DESIGUALDADES SOCIAIS E CIDADANIA NO BRASIL

  • 2

As desigualdades sociais entre os cidadãos ainda é um problema persistente no Brasil. Bem como podemos ver na música Acende a vela do cantor Filipe Ret: “Só tô vendo rico ficando mais rico e pobre ficando mais pobre”. Desse modo, é evidente que esse trecho traz uma representação da realidade atual, apresentando uma diferença de classes existente na sociedade, que ocorre devido às raízes históricas e poucas oportunidades de trabalho.

A princípio, é certo que essa questão não se trata apenas dos anos atuais, mas carrega consigo todo um processo histórico, como ocorria após a abolição da escravidão, meados de 1888. Com todos os escravos libertos, a elite europeia negava-se a conviver no mesmo grupo que os africanos, a partir desse conflito, inicia-se a desigualdade social daquele tempo. Atualmente, não é diferente, já que há uma separação entre grupos com uma maior renda e poder político e grupos com uma renda menor e sem autoridade. Dessa forma, percebe-se que o problema não se resume só a teoria, é necessário buscar maneiras de reverter essas diferenças e preconceitos de posições sociais.

Além disso, vale acrescentar a falta de oportunidade de trabalho e formas de ganho lucrativo. A indústria, apesar de bem desenvolvida ainda não possui a capacidade de garantir serviço e sustentação para todos os brasileiros, de acordo com G1. De modo, que cause uma porcentagem considerável do empobrecimento da população e a dependência do poder público.

Em virtude dos fatos mencionados, é de suma importância que seja apresentado soluções para vencer esse obstáculo. Assim, cabe ao governo ampliar o setor da indústria brasileira, por meio de investimentos na construção de fábricas e empresas de grande porte, para que o desemprego diminua cada vez mais e a população seja inserida no mercado de trabalho, com garantia de uma cidadania plena e direitos iguais para todos, contrariando o cenário refletido por Filipe Ret.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200

    Nota final: 760, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 7
  2. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200

    Nota final: 760, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 1
  3. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 200
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 200
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 200
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto: 160
    Total: 920
    Não sou profissional da área.

    • 1
  4. Ficou muito boa sua redação, mais em alguns pontos da pra melhorar, como por ex, vc poderia ter abordado a questão escravista logo no início e depois ressaltar a letra da música no desenvolvimento e também ter colocado entre aspas o nome da música. Você poderia ter abordado mais a questão da cidadania logo na introdução, como a conquista de direitos, por exemplo o direito ao voto, nem todos tinham n mas ficou bem colocado no seu texto as questões de desigualdades. Na sua intervenção, eu senti falta da retomada do tema; toda intervenção vc deve relembrar a problemática, assunto da redação e logo em seguida trazer a solução.
    c1 – Domínio da norma padrão da língua portuguesa – 200
    C2 – Compreensão da proposta de redação. 160
    C3 – Seleção e organização das informações. 160
    C4 -Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 200
    C5 -Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. 160
    Nota 880

    • 1
  5. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 760

    • 1
  6. Oláaa, tudo bem? Primeiramente, gostaria de te parabenizar, já li um texto seu do ano passado e sua escrita melhorou muito. Gosto de reescrever a redação para que ela se encaixe nos argumentos apresentados aqui. Peço que você abra a página de sua redação para visualizá-la com a correção. Ademais, tudo que foi exposto aqui tem relação com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

    ♡ Introdução:

    – Bom uso de referência artística, a arte, ao contrário da mídia, pode ser mais verdadeira no relato de fatos como a desigualdade, censura, etc.
    – A sua intro está estruturada (C3): Trouxe no 1º período o problema, no 2º referências e no 3º fez uma analogia entre a referência a e realidade, além de apresentar as duas causas [teses] por trás do problema em questão.
    – Por meio do uso da palavra “problema”, você demonstra que não concorda com o tema.
    – “diferença de classes” bom, as classes existem, principalmente, porque nosso sistema propõem isso. A desigualdade social como debate deste tema foca na cidadania, logo, é mais sobre uma disparidade enorme em que algumas pessoas não conseguem ter o básico, enquanto outras têm coisas desnecessárias. Você dizer que as classes existem por causa de um legado histórico é meio q ?? Sabe? As desigualdade por legado histórico OK

