumação de todas as providências é improrrogável para garantir todas as diretrizes instituídas pala ODS, que é a única maneira de alcançar a verdadeira “Ordem e Progresso” que rege a bandeira e tirar as pedras do caminho do desenvolvimento.

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2 Correções

  1. c1 – Através tem o significado de: “por meio de…” no sentido de instrumento, dando o impressão de atravessar algo. Evite sua utilização e utilize o “por meio de” para não arriscar.
    Cuidado com a pontuação e concordância, ex: ….bem como da negligência das esferas pública.
    c2 – No primeiro parágrafo, focar apenas na apresentação das teses a serem defendidas, pois nos parágrafos de desenvolvimento você vai trabalhar esse ponto.
    c2 – Evite o uso de mais de um repertório sócio-cultural no 1º parágrafo, pois vc precisa fazer uma redação com 30 linhas, ok?
    Vc disserta e argumenta muito bem, não alonga os períodos e utiliza com fluidez os conectivos, o que dá mais leveza na leitura do texto.
    A sugestão dos alunos nota 1000 é a redação em 4 parágrafos sendo:
    O 1º para a introdução com 3 períodos (no máximo 6 ou 7 linhas)
    No 1º período, coloque seu repertório sócio cultural, conecte-a ao tema e apresente suas teses (no seu caso “o diagnóstico tardio” e a “negligência das esferas públicas” no 2º período
    Aí no 3º vc fecha com com a retomada do tema: ex: , Nesse sentido, torna-se imprescindível o envolvimento dos órgão públicos no sentido de viabilizar o diagnóstico precoce do Autismo…..
    Vc tem um ótimo repertório de conectivos e os utilizou muito bem.
    c1 “a cerca” não é separado, assim tem outro sentido
    Nos 2º e 3º parágrafos, a sugestão é de 7 a 9 linhas e 3 ou 4 períodos
    No 1º período resuma a sua tese, no segundo utilize o repertório sócio cultural e no 3º faça um fechamento argumentativo, para evitar que o mesmo fique muito na dissertação (citações)
    O 4º parágrafo é a conclusão e vc tem que utilizar no máximo 6 ou 7 linhas
    Vc iniciou muito bem, atendeu ao 5 elementos: Agente, Ação, Por meio de, Finalidade, e Descrição. Segundo os estudiosos no assunto, ao cumprir essa “regra de ouro” vc garante os 200 no c5, mas reforço, na minha opinião, os parágrafos estão ficando muito longos e lhe expõe aos erros de c1 e prejudica a fluidez do texto.
    c3 e c4 vc vai muito bem, pois, como citei, tem o excelente repertório sócio cultural, utiliza muito bem os conectivos e argumenta com muita fluidez. (só não use mais o Através, ok?)
    Dá uma olhada nos vídeos de Lucas que vc vai longe…… (aluno nota 1000 onde mostra a técnica dela em fazer a redação e também mostra, em outro vídeo, os detalhes da própria redação).
    Arrumando e sintetizando bem o texto você chega aos 900, tranquila!
    Parabéns e obrigado pela sua correção da minha redação.

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  2. Para começar, você não fez uso dos parágrafos. Quando fizer uma redação, faça 1 parágrafo para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para conclusão, respectivamente.
    Foi interessante também, o uso da citação no início da introdução, porém você começou a fazer uma introdução expositiva sobre a ONU e não, necessariamente sobre o tema em si.
    Atente -se também para o os seus argumentos. Fora isso, você chegará lá.
    Não desista! Nós só podemos melhorar com a prática. Bjos!

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