Desigualdade social no Brasil

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Visto na constituição social artigo 6, onde se promete igualdade social, direitos que é afirmado a todos, com responsabilidade do poder público. Entretanto a constituição não é a realidade de muitos brasileiros, sobre tudo ao norte e Nordeste brasileiro retratado em várias obras populares brasileiras, como a música ‘Asa Branca’ de Luís Gonzaga.
No 1° artigo da constituição internacional de direitos humanos diz ‘todo ser humano nasce livre e igual em dignidade e direitos’. Direitos esses que não abrangem a todos no Brasil . Com a ausência de medidas governamentais, podemos ver fome, desigualdade por cor, sexualidade, e outros, como a falta de segurança e ordem no país, e com isso afeta o contrato social de John Locke.
Com isso podemos compreender que a desingualdade social brasileira é uma batalha social e sociogovernamental, cabendo ao poder do ministérios social e educacional brasileiro, conscientizar a população dos seus direitos, de cobrar a constituição social, a igualdade no país, para fins de melhoria de vida no Brasil. Porém a desingualdade é uma batalha ainda longe de acabar-se.

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6 Correções

  1. Oii, tudo bom?
    Acredito que você tenha buscado o texto dissertativo-argumentativo então vou avaliar sobre essa perspctiva ok?

    • Na gramática, existem alguns erros de plural e singular como no 1o parágrafo a palavra “direitos” deveria estar no singular, e isso se repete em outros momentos então atenção.

    • Na 4a Linha “Entretanto” necessita de vírgula, No começo do último parágrafo também, Atenção nele pois possuí vários erros de concordância e uso de vírgulas.

    • Bastante repetição de palavras, como no 1o parágrafo com “brasileiros”.

    Repertório

    Deixou um pouco a desejar por falta de argumentos concretos, você generalizou bastante e não trouxe fatos que comprovem os problemas exibidos. A citação de John Locke precisava ser explicada.

    (Não possuí D2, que é a 2a parte do desenvolvimento onde se traz dados e citações para comprovação dos argumentos do D1)

    Com relação a conclusão, de forma resumida, precisava apenas ser reorganizada e corrigida(erros gramaticais e uso inadequado de vírgulas).

    Positivos:

    Domínio do assunto, apenas precisa saber como utilizar o que você conheça sobre o assunto.

    Dica: Vê alguns modelos de redação p entender mais sobre as competências e a organização do texto.

    Espero muuuuito ajudar, beijos💕

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  2. Muito trabalho pela frente, meu caro, mas eu diria que você tem um bom começo ao relacionar a desigualdade social à Constituição Federal – que, a partir de agora, você vai chamá-la desse jeito mesmo: Constituição Federal. Escrevendo em minúsculo, você perderá ponto de bobeira.

    Uma redação com menos de 200 palavras dificilmente cumprirá todas as funções que o Enem exige que você cumpra em cada parágrafo, em cada frase. Sua redação tem 174 palavras. Vamos precisar de mais produção textual.

    Um primeiro erro básico para essas poucas palavras foi não ter desenvolvido um segundo argumento, que é importante em todo texto argumentativo, em que você demonstrar que não tem só uma carta na manga, mas, pelo menos, duas, um plano B. O que são os argumentos?

    São as respostas que você melhor consegue explicar à sua tese. E o que é a sua tese? É a sua opinião sobre o tema.

    Ok, sua opinião é de que temos uma inconstitucionalidade na desigualdade social, com foco nas regiões norte e nordeste. Essa é a promessa que você ao corretor sobre o que você desenvolver no texto.

    Num primeiro argumento, você buscou explicar a questão da inconstitucionalidade.
    Num possível segundo, você não poderia explicar o seu “sobretudo”, ou seja, o foco nas regiões norte e nordeste? Por que lá é que a desigualdade social se faz ainda mais inconstitucional?

    Veja: o primeiro parágrafo é promessa. Nada do que está lá deve ficar só lá, e se você tinha essa possibilidade de desenvolver o segundo raciocínio/argumento, por que não o fez? 13 linhas sobrando, meu amigo!

    Para produzir um argumento é fundamental ter estratégia. Aqui o objetivo é convencer, então nunca se baste com poucas linhas, nem que, para produzir mais, você se sinta na obrigação de parar de escrever e ler mais, porque o bom escritor é, necessariamente, um bom leitor, e aí você responde a alguma estratégia argumentativa da sua preferência.

    É o caso, por exemplo, de ler sobre a história dessas regiões e ver se cabe uma exploração das “raízes da desigualdade” por lá; é o caso de pensar, também, em quais os efeitos que essa desigualdade traz por lá; da mesma forma, você pensar em exemplos, em livros, no que estiver à sua disposição até mesmo no texto de apoio (mas só copie no começo dos estudos – seu objetivo não deve ser depender dos textos de apoio).