    Uma única observação (C2): o tema é “desigu.. socia… E CIDADANIA..”
    1. É importante relacionar a desigualdade com os direitos. No momento pós-referência, cê poderia ter colocado, “é evidente que …, impactando nos direitos da população, que ocorre devido” ou “impactando no papel cidadão desses indivíduos..”.
    1. Você compreendeu o tema, mas quem estiver lendo talvez não compreenda, ainda que seja um corretor ultra profissional, isso já aconteceu muito comigo kkkkk.
    2. É importante sempre citar todo o tema, não pode haver brecha na C2. Isso ainda impede que você cometa este mesmo erro em outros temas.

    ♡ Desenvolvimento 1: “raízes históricas”

    [Estrutura necessária para desenvolvimento: retomada da tese; repertório; desenvolvimento de fato; conclusão do desenvolvimento;]
    – (C3) É perceptível a sua tentativa de retomada da tese no início, no entanto, está rasa. Você menciona a tese e já fez relação com o repertório, tudo em um mesmo período. O ideal seria mencionar a tese em um período e mencionar o repertório em outro (como no D2). Parece que isso é meio loucura da minha cabeça, tentando achar erros, mas juro que não é.
    – Repertório. Aqui, o repertório é FUNDAMENTAL, considerando que sua 1ª tese fala justamente sobre contexto histórico. Entretanto, ele não está bem desenvolvido.
    1. Ainda que o repertório esteja bom até “a partir desse conflito”, o final desse período não é nada esclarecedor. Seria interessante trocar “desigualdade social” por uma explicação, por exemplo, citando que para os negros sobraram moradias escassas, poucos trabalhos bem remunerados e coisas assim. Isso é essencial, também, pra não haver repetição de palavras.
    2. O tema fala sobre o Brasil, não sobre o Continente Europeu. Veja bem, o problema não é trazer um repertório de outro lugar e relacionar com o Brasil, o ponto é que após isso cê fala “Atualmente, não é diferente”, dando a entender qual é a situação da Europa nos dias de hoje, sendo que o foco é a realidade do Br.
    3. Legado histórico. O legado histórico é basicamente ações do passado influenciando o futuro. “Atualmente, não é diferente, já que há uma sepa…”. O problema desta parte em questão não é sobre estar incompreensível, mas sim pelo fato de que não há uma relação com o passado. É importante utilizar “Consequentemente, hoje, há uma se…” “Atualmente, como consequência, há uma…”,
    4. “O problema não se resume só na teoria”, mas em nenhum momento você falou sobre teoria versus prática. É evidente que este seu último período foi criado com a intenção de concluir seu d1 e ficou ótimo, ainda q tenha usado o lance da teoria, entretanto, “dessa forma” não é o melhor, da ideia de explicação e o ideal é resumir o que foi dito : “em resumo”, “em síntese”, “em suma”. É o significado do conectivo, sabe?

    ♡ desenvolvimento 2: poucas oportunidades de trabalho.

    Comentário: Todas as teses precisam ser desenvolvidas. Não faz sentido para o leitor você dizer que X e Y causam tal doença e só desenvolver X, neste caso nem precisaria falar de Y então.

