Desigualdade social no Brasil

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O Brasil encontra-se na faixa dos países com o alto índice de desigualdade social, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas, com o IDH ( Indice de desenvovimento humano) menor que as outras regiões do país.

O economista britânico Adam Smith afirmava que “A riqueza de um nação se mede pela riqueza do  povo e não pela riqueza dos príncipes”.

Analisando o pensamento, pode-se afirmar que a riqueza de uma nação está na forma que seus cidadãos vivem e não como as pessoas de “poder” possuem bens materiais.

Alguns auxílios foram criados justamente para de certo modo amenizar o efeito da pobreza, o Bolsa Família surgiu com esse intuito, para disponibilizar uma quantia mensal para famílias de baixa renda.

Levando-se em conta esses aspectos, cabe ao governo criar  novos projetos, especialmente direcionados a educação dessa nova geração, melhorando a qualidade de ensino de escolas da rede publica de ensino, buscando diminuir a pobreza usando o aprendizado, para que essas crianças e adolescentes possam futuramente ter melhores oportunidades de emprego e uma boa qualidade de vida.

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3 Correções

  1. O Brasil encontra-se na faixa dos países com o alto índice de desigualdade social, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas, com o IDH ( Indice de desenvovimento humano) menor que as outras regiões do país.
    O economista britânico Adam Smith afirmava que “A riqueza de um nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes”.
    Analisando o pensamento, pode-se afirmar que a riqueza de uma nação está na forma que seus cidadãos vivem e não como as pessoas de “poder” possuem bens materiais.
    *Acho que os três parágrafos poderiam ser reunidos em um só, formando a introdução. Os três já passam uma informação do que você irá desenvolver ao longo do texto.
    Alguns auxílios foram criados justamente para de certo modo amenizar o efeito da pobreza, o Bolsa Família surgiu com esse intuito, para disponibilizar uma quantia mensal para famílias de baixa renda.
    *Criados por quem? Quando? Como?
    O assunto é muito instigante. O texto deveria estar com mais informações .
    Levando-se em conta esses aspectos, cabe ao governo criar novos projetos, especialmente direcionados a educação dessa nova geração, melhorando a qualidade de ensino de escolas da rede publica de ensino, buscando diminuir a pobreza usando o aprendizado, para que essas crianças e adolescentes possam futuramente ter melhores oportunidades de emprego e uma boa qualidade de vida
    *De modo geral, o texto ficou bom. Mas acho que deveria ser mais contextualizado e melhor dividido entre 3 ou 4 parágrafos, no máximo.

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  2. 1° parágrafo: é um bom parágrafo, apesar de curto. Você poderia ter desenvolvido um pouco mais a questão do “ranking” brasileiro na desigualdade social, falando sobre regiões marginalizadas e as consequências desse fenômeno.
    2° parágrafo: ficou muito, muito curto. A citação é adequada para o contexto, mas na maneira como foi utilizada ficou muito incompleta. Você poderia ter argumentado tendo essa citação como base. Teria pontos descontados por tangenciar o tema.
    3° parágrafo: neste parágrafo não ficou muito claro o que se quis dizer. A clareza é algo fundamental em um texto dissertativo-argumentativo. Teria pontos descontados por tangenciar o tema
    4° parágrafo: os argumentos apresentados são bons, mas, novamente, o parágrafo é muito curto, precisa de mais desenvolvimento.
    5° paragrafo: os argumentos apresentados são bons.
    I: 160
    II 120
    III: 120
    IV: 80
    V: 120
    Total: 600

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  3. Boa noite! Tudo bem?
    Você ja comeca a redação citando IDH, seria melhor fazer issos no seu desenvolvimento. Achei sua redação bacana, porém a tese está muito vaga. Nos seus desenvolvimento ficou faltando aprofundar mais, colocando dados estatísticos.
    Alguns erros de concordância verbal…
    Procure sempre, começar com sua redação com uma citação de algum filósofo, para que seja mais chamativo o seu trabalho.
    Boa sorte!

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