Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade, esse fato decorre pela má distribuição de renda e pela falta de investimento em áreas sociais, o que por consequência resulta em uma população cada vez mais inferior a minoria que detém os recursos. Com a quarentena que estamos enfrentando desde meados de Março de 2020, a desigualdade social vem crescendo progressivamente tornando ainda mais importante a discussão sobre o assunto.
Primeiramente, é interessante citar o isolamento social que é uma medida de prevenção para a propagação do Covid-19, com ele houve principalmente a inatividade da maioria dos comércios e industrias, fazendo com que muitas pessoas percam sua fonte de renda. É compreensível que essa medida seja indispensável entretanto, as famílias que moram nas periferias e que estão mais vulneráveis a aglomerações são as que mais precisam trabalhar para pagar suas contas. A realidade de confinamento social entre as famílias mais carentes e as nobres são completamente diferentes, enquanto uma delas trabalha com home office e busca formas de lazer para passar o tempo, a outra precisa sair de casa para trabalhar por não ter outras opções para se manter financeiramente, colocando em risco a sua saúde e a das pessoas que moram com ela.
Ademais, os estudantes também foram afetados por conta da nova forma de estudar: Á distância. Um dos principais desafios enfrentados pelos alunos é a falta de acesso a internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad, 2018) uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso á internet e se caso essas pessoas tem internet, uma grande parcela delas não tem um computador próprio ou precisam dividir o celular com outros membros da casa dificultando ainda mais esse novo método de estudo e gerando desinteresse pela educação.
Portanto, para mudar esse cenário faz-se necessário que o Governo junto ao Ministério Público do Trabalho e os Direitos dos Trabalhadores e o Ministério da Educação façam campanhas de auxilio tais como: vagas de trabalho home office, bolsas auxilio, comerciais de conscientização sobre maneiras de estudar em casa, entrega de livros e atividades aos estudantes e verificassem se as pessoas realmente estão recebendo essa ajuda. Assim, colaborando para a diminuição do problema.
obs: Minha primeira publicação aqui, espero que possam me dizer o que preciso melhorar e o que posso mudar nas minhas futuras redações. Obrigada.
Anderson Carmo
Olá, tudo bem
Avaliando sua redação como iniciante, presumo sua colocação muito boa. Porém, a organização apesar de estar coesa, deriva ser mais enquadrada trazento em palta, mais conjunção alinhada para sua tese. Elaborar seu texto de forma descrita embasando fatos, tende a ser mais aprimorado em conctividade com sua própria idealização textual. Mas parabéns
Cristina Perroni
Oii boa noite…sua redação esta bacana suas idéias sao boas…você precisa focar na estrutura da redação..Também sou iniciante e estou estudando a estrutura…na conclusão basta colocar 2 agentes de intervenção e 2 soluções pra que o texto fique limpo e de fácil entendimento..continue treinando e estudando, você vai longe….
Rafildees
Olá. Sua Redação está muito boa. Você distribuiu bem seus argumentos ao longo do D1 e D2. No entanto, recomendo que explore mais os conectivos, se possível sobre o tema, pois sua abordagem sobre “desigualdade social: passamos por isso?” Foi focado somente na pandemia, quando poderia ter sido mais abrangente.
Desculpe qualquer coisa,
Espero ter ajudado.
Laurarodriguesdt
primeiramente, eu nao sou profissional e isso é so minha opnião. Mas eu senti falta da tese no começo, tenta melhorar na introdução, segundo eu achei seus argumentos bons. minha dica é a dica que me deram, leia redação nota mil e tenta usar conectivos e citações coringa, faz sempre do mesmo jeito ate pegar uma nota alta
Dudanascitto
C1; 200 (Em relação á norma culta eu não vi defeitos).
C2: 80 ( Acho que você fugiu um pouco do tema. Não está errada sua colocação da desigualdade social em cima da quarentena, mas pensa comigo, a desigualdade social é um prolema enfrentado por vários milênios, e com certeza existem fatores que contribuem para isso muito mais do que a pandemia do covid 19 que é algo atual. Você abordou muito isso, e eu enquanto leitora senti falta do resto. Você só não zerou a competencia porque indiretamente foi citada a desigualdade social).
C3: 120 ( Nessa competncia você também perde pontos por ter fugido do tema proposto, mas caso o tema fosse “efeitos da covid-19” os argumentos foram bem colocados).
C4: 120 ( Faltou maior exploração dos conectivos da sua redação. Pense em usa-los no início de todas as frases).
C5: 120 ( Faltou detalhamento da proposta de intervenção. Você só falou o que, mas se lembra que tem que ter” oqu? como? onde? para que? que resulta em que?” tente rspondr todas essas perguntas na intervenção).
LucasalFelipe
Redação muito boa, simples e direta, a forma como evidenciou o problema usando o fator da epidemia foi muito interessante, nos evidenciando duas causas desse problema. A sua proposta de intervenção foi muito boa, apresentando várias medidas que podem ser tomadas, o que mostra um bom entendimento do tema e visão para as soluções. Parabéns, continue assim.