    – Tese. Aqui você consegue visualizar o que foi dito no D1 sobre a tese, percebe que ela está em um único período? Entretanto, faltou adicionar em que ela atua. “falta de oport.. e formas de ganho lucra.. no que tange à disparidade de realidades entre os brasileiros…”. Isso é uma retomada completa.
    – Repertório. Você pode desenvolver primeiro e colocar o repertório depois pra sustentar aquilo que cê disse ou colocar o repertório e depois desenvolver em volta dele. Aqui, compreenda, você desenvolveu, de certo modo, sobre a indústria, falando que ela não tem capacidade de gerar empregos e, logo depois, sustentou isso trazendo um dado do G1. Essa foi a minha interpretação lendo o texto, mas tenho quase certeza de que na realidade cê já trouxe todo esse aglomerado como sendo apenas repertório.
    – Além disso, dizer que o G1 disse isso também é raso. Em qual matéria foi isso? De que ano?
    – No final, você diz que isso empobrece a população, mas essa fala é extremamente rasa, é necessário desenvolver: como a falta de emprego afeta a população? é pq as pessoas não conseguem pagar as contas assim? elas conseguem ter água para tomar? conseguem se alimentar? e os itens de higiene, eles possuem dinheiro para comprá-los?
    – Contradição. “Causando a dependência do Poder Público (letra maiúscula)”, então essas pessoas estão recebendo salário do Governo? mas cê disse que elas eram pobres! É preciso desenvolver isso, mencionando que elas recebem um salário baixíssimo, que não é suficiente, que aquelas que trabalham “de verdade” recebem mais, causando uma diferença no modelo de vida, etc.
    1. Se esse seu último período foi escrito para ser a conclusão, está ótimo, mas como no d1, o “de modo” indica explicação e não resumo do parágrafo. Ademais, se esta for mesmo a sua conclusão, cê não desenvolveu o que disse nos períodos anteriores.
    – Em nenhum momento deste parágrafo cê fala sobre desigualdade, nem relaciona com ela, nem fala sobre cidadania.

    ♡ conclusão: cê deve resolver os 2 problemas, mas essa frase gera meio que um desconforto, tipo “meu deus, não tem espaço”, mas tudo se ajeita. Além do mais, a sua tese 1 é legado histórico e a 2 é emprego. Logo, cê fez a coisa certa ao escolher o emprego e falar que isso vai devolver os direitos das pessoas.

    [Estrutura: retomada das teses; agente; ação; modo; objetivo; detalhamento; conclusão do texto;]

    – Retomada das teses. “É de suma importância que sejaM apresentadAS soluções para…” Isso não é uma retomada de tese. “Ah mas fulano fez assim” mas não é. Eu também utilizava isso antes. Agora, parece que eu to tentando achar erros e mais erros, mas quando cê ver uma verdadeira retomada de tese, vai entender.
    – Governo, Ministério, tudo tem letra maiúscula.
    – Após a tese cê seguiu certinho, tem agente, ação, modo, objetivo e não tem detalhamento, nem conclusão. Além disso, cê colocou tudo em um mesmo período GIGANTE. Eu compreendi que no final você finalizou, o uso de cidadania plena e direitos e filipe ret, mas isso deveria estar em um período só.
    – Não há conectivo de finalidade e conclusão no final.
    – Aqui você fala sobre cidadania, mas mesmo assim cê não falou dela na intro.

    Considerações finais:
    * Eu percebo que cê compreende a estrutura, mas é necessário analisar tudo o que foi dito aqui e comparar com o texto, fazer isso até mesmo ao olhar redações exemplares.
    * Uso de conectivos. Ao escrever a redação, deixe uma lista com conectivos ao seu lado. “Ah quero concluir meu d1 agora”, então busque em sua lista conectivos de conclusão.
    * Vírgulas. Pesquise em vídeos do Youtube o uso de vírgula em redações, aos poucos tudo vai dando certo.

    Repertório:
    Quando alguém diz que cê precisa utilizar um filme, uma música, uma frase ou uma série para ele, saiba que seu leque de opções é bem maior. As vezes, uma citação não é suficiente pra comprovar o que cê tá falando.
    Na intro, cê pode mencionar um fato do passado, um obra de arte, um caso real, uma explicação histórica, uma explicação médica (psicológica), entre MUITOS OUTROS. Busque ler outras redações, para saber como iniciar uma intro sem conhecer nenhuma citação ou filme.

    * Você utilizou os repertórios certos em cada parágrafo, na minha opinião cê não precisa colocar a escravidão na intro, como mencionado em outra correção. O uso de arte para exemplificar a realidade dos brasileiros é perfeito, já que nós sabemos que as grandes mídias estão ligadas com as altas classes.
    Ademais, o uso da escravidão no d1 é imprescindível, já que neste vc justamente fala sobre legado histórico.

