Deve haver limite para as pesquisas científicas?

  • 2

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ciência nazista, por meio de seus experimentos cruéis, usou de cobaias humanas para a validação da superioridade genética do povo alemão. Atualmente, mesmo que a comunidade científica já tenha derrubado essa suposta afirmação da existência de um genoma étnico-humano superior aos demais, os resultados das experiencias elaboradas pelos cientistas alemães nesse período, estão sendo reaproveitados para o auxílio na salvação de vidas. Neste sentido, deve-se debater se as pesquisas científicas precisão ou não serem limitadas pelos fatores do avanço tecnológico e do papel da ciência no meio social.

Primeiramente, é preciso entender que com as invasões tecnológicas advindas de longas contribuições e estudos científicos, a sociedade passou a experimentar novas formas de se comunicar, transportar e se relacionar. Contudo, em seu livro, Homo Deus, o escritor israelense Yuval Harari exemplifica que, mesmo com a tecnologia fornecendo ao homem um certo grau de conforto e confiabilidade, ela pode ser direcionada para a fabricação e disseminação de uma superbactéria mortal sobre a população de um determinado país. Dessa forma, as contribuições científicas podem possuir duas faces opostas, a da produção de auxiliadores para o bem estar social e a da produção de meios para a destruição do mesmo, assimilando-se, assim, a ciência nazista.

Além do mais, com o mundo submerso no processo de globalização, as inovações da ciência passam por uma divulgação nunca vista antes em sua história. Dentre elas, está a capacidade de modificação do genoma humano, descoberta pelo cientista chinês He Jiankui, para o extermínio de doenças hereditárias de um futuro ser. Porém, isso poderia ser usado para a restruturação estética humana, uma vez que a sociedade cria padrões de beleza que inferioriza seus indivíduos.
Portanto, deve-se haver, sim, limites sobre as pesquisas científicas, já que a ciência também faz parte da estrutura social, podendo influenciá-la. Para isso, a Organização das Nações Unidas, deve, por meio de seus mecanismos administrativos, criar políticas constitucionais em consenso com países investidores de tecnologia de cunho bélico e biológica, que estabeleçam a proibição do uso dos meios do conhecimento que possam ameaçar a integridade física atual e futura dos indivíduos da sociedade humana. Sendo assim, a ética no campo da ciência será mais uma vez fortalecida.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Carlos, tudo bem ?? :) Vou corrigir sua redação mais detalhada, por parágrafos, pode ser? Se eu errar em algum aspecto, você me corrige, combinado? =)

    INTRO
    –> retire a vírgula: “alemães nesse período[,] estão sendo”
    –> “precisão” é uma urgência ou algo realizado com excelencia, o correto seria “precisam”
    –> “neste sentido” -> “nesse” [est: ideia que você ainda vai introduzir; futuro | ess: retomada à ideia que você ja introduziu; passado]

    🔺para decorar: es{t}: fu{t}uro | e{ss}: pa{ss}ado🔺

    –> a estrutura da sua introduão está perfeita!

    D1
    –> “primeiramente” não é um termo considerado de coesão pelo inep, prefira começar o seu d1 com “sob tal viés, é licito postular…”
    –> “advindas de longas contribuições e estudos científicos” deve estar isolado entre virgulas, por se tratar de uma frase explicativa
    –> ausência de crase: “…[à] ciência nazista.”
    –> sua argumentação está escelente! você trouxe um repertório pertinente e soube problematizar muito bem em cima da citação, sem perder o foco da temática e priorizando sua opinião, parabéns!

    D2
    –> “restruturação” -> “reestruturação’
    –> da mesma forma que seu D1, você soube filtrar muito bem o espaço para a citação e a sua opinião, no qual uma não anulou o desenvolvimento da outra, isso é muito bom, pois além de demonstrar seu posicionamento, revela a organização do seu texto

    CONCLUSÃO
    –> ação: criar políticas constitucionais em consenso com países investidores de tecnologia de cunho bélico e biológica
    –> meio/modo: por meio de seus mecanismos administrativos
    –> agente: Organização das Nações Unidas
    –> finalidade: a ética no campo da ciência será mais uma vez fortalecida
    –> detalhamento: que estabeleçam a proibição do uso dos meios do conhecimento que possam ameaçar a integridade física atual e futura dos indivíduos da sociedade humana

    –> retome a alguma parte do seu texto (a guerra mundial ou a algum dos autores que você citou)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 940

    • 3
  2. Bom, sua redação está boa, parabéns! Primeiramente, gostaria de deixar claro que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Sua introdução está boa, começou com um repertório sociocultural, mostrou o tema e evidenciou sua teses. Acredito que deixar as duas teses na introdução pode facilitar sua escrita, apenas uma dica. Cuidado com o uso dos pronomes demonstrativos, você colocou “Neste sentido, deve-se debater”, o correto é “Nesse sentido”. Partindo para seus parágrafos de desenvolvimento você seguiu muito bem a estrutura: tópico frasal, argumentação\explicação e consequência. Por fim, sua proposta de intervenção encontra-se com os 5 elementos, parabéns. Um dica que eu te dou é você fechar seu texto com uma leve retomada do repertório abordado na introdução, para mostrar que seu texto é circuito, além de mostrar para o corretor que você fez um ótimo projeto de texto. Então, a seguir nota por competência:
    I-160 Percebi alguns erros de pontuação, cuidado!
    II-200
    III-200
    IV-160
    V-200
    Total: 920
    Parabéns, tenho certeza que com alguns ajustes você pode sim chegar aos tão sonhados 1000, continue praticando e saiba que tu vai longe. Precisando pode contar comigo, bons estudos!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.