Iniciante

Desigualdade social no Brasil (corrijo de volta)

  • 1

Desde o advento da Revolução Francesa, em 1789, o ideal de igualdade entre os indivíduos tornou-se imprescindível para o progresso de um nação. Conquanto, é indubitável que a desigualdade social presente no Brasil impede com que esse ideal Iluminista seja posto em prática. Logo, convém ressaltar que esse entrave é motivado não só pela acentuada concentração de renda, mas também pela negligência governamental.

 

Em primeira análise, é evidente que a centralização da riqueza compromete a qualidade de vida da população vulnerável financeiramente. Nesse sentido, segundo relatório da ONU – Organizações das Nações Unidas – o Brasil é o 2º colocado no ranking de concentração de renda no mundo. De fato, tal situação contribui para a exclusão social do público com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, pois esses não terão acesso ao básico para sua subsistência, o que colabora para que esses cidadãos recorram a atos ilícitos para a obtenção de recursos. Assim, o resultado agravará o índice de violência urbana e, por conseguinte, perpetuará a grave desigualdade social no Brasil.

 

Além disso, a negligência governamental agrava o imbróglio. Nesse sentido, John Locke, célebre filosofo, em sua obra “Contrato Social”, reitera que o Estado é o responsável por garantir a qualidade de vida da sociedade. Contudo, ocorre que a realidade brasileira destoa do ideal de Locke, uma vez que o número de pessoas desempregadas cresce de forma gradativa, o que reverbera a passividade do Poder Público no que diz respeito à assistência aos indivíduos sem emprego formal, resultando, consequentemente, na dificuldade de realocação desse público no ambiente laboral. Dessa forma, é evidente que a problemática fomenta a segregação social sofrida pela população desprovida de recursos e, outrossim, acentua o índice de famílias desestruturadas no país.

 

Infere-se, portanto, que a desigualdade social no Brasil é um grave obstáculo a ser superado. Por isso, urge que o Ministério da Cidadania invista, por meio de verbas governamentais oriundas da União, em programas de assistencialismo que incluam famílias com baixo poder aquisitivo, isentando tais indivíduos de contas de energia elétrica, água tratada e alimentação, tendo como finalidade a redução da desigualdade social no Brasil e, ademais, a garantia da qualidade de vida de toda população vulnerável financeiramente. Somente assim, os ideais Iluministas da Revolução Francesa serão plenamente respeitados no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. parabéns pela redação, na questão estrutural, não vi erros, só tome cuidado com erros gramaticais e separação de períodos.
    —————————————————————————————————————————-
    C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200
    ——————————————————————————————————————————–
    nota final: 980 parabéns

    • 0
  2. Boa Tarde, não sou nem uma especialista em corrigir redações, então irei avaliar seu texto de acordo com os conhecimentos básicos que tenho no assunto.

    E uma ótima redação, com inicio, meio e fim que apresentam bem o assunto principal e a solução para o mesmo. Mas tem um certo exagero no uso dos conectivos em cada parágrafo tornando a leitura menos fluída. Considerando todos os elementos avaliados em uma redação você fez bom uso da pontuação e das palavras.

    Nota: 960 ou 980

    • 0
  3. Olá, vou analisar sua redação, mas não sou especialista apenas tenho alguns conhecimentos…
    É notável que, sua redação está perfeitamente bem estruturada, sua tese foi bem argumentada, diria que, é uma das melhores que eu já lee.
    Além disso, você utilizou bem os conectivos durante a redação. Mas, na sua introdução tem um pequeno erro, você disse: ” Esse entrave é motivado não só pela acentuada concentração de renda, mas também pela negligencia governamental” esse “mas” é usado em caso de oposição, já o “mais” (é o que você deveria ter utilizado) significa adição.
    Dessa forma, vou avaliar a nota da sua redação de acordo com as 5 competências.

    Competência 1 = 160 pontos.
    Competência 2 = 200 pontos.
    Competência 3 = 200 pontos.
    Competência 4 =160 pontos a 200.
    Competência 5 = 200 pontos.

    Total: 920 a 960 pontos.

    Desde já, lhe parabenizo pela boa escrita da redação.
    Nunca desista, pelo contrário, sempre persista cada vez mais. Vai longe!!

    • 0
  4. Parabéns pela ótima redação, não conseguir identificar nenhum erro. Acredito que se tiver algum erro é de ,(pois eu ainda me atrabalho um pouco nesse quesito). Essa redação possivelvente receberia nota 1000 ou 980. Deu gosto de ler sua redação parabéns!
    OBS: é necessário 1 conectivos do tipo operador argumentativo no inicio de dois parágrafo no mínimo, conseguir indentificar 1 no seu segundo desenvolvimento e no ultimo parágrafo fiquei na duvida se “infere-se” seria 1 também. Sei que se começar com “portanto” é 1 OA, fiquei na duvida do infere-se. Pesquisa sobre operador argumentativo que você saberá se VC colocou dois. (Se é que VC ja não sabe)
    Sucesso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.