    Reescrita:


    A presença de desigualdade social é um problema persistente entre os brasileiros. O cantor Filipe Ret, em sua música “Acende a vela”, evidencia isto: “só tô vendo rico ficando mais rico e pobre ficando mais pobre”. Logo, é crucial a análise das desigualdades como empecilho da efetiva cidadania no Brasil, a qual ocorre, sobretudo, devido às raízes históricas e, além disso, as poucas chances de trabalho.


    Em um primeiro momento, deve-se analisar de que forma o legado histórico influencia na disparidade social entre os seres. Nesse sentido, com a abolição da escravidão, em 1888, não houve, no Brasil, recursos políticos para amenizar a discrepância existente entre o capital dos ex-escravos e dos escravistas. Com efeito, considerando que não tinham bens materiais, muitos homens tiveram que voltar a trabalhar para seus antigos senhores, recebendo uma baixa remuneração. Assim, enquanto os que já possuíam um patrimônio seguiam lucrando, os negros investiam todo o seu salário em alimentos e no aluguel para abrigar-se. Por consequência, esta desarmonia atingiu também as gerações seguintes, haja vista que seus pais ex-escravos não tiveram condições de angariar valores para a herança, e este ciclo se mantêm até hoje. Em suma, ao privar os africanos de seus direitos, o Governo da época impediu a ascensão destes homens, influindo, diretamente, na realidade atual.

    Comentários:
    1. Usei esta tese da falta de money devido a parte onde cê fala de “maior renda”.
    2. Este foi o argumento que EU usei, não existe uma fórmula, apenas estruturei utilizando a retomada de tese, uso de conectivos que façam sentido e conclusão do parágrafo.
    3. Relacionei o passado com o presente.

    ♡ Desenvolvimento 2

    Outrossim, vale ressaltar a pouquidade de empregos oferecidos no que tange ao papéis cidadãos. Dessa forma, ainda que a Constituição garanta que todos os brasileiros têm direito à qualidade de vida, o cenário é outro. Tal conjuntura pode ser elucidada por uma matéria realizada em 2020 pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, do IBGE, na qual foi constatado que a taxa de desemprego está em 14,7%, sendo que o ideal é estar em 4%. Dessa forma, ao não conseguir trabalhar, o indivíduo não consegue suprir suas necessidades como, por exemplo, os pagamentos de água, alimentação, moradia e transporte. Por consequência, há uma desigualdade entre o estilo de vida da população, tendo em vista que uma parte consegue ter acesso aos itens básicos, ao passo que a outra não. Em síntese, ao não disponibilizar renda para todos os cidadãos, o Governo negligencia a lei criada pela Constituição.

    Comentários:
    1. Não utilizei seu foco da indústria porque não concordo kkkk, a verdade é que elas são desenvolvidas sim, a não contratação ocorre por outros fatores.
    2. O G1 é uma fonte muito vasta, atende todos os lugares do mundo. Como aqui eu utilizei o IBGE, que é justamente o instituto BRASILEIRO, não foi necessário falar que a pesquisa é do Br


    Nesse viés, tanto a herança histórica, como a escassez de trabalho atuam como fatores decisivos para a escassa cidadania presente no corpo social. Logo, cabe ao Poder Público ampliar o setor da indústria brasileira, com o objetivo de inserir a população no mercado de trabalho e garantir que todos tenham os mesmos direitos. Esta ação deve ser feita através de investimentos na construção de fábricas e empresas, além disso, as obras devem ser fiscalizadas por profissionais para não haver danos futuros. Ademais, de modo a evitar fraudes, este ato deve ser supervisionado pelo Tribunal de Contas da união. Assim, gradativamente, os efeitos das desigualdades sociais na cidadania no Brasil, serão atenuados.

    Comentários:
    1. Perceba que aqui não há um único período inteiro.
    2. Aqui, tanto a fiscalização, quanto o tribunal de contas são detalhamentos.
    3. Fechamento. A proposta nunca deve ser definitiva. Sempre devemos usar coisas como “gradativamente” e “atenuado”.
    4. Retomada da tese no início: mencionei as teses e como elas afetam o tema.

    Bom, foi isso, leia com gentileza, foi feito pra te ajudar!!!!
    Se quiser tirar alguma dúvida me chama no Instagram: @_andreiadelima

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.