    Esse era um primeiro ponto: trazer mais informações ao debate.

    Um segundo ponto é sobre os conectivos. Você vai entender melhor a importância deles quando decidir qual estratégia argumentativa combina melhor com a sua maneira de estudar (citação, dados, exemplos, lógica…), daí que os conectivos são o que mostram exatamente qual estratégia você quer usar para convencer o leitor.

    O leitor não pode ter que adivinhar qual é a sua estratégia.
    – Se você for usar um exemplo, você usará um “por exemplo”, um “como”;
    – Se você trazer uma causa para a frase que trouxe, vai usar “isso porque”, “uma de suas causas é”;
    – Se for trazer uma consequência, vai pensar no “consequentemente”, no “por conseguinte”;
    – Uma conclusão, “logo”, “portanto”;

    A lista é longa. O importante aqui é entender que são eles que vão guiar o leitor pelo seu raciocínio e, às vezes, é olhando para eles que você ganha uma nova ideia do que escrever. Os conectivos serão grandes amigos nesse ano.

    Seu texto tem muitos erros de português com os quais você já deve começar a se preocupar. Nas leituras que você for fazer ao longo do ano, preste atenção em como os textos são escritos e tente praticar a norma culta correta em suas conversas do dia a dia – escrever corretamente deve se tornar um hábito.

    Mas já quero adiantar uma observação: nunca erre a grafia de palavra que está na própria frase-tema, que é a desigualdade social. Os professores ficam furiosos quando isso acontece.

    Minha caixa de mensagens está à sua disposição!

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  3. INTRODUÇÃO:

    Visto na constituição social artigo 6, onde se promete igualdade social, direitos que é afirmado a todos, com responsabilidade do poder público. Entretanto a constituição não é a realidade de muitos brasileiros, sobre tudo ao norte e Nordeste brasileiro retratado em várias obras populares brasileiras, como a música ‘Asa Branca’ de Luís Gonzaga.

    OBS:

    1- Tu iniciou a introdução com “Visto”, não faz sentido iniciar um texto assim (poderia ter começado desse modo: “De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 6,…)

    2- “Constituição” é com letra maiúscula (Constituição).

    3- O correto é “Constituição Federal” e não “Constituição social”.

    4- Erro de concordância em “direitos que é afirmado…” (o correto é: “direitos que são afirmado…”)

    5- Depois de “Entretanto” tem uma vírgula, pois ele é um CONECTIVO e após os CONECTIVOS, usa-se vírgula.

    6- Novamente escreveu “Constituição” com letra minúscula (o correto é com letra maiúscula: Constituição).

    7- Você escreveu “sobre tudo” o correto é “sobretudo”, se escreve junto.

    8- “Norte” é com letra maiúscula (Norte)

    9- Depois “Asa Branca” tem uma vírgula.

    10- Sua introdução não está bem feita, pois você não contextualizou direito e não tem tese.

    11- Siga esse esqueleto da introdução que você vai se dá bem, veja:

    CONTEXTUALIZAÇÃO + TRANSIÇÃO + TESE

    DESENVOLVIMENTO 1:

    No 1° artigo da constituição internacional de direitos humanos diz ‘todo ser humano nasce livre e igual em dignidade e direitos’. Direitos esses que não abrangem a todos no Brasil . Com a ausência de medidas governamentais, podemos ver fome, desigualdade por cor, sexualidade, e outros, como a falta de segurança e ordem no país, e com isso afeta o contrato social de John Locke.

    OBS:

    1- Meu amigo, de onde você tirou essa “Constituição Internacional de Direitos Humanos” ? (tu sabe que isso não existe, né ?) O correto é “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, cuidado visse, não inventa de fazer isso na redação do ENEM não visse.

    2- Depois de “direitos esses” tem uma vírgula (se fosse eu, substituiria por um CONECTIVO)

    3- Depois de “sexualidade” não tem vírgula.

    4- Depois de “país” não tem vírgula. (a vírgula é após o “e”, e após o “com”, veja: “e, com isso, afeta…)

    5- Tu pegou o contrato social de John Locke jogou e correu (tem que explicar de forma breve que contrato é esse, lembre-se que nem todos sabem isso, eu mesmo não sei).

    6- Argumentou MUITO pouco.

    7- Não fez tópico frasal.

    8- Siga esse esqueleto do desenvolvimento que você vai se dá bem, veja:

    TÓPICO FRASAL + ARGUMENTAÇÃO + EXEMPLO + ARGUMENTAÇÃO

    isso serve para os dois desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    1- Cadê teu outro desenvolvimento ???

