Doutor

Desigualdade social no Brasil

  • 2

A desigualdade social consiste na márea distribuição de renda entre as diferentes as camadas sociais, isso é visto no filme “O Poço” em que pessoas no andar superior de um prédio são beneficiadas pela fartura dia comida enquanto as dos andares inferiores são obrigadas a comer seus restos.   De maneira análoga é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro, em que a diferença de classes cria um abismo entre pessoas de baixa e alta renda.   Isso ocorre não só pela desequilíbrio no salário distribuído entre a população, mas também pela diferença racial predominante no país.

Em primeiro plano é necessário discutir a forma como a economia do país gira em torno da classe social mais favorecida, que são servidores públicos e donos de empresas.   De acordo com o jornal “Folha de São Paulo” ,  servidores públicos ganham um salário 4 vezes maior em relação aos trabalhadores comuns que em média recebem 880 reais.   Ou seja, os mais beneficiados com essa distribuição salarial conseguem lucrar , enquanto os demais entram em um ciclo de despesas de alto custo, que não cessam devido a baixa renda.

Outrossim, um fator que corrobora esta problemática é a barreira racial que acerca os negros brasileiros, vítimas do preconceito ainda presente na sociedade.   A historiadora Lília Schwardz afirma que a escravidão do período colonial deixou marcas que influenciam no racismo e divisão de classes e recursos  atuais.   Consequentemente a cor da pele e a origem de um indivíduo determinam seu futuro no país e esse pode ser levado a pobreza ou ao lucro.

Essa situação é inaceitável sendo necessário encontrar meios para combate-lo.    Assim o Ministério da Justiça deve criar programas de apoio ao trabalhador em que será distribuída para famílias de renda baixa, cartões de  alimentação e transporte para o acesso livre, que por meio de verbas governamentais alcançará a população negra e menos favorecida.   Espera se com isso diminuir as despesas das classes baixas e aumentar as chances de investir seu dinheiro e assim acabar com a desigualdade social representada no filme “O Poço”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, tudo bem?
    Gostei bastante da estrutura do teu texto! Acho que usaste as referências adequadas e de uma forma bem ativa. Seria interessante se desenvolvesse mais a proposta de intervenção , o segundo parágrafo argumentativo e também usasse mais conectivos (são praticamente obrigatórios em cada frase)
    Ps: achei super autêntico ser citado “O Poço”, vi que os corretores valorizam muito esse tipo de citação que foge dos clichês das frases e dados
    Nota: 650

    • 0
  2. Usou muitas citações,quando você faz isso sua redação não fica muito autoral.
    o avaliador quer saber sobre as suas ideias, e não predominantemente sobre o discurso de outra pessoa.
    Lembre-se tem pessoas brancas que também são de baixa renda. Vc poderia ter colocado assim: criar um auxílio para moradores das comunidades e pessoas em situação de rua,já que são os mais afetados pelo o mesmo. Nota 580.espero ter ajudado 😊

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.