Detrimento da coletividade em prol do individualismo

  • 1

A coletividade é um recurso que se utilizado adequadamente, promove à sociedade melhorias nos âmbitos sociais, econômicos e políticos. Entretanto, atualmente o caráter individualista das pessoas têm se sobressaído aos interesses do coletivo.

Presentemente, pode-se associar o motivo desse conflito ao acúmulo de riquezas, no qual uma pequena parcela detém posse de grande parte dos bens financeiros. Apesar do Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos declarar que “Todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direito”, a concentração de capital permite que os interesses da minoria sejam atendidos, mesmo em detrimento das necessidades do grupo majoritário, já que é representado por indivíduos que foram excluídos da cidadania dos direitos que deveriam ser assegurados à todos.

A busca pela consciência coletiva é o intuito daqueles localizados nas camadas mais ínfimas da hierarquia social, manifestada nos dias de hoje. Segundo Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, “Não existem esforços inúteis quando empregados em prol da coletividade.”, dessa forma, os oprimidos encontram como resposta para a sobrevivência as manifestações, podendo alcançar até cunho agressiva, mesmo sabendo que a tentativa de dar voz às suas exigências venha a se tornar mais motivos de opressão. Contudo, são essas práticas que evidenciam a determinação da sociedade em transformar as divergências de interesses em uma harmonia social, visando o desenvolvimento conjunto.

Portanto, a união de interesses é fundamental para a execução do avanço social. Todavia, esse quadro apenas será atingido quando cada indivíduo perceber as necessidades de outrem, caso contrário, a perspectiva é que a desigualdade seja ainda mais abismante.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, dando uma olhada em sua redação eu observei uns erros e gostaria de alertá-lo.

    Introdução – Está faltando seus argumentos e tente substituir a palavra “atualmente” por “hodiernamente”, fica melhor Falta uma vírgula bem na frase “… recurso que, se utilizado adequadamente, …”

    D1 : Está bom, sua argumentação está ótima.

    D2 : Falta um conectivo no começo –
    Outrossim, Ademais, Em segundo lugar, entre outros.

    Conclusão : cadê a proposta de intervenção ? Fez dois ótimos parágrafos de argumentação, todavia não expões nenhum dos cinco elementos que é pedido : agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento.

    Mas está boa sua redação, só a conclusão que deixou a desejar. Detalhe : você poderia zerar a competência 5 do Enem por essa razão.

    • 1
  2. Oi espero ajudar
    .
    Obs gerais: sua intro esta fraca faltou vc contextualizar melhor o problema e ja mostra sua tese. E a conclusão está incompleta.
    .
    C1- 200
    .
    C2- 160 (faltou aproveitar melhor os repertórios que vc trouxe)
    .
    C3- 120 (a sua intro não esta organizada e nem a sua conclusão.
    .
    C4- 160 (carencia de conectivos no começo dos parágrafos)
    .
    C5- 40 ( praticamente, não tem proposta e intervenção)

    • 1
  3. Olá
    Procure detalhar mais sua introdução, ficou pequena e com pouco detalhamento, e tente fazer uma antecipação argumentativa com seus dois argumentos, um de cada desenvolvimento, respectivamente.
    Seu primeiro desenvolvimento foi bom, com uma fundamentação bem marcada. Já o seu segundo desenvolvimento, poderia ter começado com um conectivo.
    Procure detalhar mais sua conclusão, com propostas mais marcadas e detalhadas.
    Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.