Desrespeito ao ECA: como lidar com essa questão?

  • 0

A novela “Avenida Brasil” retratou a vida de algumas crianças que viviam em um “lixão”, sem acesso à educação, lazer, dentre outros direitos que deveriam ser assegurados pelo ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente. Analogamente à ficção, existem crianças e adolescentes que estão sendo privados de seus direitos, além disso, há a questão do trabalho infantil, resultado da desigualdade social, que também desrespeita o ECA.

Em primeiro lugar, ainda que tenha sido estabelecido há três décadas, o ECA não cumpre seu papel, haja vista a existência de jovens que não frequentam a escola e não possuem seus direitos básicos. A exemplo disso, podem-se citar os casos de crianças que ficam em semáforos, pedindo por dinheiro ou comida. Inegavelmente, essas crianças não estão usufruindo de seus direitos.

Em segundo lugar, no Brasil por ser um país o qual a desigualdade social é predominante, pessoas advindas de famílias de baixa renda muitas vezes precisam trabalhar desde cedo, podendo começar até mesmo na infância. Devido a isso, programas governamentais de auxílio financeiro dedicados a famílias em vulnerabilidade, como o Bolsa Família, exigem a matrícula das crianças que compõem o nicho familiar em escolas. Entretanto, não é suficiente, visto que não solucionou o problema e ainda se vê crianças que não frequentam a escola.

Portanto, é de extrema necessidade que o ECA seja respeitado, afinal, as crianças são o futuro da nação. Com isso, urge ao Governo Federal, através do MEC (Ministério da Educação), a criação de políticas públicas, a fim de assegurar, não só a educação, como todos os direitos das crianças e adolescentes. Além disso, também é responsabilidade do Governo Federal o apoio a ONG’s e projetos sociais voltados às crianças e aos adolescentes, assim como o programa Criança Esperança, que colabora com projetos destinados à educação e lazer de jovens. Desse modo, o ECA fará jus ao seu propósito e garantirá um ótimo futuro às futuras gerações.

Compartilhar

3 Correções

  1. Trocar (“haja vista a existência de jovens que não frequentam a escola “)
    Em vista que, existem muitos jovens que não frequentam a escola
    De maneira que existem muitos jovens
    (“A exemplo disso”)
    Neste exemplo, deve ponderar que .

    Obedece as normas de introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão. Não prescisa ser normal apenas ser coerente com o argumento defendido.

    • 0
  2. Em primeiro lugar, ainda que tenha sido estabelecido há três décadas, o ECA não cumpre seu papel, haja vista a existência de jovens que não frequentam a escola e não possuem seus direitos básicos. Os casos de crianças que ficam em semáforos, pedindo por dinheiro ou comida. Inegavelmente, essas crianças não estão usufruindo de seus direitos.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.