DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS

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  Segundo Kapferer \” o boato é a mídia mais antiga do mundo\”, evidenciando assim, que a propagação de informação, seja ela verídica ou falsa, sempre coexistiu nas sociedades. Hodiernamente, com a globalização e o aumento expressivo da tecnologia, observa-se o surgimento e a intensificação das variantes dessa prática remota, tal como, as fake news e a desinformação, que pautadas em fatores sociais, econômicos e culturais promovem problemas que abrangem desde a política até o indivíduo como cidadão.

   Enquanto exerce seu papel, de acordo com a palestra de Isabela Pimentel oferecida pelo canal History channel,  que é o de criar uma notícia falsa para cumprir determinado objetivo,  as fake news podem gerar interferência na política, promovendo a acensão de partidos corruptos ou autoritários que governarão para seu próprio benefício e, posteriormente, interferirão na vida da sociedade a seu comando. Um exemplo deste fato, foi a ascensão de Trump para presidente e suas medidas governamentais.

  No entanto, além das fake news, a desinformação também gera consequências, tais como, o não exercício da cidadania, por não saber direitos e deveres de um cidadão, além da propagação de caus na sociedade, como acontece, por vezes, na presença de pandemias. Estes transtornos surgem, pois se pautam em notícias desatualizadas ou incompletas, o que segundo Ana Paula coelho, deve-se em parte pela grande quantidade de conteúdos absolvidos quanto pela falta de interesse em busca das informações pela população.

  Com base no exposto, portanto, são necessárias medidas para atenuar essas problemáticas, tais como: o Ministério da Educação promover a capacitação de professores de sociologia e filosofia em educação midiática, afim de que este termo, seja implantado nas escolas e universidades; A população desenvolver, através da prática de checagem das informações ao seu alcance, utilizando-se para isso, de aplicativos disponíveis e de questionamentos quanto as informações recebidas, um papel de senso crítico, minimizando com isso, as mazelas causadas pela fake news e desinformação.

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3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Gostei bastante da sua introdução, onde explicou de forma conceitual e direta sobre o assunto, e sua conclusão que deu uma solução sobre o problema atual pegando no pé da educação e necessidade de professores foi muito promissória. Porém, o desenvolvimento, embora teve umas citações interessantes, se tornou muito vaga. Deu a impressão de que foi algo corrido e acredito que se o texto fosse mais detalhado, teria um desenvolvimento muito bom. Também há alguns erros de pontuação, como no trecho: seja implantado nas escolas e universidades;a população desenvolver”. A utilização de ponto e vírgula é prejudicial a essa parte do texto por não ser condizente com o tipo. Poderia trocar para “e universidades. Também é necessário que a população desenvolva…” Ou outros termos.

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  2. Essa correção foi editada.

    Olá Isabella, tudo bem ?
    Gostei muito da sua redação muito bem apresentada, sua introdução bastante interessante bem direta ao ponto sem muitas delongas, sua argumentação ficou um pouco vaga poderia ter ter sido um pouco melhor, poderia ter explorado muito mais esse mundo pois o assunto escolhido é muito amplo.
    Sua conclusão no entanto segue bem estruturada e bem colocada com pontos que realmente podem fazer a diferença no final o uso de palavras diferentes foram bem colocadas e coesas moldando assim uma ótima conclusão.
    Continue assim e tente melhorar alguns pontos assim você irá longe!

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  3. BOA redação, mas abordou de forma muito sucinta o desenvolvimento, dica: aprofundar mais. Apesar de ser este o caminho da problemas sociais, quando você escreveu, e não abordou de forma analítica fica parecendo que isto não tem muita importância. Portanto, melhores os desenvolvimentos. :D
    Introdução e conclusão muito boas.
    Alguns pequenos erros de pontuação e acentuação.

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