Desigualdade social no Brasil: um desafio a ser superado

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    O Artigo 5 da Constituição Brasileira diz que todos são iguais perante a lei, com direito à igualdade, à segurança e à propriedade. Entretanto, esses direitos são violados, uma vez que há dificuldades, enfrentadas principalmente pela sociedade miserável, sem o devido apoio governamental. Assim sendo, diversas medidas precisam ser tomadas para tentar combater esse problema, incitando uma maior atenção do Poder Público, juntamente aos setores socialmente engajados.

   Em primeira análise, vale destacar que ações de ignorância por parte dos governantes em relação às minorias não é um advento da contemporaneidade. Sófocles já nos contou de tal façanha na pessoa de Édipo que, diante das atrocidades contra sua nação e família, preferiu cegar-se a enfrentar a situação caótica em que estavam. Não obstante, no Brasil, frente o problema de criar alternativas para diminuir a desigualdade social, os governos preferem ignorar o fato a criarem leis que protejam os direitos desta parcela da população. Isso se ressalta frente aos problemas enfrentados pela parcela miserável sem a devida assistência governamental.

    Em segunda análise, ressalta-se que algumas ações já foram tomadas, como a criação do Programa Bolsa Família em 2003, que transfere um pequeno auxílio para famílias que têm baixa renda. Todavia, a medida tomada até então não foi suficiente para inibir essa problemática, quando ainda se encontra pessoas em estado de miséria, vivendo em cortiços. Outrossim, a falta de comunicação dos pais e das escolas com os jovens sobre o assunto é um agravante do problema, aumentando as possibilidades de estes agirem de maneira desrespeitosa.

    Diante disso, para combater a desigualdade social no Brasil, cabe ao Governo intensificar esforços, criando programas de auxílio que cumprirão com os direitos da parcela miserável. Ademais, é necessária a criação de campanhas midiáticas governamentais de conscientização, com o apoio da imprensa socialmente engajada, e a divulgação destas através dos diversos meios de comunicação e das redes sociais, que mostrem a importância de praticarem a igualdade no país. Além disso, a participação das instituições formadoras de opinião é de grande importância para a educação dos jovens conscientizando todos a não praticarem a desigualdade, com as escolas realizando palestras e seminários sobre o assunto e as famílias intensificando os diálogos em casa.

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4 Correções

  1. COMPETÊNCIA I: 200, Não possui nenhum desvio gramatical ou erro sintático que eu tenha visto. Ótima ortografia.
    COMPETÊNCIA II: 160, Ótimo repertório da introdução, porém os outros não foram persistentes e produtivos.
    COMPETÊNCIA III: 80/120, Apresentou uma ótima tese, mas as apresentações do arg1 e 2 na intro ficaram confusos em relação aos desenvolvimentos, parecendo mais agentes de intervenções, identifique mais os problemas como “falta de”, “défice de”, “problema no”, etc. Além do mais, no D2 você jogou um argumento no final sem ter falado sobre ele na intro. Utilize tópicos frasais para uma melhor organização do seu texto (vc esqueceu no D2).
    COMPETÊNCIA IV: 200, Meus parabéns! Você não apresentou nenhuma inadequação ou repetição. Apresentou diversos elementos coesivos inter e intra parágrafos.
    COMPETÊNCIA V: 160, Você apresentou 3 propostas de intervenções, as quais uma delas foi conscientização, que não é válida como ação. A 1º proposta só apresentou agente, ação e finalidade, mas a 2º demonstrou o ação, detalhamento, meio e finalidade, pois o agente da primeira não conta, (governo criar campanha ??).
    NOTA FINAL: 820

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  2. Olá boa noite,tudo bem?Bom,não irei te dar uma nota pois eu ainda sou nova,mas irei te dar algumas observações que podem te ajudar :D

    > A frase ”Sófocles já nos contou de tal façanha na pessoa de Édipo”A parte de já nos contou ficou de forma errada porque tu colocou ‘Nos contou’.OK!Mas,vale lembrar que o leitor que irá ler sua redação pode não ter ouvido falar sobre.Tente deixar mais explicativo e nessa parte tu deveria ter feito a citação de forma indireta,como por exemplo :

    ”De acordo com Sófocles,diante das atrocidades contra sua nação e família,ele preferiu cegar-se a enfrentar a situação caótica em que estavam”

    >No segundo paragráfo você falou sobre a Bolsa familia,porém faltou desenvolver um pouco mais,além do que eu senti uma falta de planejamento de texto,uma tese mais concretizada.

    >Você repetiu a palavra ” miserável” na redação duas vezes,aconselho usar uma palavra com o mesmo sinonimo,pois a repetição de palavras pode te tirar nota.

    >Sua conclusão ficou bastante confusa e incompleta,recomendo que foque apenas em uma intervenção,só em uma e cumprindo todas as regras você é capaz de tirar 200.

    Menção honrosa:Você escreve bem e conhece a estrutura da redação,com a prática tu consegue tirar uma nota boa!

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  3. boa noite, irei corrigir sua redação, contudo não sou uma pessoa bem preparada.

    você tem bons argumentos, conhece a estrutura enem e bom repertório, só que seus argumentos ficaram um pouco deorganizados, tente ser mais objetivo com o que quer falar.

    tente usar sinonimos e pronomes pq tem algumas repetições e pessoas miseráveis ficariam melhor se fossem citadas como baixa renda, classe pobre e outro sinonimos

    voce colocou duas intervenções, só que na primeira vocE não compriu todos os aspectos que o enem pede e isso te faria perde muitos pontos na C5

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  4. Introdução
    – contextualizada
    – problematizada
    – possui teses ( sugiro q vc deixe sua segunda tese mais explícita)

    D1
    “Sófocles já nos contou” -> evite usar “já nos contou”, primeira pessoa e pode te tirar nota
    – foi um ótimo parágrafo, você escreve muito bem e soube utilizar o repertório extremamente bem

    D2

    – senti falta de um tópico frasal no início do parágrafo
    – faltou desenvolver melhor a questão da comunicação pra depois vc fazer o fechamento

    Conclusão

    – faça um tópico frasal retomando brevemente o tema
    – você fez várias intervenções e incompletas, sugiro que faça no máximo duas, uma para cada tese
    Utilizando: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    Ademais, você escreve muito bem e está num ótimo caminho, bons estudos❤️

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