    2- Tem que fazer, cara!!!

    CONCLUSÃO:

    Com isso podemos compreender que a desingualdade social brasileira é uma batalha social e sociogovernamental, cabendo ao poder do ministérios social e educacional brasileiro, conscientizar a população dos seus direitos, de cobrar a constituição social, a igualdade no país, para fins de melhoria de vida no Brasil. Porém a desingualdade é uma batalha ainda longe de acabar-se.

    OBS:

    1- Tu começou tem início de conclusão de uma maneira que eu não começaria (recomendo que você inicie com um CONECTIVO de conclusão: Portanto, Assim…)

    2- “podemos compreeder”, seja MIAS formal (pode-se compreeder)

    3- Tu escreveu “desingualdade” (o correto é “desigualdade”)

    4- Tu repetiu a palavra “social” duas vezes em uma frase só, cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos.

    5- Cara, onde tu viu esse “Ministério Social e Educacional” ? (isso não existe) CUIDADO!!!

    6- Substitua “Constituição Social” por “Constituição Federal”.

    7- Depois de “porém” tem uma vírgula.

    8- Novamente tu escreveu “desingualdade” (o correto é “desigualdade”).

    9- Conclusão mal feita, sem retomada à tese, além de não está clara essa tua solução.

    10- Siga esse esqueleto da conclusão que você se dá bem, veja:

    1- O que fazer ?
    2- Quem fazer ?
    3- COMO fazer ? (DETALHE)
    4- Qual a finalidade ?

    NOTA:

    C1: 100
    C2: 80
    C3: 60
    C4: 80
    C5: 120

    TOTAL: 440

    Me chama no WatsApp, caso queira ajuda (82) 981435224

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  4. Olá! Tudo bem!
    “Visto na constituição social artigo 6, onde se promete igualdade social, direitos que é afirmado a todos, com responsabilidade do poder público.” -Você começou com a palavra “Visto”. Para um começo de texto (seja qual for), não é bom utilizá-la. O “visto” funciona melhor para conectar ideias, contudo, não há nenhuma ideia (até então) a ser conectada.
    Creio, além do mais, que “Constituição brasileira” ou “Constituição de 1988”, ainda “Constituição brasileira de 1988” fica melhor de se falar, ler, ouvir a que “Constituição social”.
    *Direito que é afirmado a todos. Conselho: coloque TODOS BRASILEIROS. Ficou à deriva o “a todos”… “Todos” quem? Brasileiros, ou mexicanas, ou ainda tailandeses?

    “Entretanto a constituição não é a realidade de muitos brasileiros, sobre tudo ao norte e Nordeste brasileiro retratado em várias obras populares brasileiras, como a música ‘Asa Branca’ de Luís Gonzaga.”
    Ficou um pouco estranha a afirmação de que a constituição não é a realidade dos brasileiras. Ficaria melhor falar que o que está previsto na constituição (no caso, o ‘artigo 6’) não é cumprido… afirmações “do tipo”.
    *Sobretudo.
    Quando você citou o norte e o nordeste, poderia ter indicado, falado “regiões norte e nordeste do Brasil.
    A sua introdução ficou legal, mais ou menos. Houve alguns erros de Gramática e generalidade em excesso. Mas ficou legal! Continue fazendo redações, assim melhorarás.

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  5. Olá, espero te ajudar!!
    A ideia da sua introdução foi boa, mas não soube usar as palavras mais certas. Não comece a introdução com ”Visto”‘ pois encaixa-se melhor na conclusão para dar uma conexão da introdução e D1e D2. Constituição Federal as primeiras letras sempre maiúsculas. Ao invés de terminar citando uma obra, poderia ter começado por ela e a partir dela falasse sobre a Constituição.
    D1: Sempre escolha um artigo definido para começar ou desenvolver sua redação. Há erros de concordância e erros gramaticais.
    D2: Tem algumas palavras que se repetem muito.
    Não foi muito elaborado seu texto, então nota 5

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  6. Olá, essa é minha primeira correção. Irei passar algumas dicas que aprendi no cursinho.

    Primeiro, a introdução está no caminho certo, com bons referenciais.

    Sugiro que você treine mais a parte de relacionar os referenciais com a realidade dos dias de hoje. Por exemplo, você mencionou os habitantes do norte junto à música de Luis Gonzaga, no seu desenvolvimento 1 poderia ter de forma mais detalhada essa relação.

    No desenvolvimento 2 pode ser mais crítico em relação ao tema, mostrando e defendendo os pontos que você acredita.

    São dicas básicas mas que me ajudaram também.

    Espero que tenha te ajudado. Qualquer coisa estou por aqui. ;)

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