Segundo a idéia planetária de Hans Johns “o homem tem o dever moral de preservar a natureza para futuras gerações”. No entanto, ao observar os índices elevados de desperdício de alimentos, é notório que, tal pensamento não tem sido executado com ênfase na prática. Nesse sentido pode-se afirmar que, a má gestão de alimentos e a falta de conscientização agravam essa situação.
Em primeira análise, deve-se ressaltar que o problema advém na maioria das vezes no transporte ou manuseio. Uma vez que, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que cerca de 1/3 do que é produzido, é perdido no caminho entre a colheita e o freguês, correspondente a 1,3 bilhões de toneladas. Portanto fica claro que a má gestão de alimentos é o maior causador do problema.
Ademais é fundamental apontar a falta de conscientização como impulsionador desse impasse. Logo que, conforme um estudo realizado pela universidade federal de Goiás (UFG) 40% do desperdício está localizado nas centrais de abastecimento, supermercados e consumidores. Desse modo, é incontestável que há falta de conscientização dos comerciantes e clientes.
Em virtude dos fatos mencionados é evidente que medidas são necessárias para combater tais obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo, por meio de ONGS, deve concientizar as pessoas, com o objetivo que o desperdício diminua. Além de que, deve-se fazer leis, a fim de que haja multas para altos niveis de desperdício. Para que assim possa-se cumprir o dever moral de preservar a natureza para as futuras gerações.
Matheus Mello
Sua introdução está boa, com a contextualização e explicação do tema. Sua tese é clara.
No seu desenvolvimento, tente tornar seus repertórios mais produtivos e argumentar melhor em cima deles, não apenas cotas dados. Isso impulsiona sua nota na competência 2.
Sua conclusão apresenta a proposta de intervenção. Entretanto está incompleta, faltando o modo/meio e o detalhamento.
C1 – 160
C2 – 120
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 120
Nota: 720
Nardenia Alves
bom, sou apenas uma estudante, então vou dizer conforme o que sei.
•achei ótima a introdução
•quem você citou
•li e achei muito bom
•domínio mediano na linguagem
•o desenvolvimento podia ter sido melhorado
•a conclusão ficou meio que incompleta
.
.
.
.
.
.
.
•fora isso, ficou bom.
•com treino vai melhorando mais.
•desculpa não dá nota, é que tô tentando ficar agora kk:)
• seus textos são bons de ler.
Leticiaaspomberg
Sua introdução está boa com uma contextualização do tema e uma tese clara
Tente argumentar mais no desenvolvimento do seu texto
A sua conclusão está boa , mas faltou especificar MEIO/MODO e detalhar mais a sua proposta de intervenção.
em geral seu texto está bom , só tente argumentar mais !
C1:160
C2: 100
C3:140
C4: 140
C5: 100
Nota: 640
Lívia de Fátima Chaves Moreira
Competência 1: 160
Competência 2: 100
Competência 3: 140
Competência 4: 140
Competência 5: 100
NOTA: 640
Achei ótima sua introdução, contextualizou bem o tema, de forma clara e sucinta. Já o desenvolvimento faltou desenvolver melhor a argumentação, você apresenta dados que confirmam suas teses, mas não faz uma argumentação muito consistente. Com relação a conclusão: faltou especificar e detalhar sua proposta de redação. Quando for fazer a proposta tente sempre responder as seguintes perguntas: O que deve ser feito? Quem deve fazer? (especificar a entidade) Como deve ser feito? Qual a finalidade? Lembrando sempre de relacionar sua proposta com o restante do texto.
[email protected]
C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
ponto de vista. 80.
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 80.
C5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
assunto. 40.
Total: 480
pedroenz0
C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
ponto de vista. 80.
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 80.
C5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
assunto. 40.
Total: 480