Iniciante

Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

  • 0

Na série brasileira “3%” da Netflix, é abordado um futuro distópico e escasso onde, aos 20 anos, os cidadãos têm uma oportunidade de ascender ao utópico “Maralto” através de uma cruel seleção, mas apenas 3% deles conseguem passar. Analisando a ficção da série, é perceptível sua relação com a realidade do século XXI: o crescente detrimento de grande parte da população mundial e a concentração de privilégios em pouquíssimos indivíduos.

A princípio, é fundamental ressaltar que a marginalização e o empobrecimento da população carente são, comumente, pela desigualdade econômica. Em conformidade com as ideias do sociólogo T. H. Marshall, a cidadania só é plena se em todos os sentidos (civil, político e social) for inerente a todos, alcançando, portanto, a igualdade. Outrossim, tal igualdade seria possível se os necessitados tivessem mais oportunidades, diminuindo a desarmonia financeira, contudo a realidade é que o pobre fica cada vez mais pobre e rico sempre no melhor.

Ademais, o poder e os bens materiais estão concentrados injustamente numa minoria gananciosa, aumentado a desigualdade social. No filme “O Poço” da Netflix, por exemplo, uma plataforma descendente farta de comida alimenta os detentos de uma prisão de andares, mas os que estão nos níveis mais altos comem demais, não sobrando aos próximos. Analogamente, quem possui alto poder aquisitivo consome e enriquece em prejuízo àqueles carecidos, favorecendo a desunião, a desigualdade, a fome, o empobrecimento e a precariedade de sistemas públicos.

À vista disso, cabe ao Estado de cada país se comprometerem a diminuírem a desigualdade social, por campanhas de doação e políticas públicas, com vista à geração de empregos, construção de moradias, investimento em educação, maiores benefícios e incentivo aos ricos de repartirem seus bens – de modo a garantir oportunidades a toda a população. Somente assim, será possível amenizar o quadro atual e diminuir a fatídica desigualdade social que assola o mundo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Creio que sua redação foi de alto potencial, muito bem argumentada, ótimas citações e exemplos. A pontuação foi utilizada corretamente, ritmando sua redação. Os conectivos muito bem apresentados. Seu vocabulário chama a atenção por utilizar sinônimos de palavras que são geralmente apresentadas. Parabéns!

    • 1
  2. Ótima redação, muito bem estruturada, com muitos exemplos, fazendo com que o leitor se interesse para continuar a leitura, você apresenta um vasto vocabulário, dessa forma o texto torna-se mais rico, mostrando que possui uma boa oratória. Os parágrafos estão com uma ótima conexão, e a conclusão traz argumentos muito bem pontuados e defendidos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.