Iniciante

DESMATAMENTO E SURGIMENTO DE NOVAS DOENÇAS

  • 0

DESMATAMENTO E SURGIMENTO DE NOVAS DOENÇAS

As amplas queimadas que ainda continuam nas florestas tropicais da região Amazônica, assim como em partes da África e do sudeste Asiático, especialistas expressam preocupação com a saúde de quem vive às márgens do desmatamento. Todavia temem que as florestas do nosso planeta deem origem à próxima pandemia.

Contudo os mosquitos não são os únicos animais capazes de transmitir flagelos mortais aos humanos.Na verdade 60% das novas doenças infecciosas minifestadas em seres humanos – como HIV,o Ebola e o Nipah, todas originadas em animais, sendo, em sua maioria animais silvestres.Muitos dos vírus habitam seus hospedeiros florestais de forma inócua, porque esses animais evoluiram junto com tais vírus.Outrossim com o desmatamento os seres humanos, porém, podem transformar-se em hospederios envoluntários de patógenos ao se aventurarem o habitat florestal.

“Estamos mudando completamente a estrutura da floresta”,observa Carlos Z.Torrelio,ecologista especializado em doenças da ECOHEALTH ALLIANCE.Embora os incêndios florestais estejam se tornando mais intensos e maiores do que constumavam ser,, resultando em uma área de de queima mais homogênea, que além de provocados por incêndios naturais, as florestas precisam enfrentar incêndios iniciados pelo homem, de forma intencional e acidental; acarretando diversos problemas ambientais e sociais: a perda da biodiversidade, o aumento dos gases de efeito estufa e a diminuição de territórios de populações tradicionais.

Além disso as ações de controle e prevenção do desmatamento realizados pelo Ministérios do Meio Ambiente seguem as diretrizes instituidas pelos Planos de Ação para Prevensão e Controle do Desmatamento no Brasil e em especial protegendo a Amazônia, citamos também o Programa de Política Nacional de Educação Ambiental – Lei 9795 de  1999,art1 ,que visa a educação ambiental – dando à comunidade consciência da realidade global entre o homem e a natureza.Com isso instruir desde o jovem na sua instrução inicial valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido à transformaçao superadora dessa realidade.

Compartilhar

1 Correção

  1. As amplas queimadas que ainda continuam nas florestas tropicais da região Amazônica, assim como em partes da África e do sudeste Asiático, especialistas expressam preocupação com a saúde de quem vive às márgens do desmatamento. Todavia temem que as florestas do nosso planeta deem origem à próxima pandemia.
    Contudo, os mosquitos não são os únicos animais capazes de transmitir flagelos mortais aos humanos.Na verdade 60% das novas doenças infecciosas minifestadas em seres humanos – como HIV,o Ebola e o Nipah, todas originadas em animais, sendo, em sua maioria animais silvestres.Muitos dos vírus habitam seus hospedeiros florestais de forma inócua, porque esses animais evoluiram junto com tais vírus.Outrossim com o desmatamento, os seres humanos, porém, podem transformar-se em hospederios envoluntários de patógenos ao se aventurarem o habitat florestal.
    “Estamos mudando completamente a estrutura da floresta”,observa Carlos Z.Torrelio,ecologista especializado em doenças da ECOHEALTH ALLIANCE.Embora os incêndios florestais estejam se tornando mais intensos e maiores do que constumava ser, resultando em uma área de de queima mais homogênea, que além de provocados por incêndios naturais, as florestas precisam enfrentar incêndios iniciados pelo homem de forma intencional e acidental, acarretando diversos problemas ambientais sociais, perda da biodiversidade, o aumento dos gases de efeito estufa e a diminuição de territórios de populações tradicionais.
    Além disso, as ações de controle e prevenção do desmatamento realizados pelo Ministérios do Meio Ambiente seguem as diretrizes instituidas pelos Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Brasil e em especial protegendo a Amazônia. Citamos também, o Programa de Política Nacional de Educação Ambiental – Lei 9795 de 1999,art1 ,que visa a educação ambiental – dando à comunidade consciência da realidade global entre o homem e a natureza.Com isso instruir desde o jovem na sua instrução inicial, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido à transformaçao superadora dessa realidade.
    Muito bom.
    Cuidado com a gramática e com a vírgula.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.