Desigualdade social no Brasil.

  • 0

   Na primeira temporada de sintonia da Netflix é retratada a vida de jovens que vivem na periferia, e a cada dia tentam mudar a realidade onde residem. Fora da ficção não é diferente, visto que, a desigualdade no Brasil aumenta drasticamente. Além disso, a problemática traz consequências para a vida, como o aumento do analfabetismo e da criminalidade.
  É notório observar, que a falta de investimentos na educação e na saúde são insuficientes, tal que, a diferença do padrão de vida e nas condições de acesso aos diretos constitucionais, gera o aumento da taxa de mortalidade infantil e o índice de analfabetismo na sociedade brasileira. No livro “sociedade do espetáculo”, o escritor marxista francês, afirma que a sociedade é controlada pelo estado, onde mostra uma realidade perfeita que utilizam as propagandas para fortalecer o capitalismo. De fato, a realidade que é demonstrada no livro é totalmente o oposto, pois quando observa-se o estado crítico em que a sociedade atravessa, fica mais nítido o sarcasmo na obra do escritor Guy Debord.
  Nesse sentido, a criminalidade contribui negativamente para a persistência desse impasse, já que, quanto maior é a desigualdade de um país, maior é o índice de crimes cometidos pelo infantojuvenil. O Eca- Estatudo da criança é adolescente- assegura que toda criança tem direito a vida e a serviços básicos. Entretanto, como afirmou Dimenstein, “os diretos do cidadão estão somente no papel”. Assim, nem o estado foi capaz de garantir a diminuição das desigualdades.
  Portanto, medidas são necessárias para combater essa problemática. O Ministério da educação com o ministério da saúde, devem criar projetos com intuito de promover campanhas para o incentivo à educação. Por meio de políticas públicas e palestras, a fim, de diminuir as consequências desse impasse

Compartilhar

2 Correções

  1. Ola boa noite esta e a primeira redação que corrijo, bem, gostei muito da sua ideia no geral, posso dizer que o primeiro desenvolvimento me encheu os olhos, também gostei do segundo bem explicativo no geral, acho que na conclusão faltou um pouco mais, pois você foi muito fundo no assunto e achei bem pouco sabe, gostei da introdução acho que faltou você falar que era uma série, na minha opinião você esta indo muito bem nas suas ideias e também na forma que escreve.

    • 1
  2. Completando o comentário da Paulina, te indicaria a desenvolver melhor as citações, relacionar com o tema e a atualidade, de forma com que elas não fiquem soltas no texto.
    Na introdução é importante apresentar as teses que serão desenvolvidas no D1 e D2, e as consequências apresentar nesses parágrafos.
    Use concetivos para iniciar o D1 e D2, como “Em primeiro lugar” e depois “Em segundo lugar”.
    É importante escrever substantivos próprios com letra maiúscula, como Estado, Ministérios, Sintonia, Sociedade do espetáculo…
    Na conclusão faltou o detalhamento e uma segunda conclusão para resolução da tese 2.
    Ótimo texto, parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.