Brás cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “memórias póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a desigualdade social é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela falta de acesso à educação de qualidade, seja pelo grande número de desempregos.
Primeiramente, é importante ressaltar que a quantidade de materiais distribuídos pelo governo na rede pública de ensino não são suficientes, pois existe uma demanda maior do que a estabelecida. Isso contribui para a precariedade do aprendizado visto que muitos alunos ficam sem acesso ao conteúdo lecionado, contrariando assim o artigo da Constituição Federal que ” educação é direito de todos e dever do Estado”.
Ademais, fica evidente que a falta de capacitação profissional é uma das causas colaborativas para que o índice de desemprego aumente entre as populações mais carentes, pois fatores como: dificuldades em se expressar, em fazer contas e falta de conhecimentos básicos em informática são obstáculos às contratações na sociedade brasileira.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério da educação promova em cada Estado pesquisas sobre a quantidade de alunos matriculados em escolas públicas, com o intuito de garantir a distribuição de materiais para todos os alunos da rede pública de ensino, cumprindo assim, o artigo da Constituição Federal sobre educação. Além disso, o governo Federal deve ampliar o número de cursos profissionalizantes destinados a pessoas de baixa renda, a fim de inseri-las no mercado de trabalho.
Desigualdade social no Brasil
Compartilhar
chess0045
Sua introdução está muito boa! Seu texto está bem escrito, mas eu achei que você se desviouiu um pouco do tema da redação. Lendo somente o seu desenvolvimento e conclusão, eu não saberia dizer que o tema é desigualdade social. Isso pra mim é um sinal que você precisa conectar um pouco mais os seus argumentos referentes a educaçaõ e ao desemprego com a questão da desigualdade. Talvez fazendo oc ontraste da realidade das elites com a da classe mais pobre isso ficaria mais explícito.
Acho que você escreve muito bem e só precisa trabalhar um pouco mais os argumentos.
Boa sorte!
Cristiane Mota
O título da sua redação não reflete o tema que você desenvolveu.
Seria mais apropriado se o titulo mencionasse a situação da Educação pública no Brasil ou As causas e as consequências da baixa instrução da população brasileira.
A citação também não tem muito haver com o assunto que você desenvolve.
Além disso, você poderia especificar que materiais são esses que você fala. São materiais didáticos?
Maria Do Carmo
Você trouxe o tema logo na introdução, mas logo em seguida deixou a tese um pouco distante. Fora isso sua introdução esta excelente!
você soube argumentar em ambos desenvolvimentos, porém faltou se aprofundar um pouco mais. A segunda proposta de intervenção da sua conclusão ficou um pouco vaga.
acho que você ganharia uns 500 ou 600 pontos.
Bom, é isso. Você esta no caminho certo! boa sorte no Enem!