Desigualde Social, Glória de Poucos e Sacrifício de Muitos

  • 0

A desigualdade social é um trágico fenômeno que está presente em todos os lugares e momentos, porém de um modo quase invisível para uma parte social não afetada. Dentre os inúmeros agravantes, destaca-se a ameaçadora divisão proveniente do sistema capitalista.

Assim como em todo o mundo, no Brasil as influências do capitalismo deixam um rastro com dois sentidos opostos, enquanto uma marca fortalece as expansões econômicas, políticas, de mercado e do privado, a outra acumula as medidas importantes que deveriam ser criadas para a melhoria de todos. Um povo sem o básico, educação, saúde, alimentação e segurança não é capaz de crescer e se desenvolver.

Para que possa haver a glória de um grupo fechado, toda a população restante é sacrificada, perdem-se as motivações para mudar, pois quanto menos se recebe maior se torna a dependência dos superiores.

Mudanças significativas apenas serão possíveis com a ajuda do poder público, com o aumento de incentivo em quem realmente precisa, dando o básico para quem não o possui e estimulando a busca por mais qualidade e direitos iguais a todos os cidadãos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde!!!!!!
    Não sei se o modelo do texto se trata do modelo pedido pelo Enem, se sim, vou tentar fazer algumas observações.
    O modelo exigido pelo Enem é o dissertativo argumentativo, seu texto está um pouco expositivo, senti falta de algum repertório sociocultural para sustentar seus argumentos. Além disso, tente prestar atenção na estrutura do texto.
    Se o texto não se tratar do modelo exigido pela banca do Enem, perdão pelo equívoco!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.